"Condutores cegos! que coais um mosquito e
engolis um camelo ." (Mt 23:24 ACF)
Tendo lido as Instituições de Calvino e tendo estudado os escritos de muitos
calvinistas antigos e contemporâneos, estou convencido de que Calvino foi
culpado de coar [adotar] mosquitos e engolir [destruir] camelos. Aceitar o
calvinismo (em qualquer de suas formas) é negar os ensinos claros de dúzias de
Escrituras.
Examinei o calvinismo muitas vezes durante os 33 anos desde que fui salvo. A
primeira vez foi logo depois de me converter, quando estava numa Faculdade
Bíblica e o calvinismo foi um dos muitos tópicos que eram persistentemente
discutidos pelos alunos. Eu nunca tinha ouvido sobre o calvinismo antes disso e
não sabia o que pensar a respeito, então li A Soberania de Deus
, de
Arthur Pink e alguns outros títulos sobre o assunto, desejando entendê-lo e
saber se era escritural ou não. Alguns dos alunos se tornaram calvinistas, mas
eu concluí que, embora o calvinismo tenha alguns pontos positivos sobre a
soberania de Deus, e embora eu pessoalmente aprecie o modo como ele exalta a
Deus acima do homem, e embora eu concorde com seu ensinamento que a salvação é
100% de Deus, e embora eu despreze e rejeite o esquema de ganhar almas raso,
manipulador e centrado no homem (tão comum entre batistas independentes) , e
embora ele pareça ser apoiado por algumas Escrituras, a linha base para mim é
que ele [o calvinismo] acaba se contradizendo em relação a muitas Escrituras
claras.
Logo creio não haver mais espaço para um mundo de argumentação apenas bi-polarizada, creio que existe uma terceira via de pensamento teológico que reúna o melhor dos Calvinistas e Arminianos, sem fazer as aplicações equivocadas de ambos. Primeiro vem o que esta escrito no texto Bíblico, Canônico, Sagrado, em segundo lugar esta a sua Interpretação desse Texto Bíblico (é aqui que começa a cheirar mal), e em terceiro lugar esta a Aplicação Prática da Verdade Absoluta descrita no texto sagrado misturada a sua Interpretação Pessoal, logo temos a Aplicação Prática! Muitas abordagens teológicas erram exatamente na Aplicação Prática...
Encontro textos nas sagradas escrituras que confirmam a essência dos Calvinistas em afirmar que a Salvação começa em Deus e Ele se revela ao Homem, quando, onde e como Ele desejar... encontro também textos que nos afirmam literalmente nossa pré-eleição em Cristo, concordo que Lutero errou ao refutar Calvino confundindo o conceito de Pré-Ciência com Predestinação, são coisas distintas que Lutero viajou na maionese ao tentar desconstruir Calvino... porém não encontro nenhuma vírgula bíblica afirmando que: "Deus elegeu um punhado de pessoas para irem ao céu e corresponderem ao seu amor e determinou que outro punhado de pessoas fossem para o inferno para suprimir sua ira e desejo de vingança", ou "que o livre-arbítrio não existe e que somos todos marionetes nas mãos do destino", ou ainda "uma vez salvo, salvo pra sempre"... como afirmam as Aplicações Teológicas dos Calvinistas mais Tradicionais... Ninguém precisa ser teólogo para saber que existe muita coisa certa nas afirmações dos textos bíblicos com respeito a eleição, porém alguma coisa de errado na interpretação e aplicação prática dos Calvinistas.
O mesmo se aplica diametralmente a Antítese do Calvinismo, nossos irmãos Arminianos. Os quais habilmente demonstram pelas escrituras que Deus nos concede o livre-arbítrio, que ele é real, logo o ser humano é responsável por decidir responder sim ou responder não para Deus e todo o seu plano redentor em Cristo Jesus na Cruz do Calvário... ou a Universalidade do Amor do Pai, o qual potencialmente estende as mãos ofertando chances reais de arrependimento a toda humanidade. Se é o Espírito Santo quem nos convence da Justiça, do Juízo e do Pecado, por quê na história de algumas pessoas Ele se apresenta sussurrando aos ouvidos e para outros Ele grita com maios violência? Semelhante a Saulo no caminho para Damasco que a Graça e a Revelação Divina de Jesus foram-lhe verticais e irresistíveis, nem todas as pessoas possuem uma geração de cristãos orando por sua conversão a fim de dar fim ao massacre e martírio. Porém também não encontro vírgulas bíblicas para idéias Arminianas do tipo: "você acabou de perder sua salvação pois olhou 3 segundos para a bunda da irmã sentada no banco da frente", ou "quando você desejar, poderá arrepender-se por si mesmo, a qualquer momento", ou ainda "Não podemos ter a certeza da salvação, isso é presunção ou arrogância"... já deu pra perceber que ambos os extremos são inconsistentes e também possuem erros na interpretação ou aplicação prática.
Segue um artigo que recebi muitos anos atrás por email, onde o autor faz relevantes considerações sobre esses dois extremos:
No ano 2000 fui convidado a pregar a uma conferência sobre calvinismo na
Universidade Batista da Herança [Heritage Baptist University ] em Greenwood,
Indiana, que ocorreu posteriormente, em abril de 2001. A conferência foi oposta
ao calvinismo e concordei em falar, porque era simpático a tal posição [oposta
ao calvinismo], desde que examinei pela primeira vez o assunto na Escola
Bíblica. Antes de dar a mensagem da conferência, no entanto, eu queria
re-examinar o calvinismo de maneira mais profunda. Contatei Dr. Peter Masters
em Londres, Inglaterra e discuti o assunto do calvinismo com ele. Disse-lhe que
o amava e o respeitava em Cristo e também amava e respeitava seu antecessor,
Charles Spurgeon, embora não concordasse com nenhum deles sobre o calvinismo
(ou com alguns itens, de fato). Disse ao Dr. Masters que queria que ele me
relatasse que livros ele recomendaria para eu compreender adequadamente o que
ele acredita sobre o assunto (sabendo haver muitas variedades de calvinismo).
Eu não queria representar mal coisa nenhuma. Entre outras coisas, Dr. Masters
recomendou que eu lesse os "Institutos da Religião Cristã" [
Institutes of the Christian Religion ] de Calvino e "Spurgeon versus os
Hiper-Calvinistas" [ Spurgeon vs. the Hyper-Calvinists ], de Iain Murray,
o que eu fiz.
Nos últimos anos re-investiguei novamente o calvinismo por ambos os lados. Li
"Que Amor é Este" [ What Love Is This? ] de Dave Hunt e "as
Dúvidas Honestas de um Calvinista Resolvidas pela Razão e a Maravilhosa Graça
de Deus" [ A Calvinist's Honest Doubts Resolved by Reason and God's
Amazing Grace ]. Li "Debatendo o Calvinismo: Cinco Pontos, Duas
Visões" [ Debating Calvinism: Five Points, Two Views ], de Dave Hunt e
James White. Reli cuidadosamente "A Soberania de Deus" [ The
Sovereignty of God ] de Arthur Pink, assim como "A Confissão de Fé de Westminster"
[ Westminster Confession of Faith ]. Estudei também em torno de 100 páginas de
materiais publicados em defesa do calvinismo pela Faculdade Bíblica do Extremo
Oriente [ Far Eastern Bible College ], em Singapura. Esta é uma Escola Bíblica
Presbiteriana.
No melhor do meu conhecimento, estudei esses materiais com o único desejo de
saber a verdade e com a boa vontade de seguir a verdade aonde quer que ela me
levasse.
