Blog Post

Os Camelos Engolidos por Calvino

JELSON BECKER • 19 de setembro de 2018

Tanto o Calvinismo Clássico quanto o Arminianismo Tradicional estão longe de serem a última resposta a Doutrina da Salvação... Ambos possuem elementos verdadeiros e equívocos em suas aplicações práticas - Conciliar os elementos coerentes entre esses dois extremos da teologia é a chave para a Maturidade Espiritual, alguns tem chamado a essa terceira via de Soberanismo!

"Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo ." (Mt 23:24 ACF)

Tendo lido as Instituições de Calvino e tendo estudado os escritos de muitos calvinistas antigos e contemporâneos, estou convencido de que Calvino foi culpado de coar [adotar] mosquitos e engolir [destruir] camelos. Aceitar o calvinismo (em qualquer de suas formas) é negar os ensinos claros de dúzias de Escrituras.

Examinei o calvinismo muitas vezes durante os 33 anos desde que fui salvo. A primeira vez foi logo depois de me converter, quando estava numa Faculdade Bíblica e o calvinismo foi um dos muitos tópicos que eram persistentemente discutidos pelos alunos. Eu nunca tinha ouvido sobre o calvinismo antes disso e não sabia o que pensar a respeito, então li A Soberania de Deus , de Arthur Pink e alguns outros títulos sobre o assunto, desejando entendê-lo e saber se era escritural ou não. Alguns dos alunos se tornaram calvinistas, mas eu concluí que, embora o calvinismo tenha alguns pontos positivos sobre a soberania de Deus, e embora eu pessoalmente aprecie o modo como ele exalta a Deus acima do homem, e embora eu concorde com seu ensinamento que a salvação é 100% de Deus, e embora eu despreze e rejeite o esquema de ganhar almas raso, manipulador e centrado no homem (tão comum entre batistas independentes) , e embora ele pareça ser apoiado por algumas Escrituras, a linha base para mim é que ele [o calvinismo] acaba se contradizendo em relação a muitas Escrituras claras.

Logo creio não haver mais espaço para um mundo de argumentação apenas bi-polarizada, creio que existe uma terceira via de pensamento teológico que reúna o melhor dos Calvinistas e Arminianos, sem fazer as aplicações equivocadas de ambos. Primeiro vem o que esta escrito no texto Bíblico, Canônico, Sagrado, em segundo lugar esta a sua Interpretação desse Texto Bíblico (é aqui que começa a cheirar mal), e em terceiro lugar esta a Aplicação Prática da Verdade Absoluta descrita no texto sagrado misturada a sua Interpretação Pessoal, logo temos a Aplicação Prática! Muitas abordagens teológicas erram exatamente na Aplicação Prática...

Encontro textos nas sagradas escrituras que confirmam a essência dos Calvinistas em afirmar que a Salvação começa em Deus e Ele se revela ao Homem, quando, onde e como Ele desejar... encontro também textos que nos afirmam literalmente nossa pré-eleição em Cristo, concordo que Lutero errou ao refutar Calvino confundindo o conceito de Pré-Ciência com Predestinação, são coisas distintas que Lutero viajou na maionese ao tentar desconstruir Calvino... porém não encontro nenhuma vírgula bíblica afirmando que: "Deus elegeu um punhado de pessoas para irem ao céu e corresponderem ao seu amor e determinou que outro punhado de pessoas fossem para o inferno para suprimir sua ira e desejo de vingança", ou "que o livre-arbítrio não existe e que somos todos marionetes nas mãos do destino", ou ainda "uma vez salvo, salvo pra sempre"... como afirmam as Aplicações Teológicas dos Calvinistas mais Tradicionais... Ninguém precisa ser teólogo para saber que existe muita coisa certa nas afirmações dos textos bíblicos com respeito a eleição, porém alguma coisa de errado na interpretação e aplicação prática dos Calvinistas.