Assim, enquanto não li cada livro sobre este assunto que poderia ser
recomendado por meus leitores, fiz um considerável esforço para entender o
calvinismo adequadamente e para não representá-lo mal. (embora eu tivesse
aprendido que um não calvinista SEMPRE será acusado de má-representaçã o)
O calvinista sem dúvida questionará que eu simplesmente não entendi
adequadamente o calvinismo e a isso respondo que, se o calvinismo é tão
complicado, não pode ser a verdade. Se um pregador razoavelmente inteligente
que estudou e ensinou a Bíblia diligentemente por 32 anos e publicou uma
enciclopédia bíblica e muitos outros estudos bíblicos pode estudar o calvinismo
com um desejo de entendê-lo adequadamente e ainda não o entende, então ele [o
calvinismo] é muito complicado para ser verdadeiro! O apóstolo Paulo advertia
que é o diabo que torna a teologia tão complicada. “ Mas temo que, assim como a
serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte
corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo
.” (2Co 11:3 ACF). Claro que calvinismo não é simples, de forma
nenhuma, e esta é uma razão porque ele produz uma mentalidade elitista. Para
entender o calvinismo, deve-se lidar com compatibilidade, monergismo versus
sinergismo, graça eleitora versus a graça irresistível, chamado eficaz versus
chamado geral, expiação- propiciação eficaz versus expiação- propiciação
hipotética, livre vontade libertariano versus livre vontade escravizada a
submissão da vontade, graça objetiva versus graça subjetiva, habilidade natural
vs habilidade moral, imputação do pecado de Adão mediata vs imediata,
supralapsarianismo, sublapsarianismo, infralapsarianismo, vontade desiderativa
vs decretiva, e vontade hipotética antecedente, para citar alguns!
Além disso, o calvinista argumentará que a razão por que estudei o calvinismo e
o rejeitei é porque penso que o homem deve ser igual a Deus. Os calvinistas
invariavelmente clamam que os não calvinistas não acreditam na soberania de
Deus. Não posso falar pelos outros, mas este não-calvinista certamente acredita
na soberania de Deus. Deus é Deus e Ele pode fazer o que quiser, quando quiser.
Como disse alguém, "o que quer que a Bíblia diga, eu acredito. A Bíblia
diz que uma baleia engoliu Jonas e eu o creio. E se a Bíblia dissesse que Jonas
engoliu a baleia, eu acreditaria! " Se a Bíblia ensinasse que a soberania
de Deus seleciona alguns pecadores para irem para o paraíso e Sua soberania
elegeu o resto para o inferno, e que Ele escolheu apenas alguns para serem
salvos e permite que o resto seja destruído, eu o creria, porque acredito que Deus
é Deus e o homem não pode dizer a Deus o que é certo ou errado.
O fato é que cada vez que estudo o calvinismo, me convenço que ele simplesmente
contradiz muitas Escrituras, pois é construído mais sobre a lógica e filosofia
humanas que sobre o claro ensinamento da Palavra de Deus. O que quer que
signifique a eleição divina (e esta é certamente uma doutrina importante e
freqüentemente ensinada na Palavra de Deus), não pode significar aquilo que o
calvinismo conclui [pela sua lógica e raciocínio], pois aceitar tal posição
requer que alguém coe [adote] mosquitos e engula [destrua] camelos. Os
mosquitos são os argumentos e raciocínio extra-escriturais dos calvinistas e os
camelos são as Escrituras entendidas claramente por seu contexto.
Considere alguns mosquitos que os calvinistas coam [adotam].
Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, se Deus é
soberano, então os homens não podem ter vontade e não podem resistir a Ele.
Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, se o pecador
está morto, então ele obviamente não pode responder ao evangelho; e, se ele não
pode responder ao evangelho e se a própria fé é um dom soberanamente entregue
(baseado na errada exegese de Ef 2:8-9), então os eleitos devem nascer de novo antes
de poder exercer a fé.
Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, já que Deus
opera todas as coisas pela Sua própria vontade, então se Ele realmente quisesse
que todos os homens fossem salvos, Ele salvaria todos os homens.
Os calvinistas argumentam [lógica humana, sem provas bíblicas] que, já que Deus
predestinou alguns à eterna salvação, então Ele deve ter predestinado outros à
eterna danação.
Em cada um desses casos, o calvinista aplica a lógica humana ao fato, ao invés
de [citar] uma afirmação clara das Escrituras; e as Escrituras que ele usa para
apoiar sua doutrina não diz tal coisa. Assim, ele côa [adota] mosquitos
enquanto engole [destrói] centenas de afirmações claras das Escrituras que
demolem sua doutrina.
OS CAMELOS ENGOLIDOS [destruídos] POR CALVINO
Em seguida estão alguns dos camelos que John Calvin engoliu [destruiu] quando
seguiu Agostinho, o "Doutor da Igreja Católica Romana", no erro da
"eleição soberana" e quando raciocinou que Deus não poderia ser
soberano se o homem pode rejeitá-lo e se a salvação pode ser aceita ou
rejeitada pelo pecador.
Eu percebo que um calvinista forte [ou estanque, impermeável] tem uma resposta
para tudo. Ele pode fugir imediatamente para o seu baluarte [que consiste] em
fazer distinções inteligentes e intrincadas entre graça eletiva e a graça
comum, entre graus do amor de Deus, entre vontade desiderativa e decretiva e
vontade hipotética antecedente, entre muitas outros coisas. Eu não estou
escrevendo o artigo para tal pessoa. Estou escrevendo para o crente simples que
ama a Palavra de Deus e que não foi aterrorizado pelo brilho intelectual [dos
"brilhantes, geniais homens"] nem permitiu lavagem cerebral pela
teologia humana.
DEUS PODE DEIXAR-SE LIMITAR -- "Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e
limitaram o Santo de Israel." (Sl 78:41 ACF)
De acordo com o calvinismo, se um homem resiste a Deus ou impede Seus
propósitos então Deus não é mais um Deus Soberano e o homem deve ser Soberano.
Assim eles afirmam ser impossível um homem aceitar ou rejeitar a salvação de
Deus. Mas o fato é que a Bíblia diz que o homem resiste e rejeita Deus a cada
momento e isto tem ocorrido desde os primórdios de sua história. Adão rejeitou
a Palavra de Deus. Caim a rejeitou, a geração de Noé a rejeitou. Os homens
reunidos na Torre de Babel a rejeitaram. Quando o salmista conta a experiência
de Israel no deserto ele enfatiza o fato de que Israel não fez a vontade de
Deus. Ele os descreve como " geração obstinada e rebelde " (Sl 78:8)
que " se recusou a caminhar em Sua lei " (Sl 78:10). Ele faz então
esta espantosa afirmação: " eles limitaram o Santo de Israel " (Sl
78:41). De acordo com o pensamento calvinista, isto não é possível e, se fosse
possível, significaria que Deus não é soberano, mas é óbvio que o calvinismo
está errado em ambos os relatos. Pois o fato de Deus ter [soberanamente] feito
o homem à Sua imagem com uma vontade e uma habilidade para fazer escolhas
reais, e o fato de Deus [soberanamente] permitir aos homens exercerem sua
vontade mesmo na questão de receber salvação, nada disso não torna Deus nem um
pouco menos soberano do que se Ele tivesse criado um robô. E não é válido [pela
Bíblia] [o calvinista alegar] que o homem pode resistir a Deus em algumas
coisas mas não em questões de salvação. Se o homem pode resistir e rejeitar e
limitar Deus se alguma forma e se [mesmo assim] Deus pode ainda ser Deus, então
Deus pode ainda ser Deus se Ele oferece salvação a todos e alguns a recebem e
alguns a rejeitam, como a Bíblia diz tão claramente: “ E o Espírito e a esposa
dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser ,
tome de graça da água da vida. ” (Ap 22:17 ACF)
JESUS QUERIA, MAS ISRAEL NÃO QUIS E NÃO ACONTECEU -- "Jerusalém,
Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas
vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos
debaixo das asas, e tu não quiseste !" (Mt 23:37 ACF)
Aqui vemos que era vontade e desejo do Filho de Deus salvar Israel em toda a
sua história e Ele enviou-lhe Seus profetas, mas Ele foi recusado. Cristo
queria. Israel não queria. Sabendo que Cristo é Deus, isto nos ensina que a
vontade de Deus poderá ser frustrada pela vontade do homem?