O mesmo se aplica diametralmente a Antítese do Calvinismo, nossos irmãos Arminianos. Os quais habilmente demonstram pelas escrituras que Deus nos concede o livre-arbítrio, que ele é real, logo o ser humano é responsável por decidir responder sim ou responder não para Deus e todo o seu plano redentor em Cristo Jesus na Cruz do Calvário... ou a Universalidade do Amor do Pai, o qual potencialmente estende as mãos ofertando chances reais de arrependimento a toda humanidade. Se é o Espírito Santo quem nos convence da Justiça, do Juízo e do Pecado, por quê na história de algumas pessoas Ele se apresenta sussurrando aos ouvidos e para outros Ele grita com maios violência? Semelhante a Saulo no caminho para Damasco que a Graça e a Revelação Divina de Jesus foram-lhe verticais e irresistíveis, nem todas as pessoas possuem uma geração de cristãos orando por sua conversão a fim de dar fim ao massacre e martírio. Porém também não encontro vírgulas bíblicas para idéias Arminianas do tipo: "você acabou de perder sua salvação pois olhou 3 segundos para a bunda da irmã sentada no banco da frente", ou "quando você desejar, poderá arrepender-se por si mesmo, a qualquer momento", ou ainda "Não podemos ter a certeza da salvação, isso é presunção ou arrogância"... já deu pra perceber que ambos os extremos são inconsistentes e também possuem erros na interpretação ou aplicação prática.

Segue um artigo que recebi muitos anos atrás por email, onde o autor faz relevantes considerações sobre esses dois extremos:

No ano 2000 fui convidado a pregar a uma conferência sobre calvinismo na Universidade Batista da Herança [Heritage Baptist University ] em Greenwood, Indiana, que ocorreu posteriormente, em abril de 2001. A conferência foi oposta ao calvinismo e concordei em falar, porque era simpático a tal posição [oposta ao calvinismo], desde que examinei pela primeira vez o assunto na Escola Bíblica. Antes de dar a mensagem da conferência, no entanto, eu queria re-examinar o calvinismo de maneira mais profunda. Contatei Dr. Peter Masters em Londres, Inglaterra e discuti o assunto do calvinismo com ele. Disse-lhe que o amava e o respeitava em Cristo e também amava e respeitava seu antecessor, Charles Spurgeon, embora não concordasse com nenhum deles sobre o calvinismo (ou com alguns itens, de fato). Disse ao Dr. Masters que queria que ele me relatasse que livros ele recomendaria para eu compreender adequadamente o que ele acredita sobre o assunto (sabendo haver muitas variedades de calvinismo). Eu não queria representar mal coisa nenhuma. Entre outras coisas, Dr. Masters recomendou que eu lesse os "Institutos da Religião Cristã" [ Institutes of the Christian Religion ] de Calvino e "Spurgeon versus os Hiper-Calvinistas" [ Spurgeon vs. the Hyper-Calvinists ], de Iain Murray, o que eu fiz.

Nos últimos anos re-investiguei novamente o calvinismo por ambos os lados. Li "Que Amor é Este" [ What Love Is This? ] de Dave Hunt e "as Dúvidas Honestas de um Calvinista Resolvidas pela Razão e a Maravilhosa Graça de Deus" [ A Calvinist's Honest Doubts Resolved by Reason and God's Amazing Grace ]. Li "Debatendo o Calvinismo: Cinco Pontos, Duas Visões" [ Debating Calvinism: Five Points, Two Views ], de Dave Hunt e James White. Reli cuidadosamente "A Soberania de Deus" [ The Sovereignty of God ] de Arthur Pink, assim como "A Confissão de Fé de Westminster" [ Westminster Confession of Faith ]. Estudei também em torno de 100 páginas de materiais publicados em defesa do calvinismo pela Faculdade Bíblica do Extremo Oriente [ Far Eastern Bible College ], em Singapura. Esta é uma Escola Bíblica Presbiteriana.