Arthur Pink diz: "Mas aquelas lágrimas manifestam um Deus desapontado?
Não! De verdade! Ao invés, elas mostram um Homem perfeito" ("A
Soberania de Deus" pág. 199).
Assim, de acordo com o calvinista, a afirmativa de Jesus em Mt 23:27 não ensina
que a vontade de Deus foi a frustrada pela vontade do homem mas simplesmente
expressa o lado humano da natureza compassiva de Jesus. Segundo Calvino, Deus
não pode ser desapontado, porque isto significaria que Ele não é soberano
(segundo a própria definição pré-determinada de Calvino), mas isto se esvai em
face das Escrituras em literalmente milhares de passagens.
Dizer que Jesus estava falando, em Mt 23:27, como homem mas não como Deus, é
ridículo e herético. Jesus disse a seus discípulos: “ ... Quem me vê a mim vê o
Pai, ... ” (Jo 14:9 ACF). Em Mt 23:27 Jesus está falando como o eterno Filho de
Deus, sim, como Deus Jeová, como o mesmo Deus que enviou os profetas a Israel
em toda a sua carreira rebelde e que desejou dar-lhe Sua paz, mas ELES NÃO
QUISERAM.
DEUS ESTENDEU SUA MÃO PARA ISRAEL, MAS ISRAEL O REJEITOU -- "Mas para
Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente
." (Rm 10:21 ACF)
"Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde , que anda por
caminho que não é bom, após os seus pensamentos; " (Is 65:2 ACF)
Aqui está o mesmo tipo de afirmativa que o Próprio Jesus fez em Mt 23:27. Vemos
que Deus queria salvar Israel e continuamente tentou alcançá-los, mas eles
resistiram à mensagem e à salvação de Deus, e as rejeitaram.
OS JUDEUS RESISTIRAM AO ESPÍRITO SANTO -- "Homens de dura cerviz, e
incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim
vós sois como vossos pais." (At 7:51 ACF)
Estevão acusa seus perseguidores judeus de resistirem ao Santo Espírito. Aqui,
novamente vemos que o Santo Espírito luta com os homens e que eles resistiram
deliberadamente. O calvinista responde a isso afirmando que a "escravidão
da vontade" opera em via única, significando que os não salvos podem
rejeitar a verdade mas não podem, por outro lado [mesmo se o quiserem fazer],
receber a verdade. Segundo essa doutrina, só aos eleitos é dada a habilidade de
crer no evangelho enquanto os não eleitos são deixados em sua condição
Totalmente Depravada com sua vontade escravizada e incapaz de crer. Mas em
local nenhum a Bíblia ensina isto. Ao invés, do início ao fim da Bíblia, de
Caim até os que seguem o anticristo, os homens são chamados por Deus e se
espera que respondam e obviamente estejam aptos a responder, e são condenados
quando não o fazem. Que alguns respondem, e outros não respondem, à luz que
Deus dá, não é porque somente alguns são pré-ordenados a responder.
FORAM OS JUDEUS, ELES MESMOS, QUE TROUXERAM A IRA DE DEUS SOBRE SI MESMOS --
"14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus
que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos
próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 15 Os quais
também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido
; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 E nos impedem de
pregar aos gentios para que estes sejam salvos , a fim de encherem sempre a
medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim ."
(1Ts 2:14-16, tradução da KJV)
Segundo esta passagem, os judeus que mataram o Senhor Jesus e perseguiram os
primeiros crentes não foram soberanamente reprovados para [assim, fazerem] sua
má obra. [Ao contrário,] Eles completaram seus pecados e [por isso] trouxeram
para si a ira de Deus por suas próprias ações.
Note também que Paulo diz que os judeus proibiram a pregação do evangelho aos
gentios " para que estes sejam salvos ". Assim vemos que os gentios,
a quem o evangelho poderia, de outra forma, ser pregado, poderiam ter sido
salvos através daquela pregação.
AQUELES QUE SÃO SANTIFICADOS PELO SANGUE PODEM CONTÁ-LO COMO PROFANO E PODEM
FAZER AGRAVO AO ESPÍRITO DE DEUS. -- "De quanto maior castigo cuidais vós
será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus , e tiver por profano o
sangue da aliança com que foi santificado , e fizer agravo ao Espírito da graça
?" (Hb 10:29 ACF)
Ou este verso significa que (a) uma pessoa salva pode perder sua salvação, ou
significa que (b) uma pessoa pode chegar perto de ser salva sem realmente ser
regenerado ou pode então finalmente se virar contra a salvação, rejeitando a
eficácia do sangue e do evangelho da graça. Acreditamos que ele ensina o
último. No nosso ministério de plantar Igrejas, vimos muitos hindus e budistas
participarem dos serviços e comprar Bíblias e olhar anelantemente para as
coisas de Cristo e mesmo desejarem ser batizados e publicamente testemunhar sua
crença no evangelho, só para finalmente se voltarem e voltar à religião humana
e à idolatria e renunciar ao sangue de Cristo e à salvação pela graça. Eles não
foram santificados no sentido de salvação, mas foram santificados no sentido de
terem sido iluminados e convencidos pelo Espírito e no sentido de terem
professado acreditar na aliança ou no evangelho da graça.
Este verso contradiz as doutrinas calvinistas da Expiação- Propiciação Limitada
e da Irresistível Graça. Inegavelmente este verso, no mínimo, ensina que o
sangue de Cristo estava disponível a eles para a salvação, mas que eles o
rejeitaram.
JESUS REPREENDEU AS CIDADES DE ISRAEL PORQUE ELAS NÃO SE ARREPENDERAM --
"20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior
parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido , dizendo: 21 Ai de ti,
Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os
prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido , com saco
e com cinza. 22 Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom,
no dia do juízo, do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos
céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos
os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24 Eu vos
digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que
para ti." (Mt 11:20-24 ACF)
Jesus não trata com os homens à base da eleição soberana e da reprovação
soberana. Ele tratava com os homens à base da responsabilidade humana para
responder ao divino chamado ao arrependimento. Cristo ensina aqui que os homens
não só são responsáveis por se arrepender, mas [também] podem se arrepender, se
quiserem. Se eles não se arrependeram, por que eles seriam repreendidos como se
tivessem se arrependido? Se alguns homens não podem se arrepender, por que
todos os homens são comandados a se arrepender (“ Mas Deus, não tendo em conta
os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar,
que se arrependam ; ” At 17:30 ACF)
JESUS NOS ENSINOU A ORAR PARA QUE A VONTADE DE DEUS FOSSE FEITA SOBRE A TERRA,
DO MESMO MODO QUE É FEITA NO CÉU -- "E ele lhes disse: Quando orardes,
dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu
reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu ." (Lc 11:2
ACF)
Isto significa, claro, que a vontade de Deus não é atualmente cumprida na terra
como é no céu, o que significa que a soberania de Deus não implica que a
vontade de Deus sempre seja feita. O homem pode frustrar a vontade de Deus –
não no final, até onde o Seu plano eterno alcança, mas de muitos modos e em
muitos momentos.
DEUS CONVIDA TODOS, DE TODOS OS TERMOS DA TERRA, PARA SEREM SALVOS -- "
"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu
sou Deus, e não há outro." (Is 45:22 ACF)
Se palavras significam alguma coisa, este convite divino universal significa
que Deus deseja ansiosamente salvar todos os homens e todos os homens podem ser
salvos, e isto estava escrito durante a dispensação do Antigo Testamento, antes
da vinda de Cristo.
DEUS CONVIDA TODOS QUE ESTÃO SEDENTOS PARA VIREM E BEBEREM LIVREMENTE --
"1) Oh vós, todos os que tendes sede , vinde às águas, e os que não tendes
dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem
preço, vinho e leite. 2) Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o
produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente,
e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3) Inclinai os
vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco
farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi."
(Is 55:1-3 ACF) .
Como em todas as outras passagens onde um convite geral é dado aos homens para
serem salvos, os calvinistas tentam limitar esta passagem aos eleitos, mas é
impossível fazê-lo. Este convite particular é para " todos que têm sede
". O convite é estendido não meramente pelo Deus de Israel mas pelo Deus
do Universo, o Deus que " fez a terra e criou o homem sobre ela " (Is
45:12), o mesmo Deus que disse num verso anterior: " Olhai para mim e
sereis salvos, vós, todos os termos da terra: porque Eu sou Deus e não há outro
" (Is 45:22 ACF).
Deus promete fazer uma aliança permanente com aqueles que vêm para Ele e
promete dar a tais " as verdadeiras misericórdias de Davi ". Isto não
limita o convite só a Israel. A aliança de Deus com Davi é cumprida pelo Seu
Grande Filho, o Messias e todos os salvos participam da aliança de um modo ou
de outro (At 13:34-38).
DEUS AMA O MUNDO INTEIRO E DEU SEU FILHO PARA QUE TODO E QUALQUER POSSA SER
SALVA -- "14) E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa
que o Filho do homem seja levantado; 15) Para que todo aquele que nele crê não
pereça, mas tenha a vida eterna. 16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna. 17) Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para
que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18) Quem crê
nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado , porquanto não crê no
nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3:14-18 ACF)
Arthur Pink é típico ao afirmar que o mundo, nesta passagem: "não
significa toda a família humana", mas que é "é usado de modo
geral" e ela "deve, em última análise, se referir ao mundo do povo de
Deus" (A Soberania de Deus, págs 203-204).
Ao contrário, sabemos que o "mundo" (Jo 3:16) aqui significa todos os
homens.
Primeiro, a universalidade desta passagem é clara pela expressão "para que
todo aquele que" [uma só palavra, em grego], que é usada duas vezes no
contexto. Se o termo "mundo" é usado para significar algo diferente
que todo o mundo dos homens, o termo "para que todo aquele que" se
torna sem sentido. Se "todo aquele que" não significa "todo
aquele que", então as palavras da Bíblia não têm significado certo e tudo
é lançado à confusão. Os calvinistas dizem que só aqueles que são soberanamente
eleitos crerão, mas a Bíblia diz quem quer que creia será salvo e é, portanto,
eleito.
Segundo, a universalidade do "mundo" nesta passagem é clara pela
tipologia que é usada. A serpente de bronze que foi levantada por Moisés no
deserto foi suficiente para a salvação de todos os judeus que foram picados
pelas cobras, mas só aqueles que olharam para ela [a serpente de bronze] pela
fé foram salvos. Da mesma forma, a salvação que Jesus comprou no Calvário é
suficiente para salvar qualquer pecador, mas só aqueles que crêem são salvos.
TODO E QUALQUER (QUE QUEIRA) É CONVIDADO A VIR -- "E o Espírito e a esposa
dizem: Vem. E quem ouve , diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quise r,
tome de graça da água da vida." (Ap 22:17 ACF)
Se este verso significa o que diz, ele refuta três das doutrinas de Calvino:
que a salvação é apenas para os soberanamente pré-eleitos, que Deus não oferece
efetivamente a salvação a todos. e que o pecador não pode receber salvação.
DEUS SALVARÁ TODOS QUE O INVOCAREM -- "8 Mas que diz? A palavra está junto
de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A
saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres
que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo . 10 Visto que com o
coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. 12 ¶
Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de
todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invocar
o nome do Senhor será salvo." (Rm 10:8-13 ACF)
Esta é outra passagem que claramente ensina que a salvação é para todo e
quemquer que invoque [o nome do Senhor Deus Jesus, o Cristo]. Os calvinistas
protestam que os pecadores que são Totalmente Depravados não podem clamar ao
Senhor e, portanto, só aqueles que são soberanamente eleitos e chamados e
recebem "o dom da fé" poderá clamar ao Senhor. Isto é distorcer as
Escrituras, é forçar a teologia de alguns para dentro da Bíblia. Se as
doutrinas calvinistas da soberana eleição e da escravidão da vontade e do
soberano chamado são corretas, então esta passagem realmente não significa o
que diz, portanto um abençoado e glorioso convite universal para a salvação dos
pecadores se torna algo reservado somente a um grupo pré-selecionado de
pecadores.
Quanto à fé, esta passagem diz que ela está bem próximo de cada pecador. Em
seus corações, [todos] os pecadores podem crer em Cristo. Eles podem confessar
Cristo com suas bocas. Embora estejam totalmente sem justiça em si mesmos [ante
Deus] e estejam totalmente mortos em suas transgressões e pecados, isto não
significa que eles não possam crer no evangelho.
TODO E QUALQUER QUE CRER EM CRISTO (E, PORTANTO, INVOCAR SEU NOME) SERÁ SALVO
-- "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não
permaneça nas trevas." (Jo 12:46 ACF)
"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será
salvo." (At 2:21 ACF)
A Bíblia repetidamente diz que a salvação é para "todo aquele que";
portanto, um típico crente na Bíblia, mas que não é um teólogo, concluiria [a
partir dessa multidão de versículos cristalinamente claros] que qualquer e todo
pecador hoje é convidado a vir para Cristo e, pela graça de Deus, PODE vir para
Cristo. Tratar os "todo aquele que irá" do Novo Testamento como
Calvino fez, no entanto, é [anulá-lo,] fazê-lo de nenhum efeito. Segundo
Calvino, "todo aquele que" não significa realmente "todo aquele
que"; significa "qualquer dos eleitos". Mesmo quando Calvino
afirma, fora de um lado de sua boca (tal como no comentário sobre João 3:16),
que ele concorda que a salvação é realmente oferecida para "quem quer que
queira", ele o nega com o outro lado afirmando que é óbvio que os
não-eleitos "não o quererão", assim ele [Calvino], num sentido
prático, voltou para "todo aquele que, dentre os eleitos".
JESUS CONVIDOU TODOS QUE TÊM SEDE A VIR E BEBER -- "37 ¶ E no último dia,
o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se QUALQUER UM
tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim , como diz a Escritura, rios
de água viva correrão do seu ventre. " (Jo 7:37-38 KJV)
Este é o mesmo tipo de convite que vimos em muitas outras passagens. É um
convite a "qualquer um". Jesus graciosamente convida todos os
pecadores que reconhecem sua necessidade de salvação para virem a Ele para
satisfazê-la. Além disso, o Espírito Santo veio ao mundo para mostrar aos
homens sua necessidade de Cristo (Jô 16:8). O único requisito que Jesus exige é
que tenham sede de águas vivas que só Deus pode prover e que venham só a Jesus
para [receberem] aquela água e a nenhum outro. A Salvação está vinculada a
beber da água. Que coisa tão simples!
JESUS CONVIDOU TODOS OS ESTÃO CANSADOS E OPRIMIDOS A VIREM A ELE PARA DESCANSO
-- "28 Vinde a mim, TODOS os que estais cansados e oprimidos, e eu vos
aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e
humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o
meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30 ACF)
Um convite mais amplo à salvação não pode ser dado. Qualquer pessoa que
trabalhe e esteja pesadamente oprimido é convidado a vir a Jesus buscar
repouso. Não é um convite que possa ser de alguma forma limitado a um seleto
número de indivíduos que foram soberanamente predeterminados. A compaixão de
Jesus se estende a todos os pecadores e é verdadeiro Seu desejo de salvar todos
eles.
TANTOS QUANTOS RECEBEM JESUS TORNAM-SE FILHOS DE DEUS -- "10 Estava no
mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o
que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam,
deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do
homem, mas de Deus." (Jo 1:10-13 ACF)
Jesus foi rejeitado por Seu próprio povo, a nação judaica. Só este fato
demonstra que Deus pode ser rejeitado pelos homens. Mas todos os que recebem a
Jesus crendo em Seu nome recebem o poder de se tornarem filhos de Deus. Não é
dada qualquer limitação. Salvação é uma questão de "A TODOS QUANTOS"
e "QUEM QUER QUE". Note que a fé precede e é a causa de se tornar um
filho de Deus. Não é que os homens nascem de novo para [conseqüentemente,
possam ter] a fé, como disse Calvino, mas que através da fé os homens nascem de
novo. Note também que, receber a Cristo crendo n'Ele não pode ser definido como
"a vontade do homem". Os calvinistas questionam que se o pecador
pudesse crer em Cristo isto significaria que a salvação é da vontade do homem,
mas esta passagem refuta tal lógica humana. Sabemos claramente em Jo 1:13 que o
novo nascimento não é da "vontade da carne, nem da vontade do homem",
mas sabemos muito claramente que o novo nascimento ocorre recebendo Cristo pela
fé, nos versículos anteriores. O que o versículo 13 significa é que este novo
nascimento não é produto da vontade humana. Os homens não podem operar o novo
nascimento. Eles não podem querer que aconteça. É um milagre da graça que
Cristo opera na vida do pecador que crê.
DEUS TEM ORDENADO QUE O EVANGELHO SEJA PREGADO A CADA E TODO SER HUMANO E
GARANTIU QUE TODOS QUE NELE CREREM SERÃO SALVOS -- "15 E disse-lhes: Ide
por todo o mundo , pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for
batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16:15-16 ACF)
Se apenas o eleito pode ser salvo, por que Deus comanda que o evangelho do
"quemquer que queira" a salvação, seja pregado a cada pecador? Deus
está zombando dos não eleitos, proclamando- lhes que Ele deu Seu único filho
amado para que " todo aquele que nele crê não pereça " e que “ Quem
crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ”? Alguns
calvinistas dividem-se em duas amplas categorias chamadas "hiper" e
"não hiper" (embora os "hiper" não admitam serem hiper mas
professam-se como genuinamente calvinistas) . O não-hiper calvinista afirma que
Deus ama verdadeiramente a todos os homens e que o "todos" de João
3:16 é verdadeiramente "todos", e isto soa encorajador, exceto que,
pelo outro lado da sua boca, ele diz que Deus só salva os eleitos e que não há
possibilidade para os não eleitos serem salvos, e que o "amor" de
Deus para com os eleitos é certamente diferente do Seu amor pelos eleitos.
Certamente os não eleitos, ouvindo tal argumentação seriam forçados a dizer:
" Que tipo de amor estranho é este? Deus está zombando de mim? Deus
está brincando comigo como um gato brinca com um rato [ferido, para terminar de
matá-lo]? A Bíblia promete que ' para que todo aquele que nele creia não pereça
', mas os calvinistas me dizem que só se eu for um dos eleitos é que eu serei
soberanamente regenerado e receberei o ‘dom da fé' e se eu não for um dos
eleitos, então estou tão morto em minhas transgressões e pecados que não há
nada que eu possa fazer para ser salvo, que eu não posso crer em Cristo e que a
iluminação que Deus me dá não é eficaz para minha salvação. Que amor é este?
"
Claro que o calvinista logo responderá: "quem é você que responde contra
Deus! Deus é Deus e Ele pode fazer o que quiser e Lhe agradar". Claro que
Ele pode fazer o que quiser e Lhe agradar, mas esta questão se Deus
genuinamente quer que todos os homens sejam salvos e se é possível para eles
serem salvos tem a mais séria e eterna conseqüência e responder à questão sobre
o que constitui o amor de Deus não é nem irracional nem anti-escriturí stico.
DEUS NÃO ESTÁ QUERENDO QUE PESSOA ALGUMA SE PERCA -- "O Senhor não retarda
a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para
conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a
arrepender-se. " (2Pe 3:9 ACF)
Por que o Senhor espera para estabelecer Seu reino? Por que Cristo ainda não
veio? Este verso nos ensina que Deus está esperando que os homens sejam salvos,
porque não é de Sua soberana vontade que ninguém pereça. Já que muitos
perecerão e já que nem todos virão ao arrependimento, como sabemos de outras
Escrituras, então é óbvio que a vontade de Deus pode sofrer resistência e ser
frustrada e rejeitada pelo homem. É óbvio que o soberano Deus criou o homem de
modo que isto pudesse ser possível, mas claro que isto não significa que Deus
deixou de ser Deus. É o calvinismo que define a divina soberania como
irresistibilidade. A Bíblia não sustenta tal definição.
O calvinista interpreta este versículo como significando que Deus não quer que
nenhum dos eleitos [apenas eles] pereça. Arthur Pink diz: "Os ‘alguns' que
Deus não quer que pereçam são os ‘para conosco' por quem Deus ‘é longânimo',
são os ‘amados' dos versículos anteriores" (A Soberania de Deus, p.207).
Nossa resposta a isto é, antes de tudo, se este fosse o único versículo que
dissesse que Deus não quer que ninguém pereça, poderíamos aceitar a
interpretação calvinista, mas não é. Is 45:22 e Mt 11:28 e Jo 3:16 e Jo 6:40 e
Rm 11:23 e I Tm 1:15-16 e I Tm 2:3-4 e Ap 22:17 são apenas algumas das
passagens que dizem que Deus quer salvar a todos os homens. [ “Olhai para mim,
e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há
outro.” (Is 45:22 ACF)
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
(Mt 11:28 ACF)
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para
que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16
ACF)
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o
Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.”
(Jo 6:40 ACF)
...
“3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que
todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2:3-4
ACF)
“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede,
venha; e quem quiser , tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17 ACF) ]
Assim, é razoável e Escritural acreditar que os "para conosco' em II Pe
3:9 é a humanidade em geral, em oposição só aos "eleitos".
Mais, se II Pe 3:9 significa meramente que Deus não quer que nenhum dos eleitos
pereça, então Ele usa uma linguagem estranha à luz das doutrinas calvinistas de
eleição soberana e chamado irresistível. Dizer que Deus não quer que ninguém
pereça é assumir que alguns possam perecer.
DEUS QUER QUE TODOS OS SERES HUMANOS SEJAM SALVOS -- "3 Porque isto é bom
e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se
salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1Tm 2:3-4 ACF)
O que este versículo significa? Não há razão para crer que signifique outra
coisa senão exatamente o que diz. É a vontade e desejo soberanos de Deus que
todos os homens sejam salvos. Obviamente, então, a vontade de Deus não é sempre
cumprida e Deus ordenou que o homem possa frustrar Sua vontade, porque é claro
por outras passagens que nem todos os homens serão salvos. Claro, o calvinista
tem todo o tipo de meios pelos quais ele conclui sobre o ensino claro de II Pe
3:9 e I Tm 2:3-4, mas só alguém comprometido com o calvinismo interpretaria a
Escritura dessa forma. Por exemplo, alguns calvinistas afirmam que Deus tem
dois tipos de vontade: "desiderativa e decretiva". Embora Ele deseje
realmente que todos os homens sejam salvos, Ele só decretou que os eleitos
sejam salvos. Assim, quando II Pe 3:9 e I Tm 2:3-4 dizem que Deus não quer que
qualquer pereça e que Ele quer que todos os homens sejam salvos, isto é
meramente Sua vontade "desiderativa" , enquanto só os pecadores
eleitos que caem na categoria de Sua vontade "decretiva" serão
realmente salvos porque são os únicos, que são soberanamente regenerados e
recebem o "dom da fé". Quando eu disse a um professor calvinista que
isto é mera "enrolação", ele muito se ofendeu, mas não vejo o que
mais pode ser. Claro esta intransigente tentativa de reconciliar I Tm 3:3-4 e
II Pe 3:9 com o calvinismo realmente cria mais problemas que os resolve, porque
admite que a vontade desiderativa de Deus não será cumprida. Assim, a vontade
de Deus pode de fato ser frustrada pelo homem – não Sua vontade decretiva, você
pode pensar, mas Sua vontade desiderativa – que significaria que Deus tem uma
vontade que não é soberana.
JESUS VEIO AO MUNDO PARA SALVAR PECADORES -- "15 Esta é uma palavra fiel,
e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os
pecadores , dos quais eu sou o principal . 16 Mas por isso alcancei
misericórdia, para que em mim, que sou o principal , Jesus Cristo mostrasse
toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida
eterna." (1Tm 1:15-16 ACF)
O calvinismo pode ser lido [forçado para dentro] nesta passagem, como pode ser
lido [forçado para dentro] em qualquer passagem (que só os
"pecadores" podem se tornar os eleitos). Mas, se tomamos ao pé da
letra as palavras desses versos, elas significam que Jesus veio para salvar os
pecadores em geral, ao contrário de [a finalidade de salvar] somente um grupo
pré-selecionado; e significa que a salvação de Deus de Paulo, o chefe dos
pecadores, é um encorajamento a qualquer pecador vir a Cristo para [receber]
salvação. Qualquer pecador pode encontrar encorajamento nesta passagem para
crer em Cristo para a sua salvação, porque se Deus pode salvar Paulo, Ele
salvará a qualquer um.
DEUS QUER USAR DE MISERICÓRDIA PARA COM TODOS -- "Porque Deus encerrou a
todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. " (Rm
11:32 ACF)
Se o "todos" da primeira metade deste versículo significa todos os
homens, como é óbvio, então é impossível interpretar a última parte por
qualquer outro sentido. O mesmo Deus que englobou todos os homens em descrença
deseja ter misericórdia sobre todos os homens através de Jesus Cristo. Essa é
Sua soberana e expressa vontade.
JESUS FEZ PROPICIAÇÃO NÃO SOMENTE PELOS PECADOS DOS CRENTES MAS, TAMBÉM, PELOS
DO MUNDO INTEIRO -- "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não
somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1Jo 2:2 ACF)
Esta passagem é dirigida "aos meus filhinhos" e aqueles que têm
"um advogado com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1João 2:1).
Obviamente é dirigida, então, aos salvos ou àqueles que em outra passagem são
chamados "os eleitos" (Col 2:12; II Tm 2:10). Portanto, quando I Jo
2:2 diz que Cristo "é a propiciação pelos nossos pecados: e não só pelos
nossos, mas também pelos pecados
de todo o mundo", a Bíblia está
óbvia e claramente afirmando que Cristo não morreu só pelos pecados dos
eleitos. "Todo o mundo" significa todo o mundo!
JESUS DEU A SI MESMO COMO RESGATE POR TODOS -- "O qual se deu a si mesmo
em preço de redenção por todos , para servir de testemunho a seu tempo."
(1Tm 2:6 ACF)
A palavra "todos" deve ser definida no contexto, e no contexto ela se
refere a todos os homens. Veja
I Tm 2:3-5 – “3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo
homem.” (ACF) O fato de que Jesus se deu como resgate em favor de todos os
homens demonstra claramente que Sua expiação- propiciação não estava limitada
aos eleitos, e que todos os homens podem ser salvos.
CRISTO RECONCILIOU O MUNDO PARA SI MESMO, E TEM ENTREGUE AOS CRENTES A PALAVRA
DE RECONCILIAÇÃO -- "18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou
consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19
Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo , não lhes
imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. " (2Co
5:18-19 ACF)
Estes versos englobam a doutrina da expiação- propiciação quanto ao fato que
ela se aplica ao mundo [inteiro]. No verso 18 vemos que os crentes estão
reconciliados com Deus por Jesus Cristo, mas no verso 19 vemos que Deus quer
que o processo de reconciliação se estenda a todo o mundo. O fato que "
Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo , não lhes imputando os
seus pecados " é um ensinamento óbvio das Escrituras, mas não significa,
como os calvinistas argumentam [nos acusando], que [isto significaria que]
todos os homens são automaticamente salvos. (Arthur Pink em "A Soberania
de Deus" pág 62, argumenta pela lógica humana por este modo: "Se [o
sangue de Cristo] tivesse sido oferecido em favor de toda a humanidade, então o
débito de cada homem teria sido cancelado"). A universalidade da expiação-
propiciação de Cristo não significa que todos os homens são automaticamente
salvos, mas que todos os homens PODEM ser salvos porque a obra de Cristo na
Cruz é suficiente para salvá-los, mas eles devem receber a palavra de reconciliação
a qual, é claro, é o evangelho. Vemos também nesta passagem que os crentes são
instrumentos de Deus para pregar a "palavra de reconciliação" ao
mundo. Quando um pecador crê em Cristo, ele, por sua vez, deve pregar o
evangelho da reconciliação para outros. Já que o evangelho deve ser pregado a
todas as pessoas e Deus não quer que ninguém pereça, é óbvio que cada pessoa
tem a possibilidade de ser salvo através de crer [em Cristo e Sua obra] (Mc
16:15-16; II Pe 3:9).
JESUS PAGOU O PREÇO DA REDENÇÃO DOS FALSOS MESTRES QUE ENSINARÃO DOUTRINAS DE
PERDIÇÃO E NEGARÃO AO CRISTO, POR ISSO IRÃO AO INFERNO -- "E também houve
entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que
introduzirão de modo oculto heresias de perdição, e negarão o Senhor que os
resgatou , trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (2Pe 2:1 ACF)
Se o Senhor comprou esses falsos mestres não salvos, e a Bíblia claramente diz
que isto ocorreu, então a doutrina calvinista da expiação- propiciação limitada
cai por terra.
JESUS PROVOU A MORTE POR CADA E TODO HOMEM -- "Vemos, porém, coroado de
glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos,
por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte
por todos ." (Hb 2:9 ACF)
Novamente, está claro nas Escrituras que Jesus morreu para defender todos os
homens e não somente os eleitos.
DEUS ELEGE DE ACORDO COM SEU PRÉ-CONHECIMENTO -- " Eleitos segundo a
presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e
aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. "
(1Pe 1:2 ACF)
A posição calvinista padrão sobre a presciência é basicamente suprimi-la,
fazendo-a ser o mesmo que vontade-prévia, suprimindo completamente a possibilidade
que a escolha de Deus teria algo a ver com o que Ele prevê. Mas a palavra que
Pedro usa para presciência é uma palavra que significa simplesmente que Deus
sabia [de antemão] o que ocorreria. É a palavra grega "prognose" que
ainda é usada na linguagem comum. Quando um médico dá um prognóstico de uma
doença, ele descreve a progressão normal da doença. Ele está basicamente apto a
predizer o futuro pois sabe de antemão o que ocorrerá. A doutrina da
"presciência" , se não for redefinida pelo calvinismo, vai um longo
caminho, embora não todo o caminho, na direção de explicar o mistério de como
Deus elegeria mas o homem poderia escolher. Há mais em eleição que presciência,
mas o fato permanece que a Palavra de Deus nos ensina que a presciência está
envolvida [na eleição] e que ela [a presciência] não pode ser redefinida como
"pré-ordenação" .
Na sua tentativa de redefinir presciência e moldá-la para pré-ordenação",
os calvinistas usam
At 2:23 que diz que Jesus foi crucificado “ ... pelo determinado conselho e
presciência de Deus ... ". Os calvinistas argumentam que "determinado
conselho" e "presciência" são a mesma coisa, mas é evidente que
são, de fato, duas coisas diferentes. Os calvinistas clamam que determinado
conselho precede a presciência, mas o que deixam de observar é o "e".
Atos 2:23 não diz que Jesus foi crucificado "pelo determinado conselho que
é a presciência de Deus". Diz que Jesus foi crucificado "pelo
determinado concílio E presciência de Deus". Que Deus [também] tenha
elegido conforme Sua presciência significa que Ele não elege somente conforme
seu determinado conselho, e este fato não torna Deus menos Deus.
JESUS ADVERTIU AOS HOMENS PARA ATENTAREM ÀS SUAS PALAVRAS DO MODO PRÓPRIO,
SENÃO SERÃO JULGADOS -- " Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que
tiver lhe será dado , e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será
tirado." (Lc 8:18 ACF)
Jesus colocou a responsabilidade de ouvir Sua Palavra sobre os ombros de Seus
ouvintes. Se eles ouvissem e fizessem o esforço de procurar Deus e entender,
então seria dado mais a eles. Se não, eles seriam julgados. Aqui não há eleição
soberana.
JESUS DISSE AOS LÍDERES RELIGIOSOS QUE ELES NÃO QUISERAM VIR A ELE PARA TEREM
VIDA -- "E não quereis vir a mim para terdes vida." (Jo 5:40 ACF)
Ele não disse que não poderiam vir por causa da "total depravação".
Ele disse que eles não queriam vir. Era uma questão de suas próprias vontades.
Ele não disse que eles eram soberanamente não eleitos, ou que estavam
pré-ordenados para a condenação. Ele os repreendeu porque receberam a luz e a
rejeitaram. Este verso e outros tantos ensinam que o pecador tem uma vontade
que pode exercitar contrariamente a Deus, que a vontade de Deus não é soberana
no sentido de não poder ser contrariada.
A FÉ VEM DO CORAÇÃO DO HOMEM -- "11 Esta é, pois, a parábola: A semente é
a palavra de Deus; 12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem;
depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem,
crendo ; 13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a
recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no
tempo da tentação se desviam; 14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que
ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites
da vida, e não dão fruto com perfeição; 15 E a que caiu em boa terra, esses são
os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto
com perseverança. " (Lc 8:11-15 ACF)
A Parábola do Semeador nos ensina que fé é algo que os pecadores podem
exercitar e que a diferença entre os corações dos homens e a resposta ao
evangelho não é aquela da eleição soberana, mas é uma questão de suas próprias
vontades. O Senhor Jesus nos diz que a Palavra de Deus caiu sobre quatro
diferentes tipos de corações humanos. Todos os homens são pecadores, mas nem
todos os pecadores não respondem à Palavra de Deus da mesma maneira.
O primeiro tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas o diabo vem e a retira do
coração dele para que não creia e seja salvo. Isto está explicado em Mt 13:19 –
“ Ouvindo alguém a palavra do reino, e NÃO A ENTENDENDO, vem o maligno, e
arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do
caminho .” (ACF) A razão porque o primeiro tipo de pessoa não crê é porque ele
não se esforça para [ou não deseja realmente] entender o evangelho e assim o
diabo consegue arrebatar a Palavra de Deus. Isto acontece a cada dia. O
evangelho é pregado a pecadores indiscriminadamente e muitos deles não dão
importância a ele e não tem interesse mesmo em ouvir mais a respeito de Jesus
Cristo. Eles não estão interessados o bastante nem mesmo para ler um folheto
evangélico ou ir a um culto ou a um estudo bíblico evangelístico. Assim, "
... vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações .” (Mc
4:15 ACF)
O segundo tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas cai fora quando chega o
"tempo de tentação" porque a Palavra de Deus não foi recebida
profundamente no coração e na vida, e, portanto, é facilmente arrancada. Muitos
pecadores caem nesta categoria. Expressam interesse no evangelho, querem
aprender mais. Estão excitados com as coisas de Jesus Cristo. Mas seu
entendimento e "fé" são rasos. Não se esforçam para ter completo e
adequado entendimento do evangelho e não estão verdadeiramente regenerados e
logo caem fora por causa dos problemas que enfrentam com amigos e parentes, ou
ficam ofendidos com algo com que não concordam. Novamente, não se diz que isto
seja o resultado da soberana reprovação, mas é algo sob a responsabilidade do
próprio pecador.
O terceiro tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas abarrota o coração e a
vida com os "cuidados e riquezas e deleites desta vida". O evangelho
de Marcos acrescenta: “ ... e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a
palavra, e fica infrutífera. ” (Mc 4:19 ACF) Isto acontece freqüentemente
quando o evangelho é pregado. Muitos pecadores que mostram algum interesse no
evangelho e que vão à igreja e mesmo professam a fé em Jesus Cristo, caem fora
porque não são sérios o bastante com os assuntos espirituais e permitem que
muitas outras coisas sufoquem a Palavra de Deus para fora de seus corações e
vidas. Novamente, aqui não há nem mesmo um sinal de que tudo isto seja o
produtos de uma soberana reprovação. O que [a Bíblia] diz é que isto é algo que
ocorre por causa das próprias respostas do pecador e sua ações quanto ao
evangelho.
O quarto tipo de pecador ouve a Palavra de Deus e acredita nela e a mantém e
produz frutos com paciência. Este é o único dos quarto tipos de pecadores que
realmente chega à salvação.
JESUS MARAVILHOU-SE DA FÉ DO CENTURIÃO-- "E, ouvindo isto Jesus,
maravilhou -se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que
nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. " (Lc 7:9 ACF)
O calvinismo defende que a fé é dada soberanamente por Deus como parte do
pacote de graça soberana na soberana eleição. Aparentemente o Senhor Jesus não
defende esta doutrina, porque Ele se maravilhou com a fé do centurião e
recomendou esta fé aos judeus. Se a fé é o dom de Deus, o que havia para se
maravilhar? Por que Jesus elogiou a "grande fé" do homem se fosse
algo meramente dado soberanamente por Deus?
FÉ NÃO É UMA OBRA -- "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e
isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se
glorie;" (Ef 2:8-9 ACF)
Este verso ensina que, ao contrário do que o calvinismo ensina, a fé não é uma
obra. A fé é o meio pelo qual o pecador recebe o dom gratuito da salvação que
foi comprada para ele por Cristo. A fé é a "mão que se estende para
aceitar o dom de Deus". Ao contrário do raciocínio calvinista, aceitar um
dom não é uma obra e não é nada em que o crente possa se vangloriar. Um
presente é 100% daquele que compra e o oferece. O recebedor nada tem a se
vangloriar por recebê-lo.
[Hélio adicionou: Em grego, o pronome "isto" é singular e neutro, e a
coisa mais próxima que pode concordar com ele é "misericórdia" , no
verso 4. "Isto" não pode se referir a "fé" (feminino). Portanto,
este verso não diz que a fé é um dom de Deus.]
HOMENS PERECEM PORQUE NÃO RECEBEM O AMOR DA VERDADE -- "10 E com todo o
engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade
para se salvarem . 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que
creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade,
antes tiveram prazer na iniqüidade." (2Ts 2:10-12 ACF)
Esses pecadores que seguem o anticristo serão condenados não porque não tenham
sido soberanamente eleitos, e não por terem sido soberanamente reprovados, mas
por sua decisão pessoal em relação à verdade. Eles poderiam ter recebido a
verdade e serem salvos, mas a rejeitaram. As palavras não poderiam se mais
claras.
O CRENTE DEVE FAZER [cada vez mais] FIRMES SEU CHAMADO E ELEIÇÃO --
"Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e
eleição ; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis." (2Pe 1:10 ACF)
Independente de este verso ser interpretado como aplicado ao salvo ou ao quase
salvo, a questão para o calvinista é: "Como os soberanos chamado e eleição
podem ser feitos cada vez mais firmes pelo homem?" O calvinismo ensina que
a eleição para a salvação é determinada somente por Deus e que Ele a comunica
irresistivelmente ao pecador através da soberana regeneração e "o dom da
fé". Então, o que este verso significa?
O PREGADOR PODE GANHAR MAIS ALMAS PARA CRISTO PELO MODO COMO ELE CONDUZ SUA
VIDA E MINISTÉRIO -- "Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de
todos para ganhar ainda mais . ... Fiz-me como fraco para os fracos, para
ganhar os fracos . Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a
salvar alguns ." (1Co 9:19,22 ACF)
Paulo sacrificou-se e empreendeu grande esforço para que mais homens pudessem
ser salvos. Se a eleição fosse pré-determinada soberanamente e
irresistivelmente dada, isto não faria sentido. Como as ações de Paulo poderiam
"ganhar mais"? Como suas ações poderiam "salvar alguns"?
PAULO PERSUADE OS HOMENS -- "Assim que, sabendo o temor que se deve ao
Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que
nas vossas consciências sejamos também manifestos." (2Co 5:11 ACF)
Se Paulo fosse um calvinista ele não teria escrito isto porque saberia que os
eleitos não precisam ser persuadidos e os não eleitos não podem ser
persuadidos! O pecador [ensina o calvinismo] está tão morto em seus pecados
que, à parte da regeneração e do "dom da fé", ele não poderia [de
modo nem grau nenhum] entender e responder à persuasão humana.
A SALVAÇÃO PODE SER NEGLIGENCIADA -- "Como escaparemos nós, se não
atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo
Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" (Hb 2:3 ACF) .
Esta exortação não faz sentido à luz da doutrina calvinista. Se a eleição é
como o calvinista ensina e é uma questão do indivíduo ser soberanamente
escolhido por Deus, como poderia o eleito negligenciar a salvação e como o não
eleito poderia fazer outra coisa senão negar a salvação?
OS CRISTÃOS PROFESSOS SÃO EXORTADOS A NÃO TEREM CORAÇÃO MAU E DESCRENTE E A NÃO
SE SEPARAREM DO DEUS VIVO -- "12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer
de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo . 13 Antes,
exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje,
para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado ; 14-Porque nos
tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa
confiança até ao fim." (Hb 3:12-14 ACF)
Se os eleitos são pré-determinados "soberanamente" e se a eleição não
tem nada a ver com o próprio pecador aceitar ou rejeitar, crer ou descrer, e se
ele é irresistivelmente atraído e soberanamente guardado de modo a certamente
perseverar, o que poderia possivelmente significar essa exortação? Como poderia
o soberanamente eleito, o irresistivelmente atraído eleito, se afastar de Deus?
E como poderia o não eleito fazer algo que não seja se afastar de Deus?
TEMOS QUE TRABALHAR PARA ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS -- "9-Portanto, resta
ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu
repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11-
Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo
exemplo de desobediência. " (Hb 4:9-11 ACF)
Como essa exortação poderia possivelmente se aplicar a uma eleição tipo tulip?
Esta passagem diz que o repouso da salvação é algo que cada pessoa deve
procurar para nela entrar e tudo mostra urgência para se fazer isto, mas a
doutrina da eleição "soberana" nos ensina que os eleitos ao descanso
de Deus são pré-determinados somente por Deus e eles não têm escolha na questão
e certamente entrarão no Seu repouso.
JESUS ILUMINA TODO HOMEM QUE VEM AO MUNDO -- "Ali estava a luz verdadeira,
que ilumina a todo o homem que vem ao mundo ." (Jo 1:9 ACF)
A Bíblia ensina que os homens estão nas trevas, mortos por suas transgressões e
pecados, mas a Bíblia claramente ensina que Deus dá a luz a todo o indivíduo
que vem ao mundo. Não há outro modo de entender o significado dessas palavras.
Não há modo de aplicar isto somente aos eleitos. O fato é que Deus atrai os
homens à luz e se eles respondem Ele lhes dá mais luz. É o que vemos no caso de
Cornélio em At 10. A Bíblia não diz aqui que a luz que Deus dá a alguns é mais
eficaz que a que Ele dá a outros. Simplesmente diz que Ele ilumina todo o
indivíduo.
O SANTO ESPÍRITO CONVENCERÁ O MUNDO -- "8 E, quando ele vier, convencerá o
mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não crêem em mim;
10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo,
porque já o príncipe deste mundo está julgado." (Jo 16:8-11 ACF)
Os calvinistas afirmam que "não é a missão atual do Espírito Santo
convencer o mundo do pecado" e que o "Espírito Santo é soberano em
Suas obras e Sua missão é confinada aos eleitos de Deus" (Pink, A
Soberania de Deus, pág 75, 77). [Mas,] de fato, o Senhor Jesus ensina clara e
inequivocamente em Jo 16 que o Santo Espírito de fato convencerá o mundo em sua
época, tanto ao descrente quanto ao crente. Não há boas razões para acreditar
que "o mundo" nesta passagem significa "os eleitos". Pois
assim a passagem leria: "E quando ele chegar, ele reprovará o eleito do
pecado e da retidão e do julgamento. Do pecado, porque o eleito não crê em
mim..." Mas, claro, o eleito crê em Jesus. Depois, os calvinistas ensinam
que os eleitos são salvos mais pela regeneração que pelo convencimento. A
verdade da questão é que esta importante passagem descreve como os não salvos,
espiritualmente mortos e cegos, são trazidos ao arrependimento e à fé. É pelo
poder de convencimento do Espírito Santo. Pois nem todos crêem, e isto não é
porque só alguns são pré-eleitos para acreditar, mas porque Deus fez o homem
com a habilidade para resisti-Lo e, conforme as Escrituras, ele vem exercendo
essa habilidade desde o Jardim do Éden.
JESUS ATRAIRÁ TODOS OS HOMENS A ELE -- "32 E eu, quando for levantado da
terra, todos atrairei a mim. 33 E dizia isto, significando de que morte havia
de morrer."(Jo 12:32-33 ACF)
Aqui o Senhor Jesus prometeu, através de Sua crucificação, atrair todos os
homens a Si. Assim vemos que Ele morreu para tornar possível a todos os homens
serem salvos e que Ele ativamente atraiu todos os homens a Si mesmo, para este
fim. Que todos os homens não sejam salvos não é falha dEle nem é Sua intenção.
Todos são iluminados e todos são atraídos. O que Jesus disse sobre Israel é
verdadeiro a todos os homens: “ Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e
apedrejas os que te são enviados! QUANTAS VEZES QUIS EU AJUNTAR ajuntar os teus
filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e TU NÃO
QUISESTE! ” (Mt 23:37 ACF)
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