No melhor do meu conhecimento, estudei esses materiais com o único desejo de saber a verdade e com a boa vontade de seguir a verdade aonde quer que ela me levasse.

Assim, enquanto não li cada livro sobre este assunto que poderia ser recomendado por meus leitores, fiz um considerável esforço para entender o calvinismo adequadamente e para não representá-lo mal. (embora eu tivesse aprendido que um não calvinista SEMPRE será acusado de má-representaçã o)

O calvinista sem dúvida questionará que eu simplesmente não entendi adequadamente o calvinismo e a isso respondo que, se o calvinismo é tão complicado, não pode ser a verdade. Se um pregador razoavelmente inteligente que estudou e ensinou a Bíblia diligentemente por 32 anos e publicou uma enciclopédia bíblica e muitos outros estudos bíblicos pode estudar o calvinismo com um desejo de entendê-lo adequadamente e ainda não o entende, então ele [o calvinismo] é muito complicado para ser verdadeiro! O apóstolo Paulo advertia que é o diabo que torna a teologia tão complicada. “ Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo .” (2Co 11:3 ACF). Claro que calvinismo não é simples, de forma nenhuma, e esta é uma razão porque ele produz uma mentalidade elitista. Para entender o calvinismo, deve-se lidar com compatibilidade, monergismo versus sinergismo, graça eleitora versus a graça irresistível, chamado eficaz versus chamado geral, expiação- propiciação eficaz versus expiação- propiciação hipotética, livre vontade libertariano versus livre vontade escravizada a submissão da vontade, graça objetiva versus graça subjetiva, habilidade natural vs habilidade moral, imputação do pecado de Adão mediata vs imediata, supralapsarianismo, sublapsarianismo, infralapsarianismo, vontade desiderativa vs decretiva, e vontade hipotética antecedente, para citar alguns!

Além disso, o calvinista argumentará que a razão por que estudei o calvinismo e o rejeitei é porque penso que o homem deve ser igual a Deus. Os calvinistas invariavelmente clamam que os não calvinistas não acreditam na soberania de Deus. Não posso falar pelos outros, mas este não-calvinista certamente acredita na soberania de Deus. Deus é Deus e Ele pode fazer o que quiser, quando quiser. Como disse alguém, "o que quer que a Bíblia diga, eu acredito. A Bíblia diz que uma baleia engoliu Jonas e eu o creio. E se a Bíblia dissesse que Jonas engoliu a baleia, eu acreditaria! " Se a Bíblia ensinasse que a soberania de Deus seleciona alguns pecadores para irem para o paraíso e Sua soberania elegeu o resto para o inferno, e que Ele escolheu apenas alguns para serem salvos e permite que o resto seja destruído, eu o creria, porque acredito que Deus é Deus e o homem não pode dizer a Deus o que é certo ou errado.

O fato é que cada vez que estudo o calvinismo, me convenço que ele simplesmente contradiz muitas Escrituras, pois é construído mais sobre a lógica e filosofia humanas que sobre o claro ensinamento da Palavra de Deus. O que quer que signifique a eleição divina (e esta é certamente uma doutrina importante e freqüentemente ensinada na Palavra de Deus), não pode significar aquilo que o calvinismo conclui [pela sua lógica e raciocínio], pois aceitar tal posição requer que alguém coe [adote] mosquitos e engula [destrua] camelos. Os mosquitos são os argumentos e raciocínio extra-escriturais dos calvinistas e os camelos são as Escrituras entendidas claramente por seu contexto.

Considere alguns mosquitos que os calvinistas coam [adotam].
Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, se Deus é soberano, então os homens não podem ter vontade e não podem resistir a Ele.
Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, se o pecador está morto, então ele obviamente não pode responder ao evangelho; e, se ele não pode responder ao evangelho e se a própria fé é um dom soberanamente entregue (baseado na errada exegese de Ef 2:8-9), então os eleitos devem nascer de novo antes de poder exercer a fé.
Os calvinistas deduzem [lógica humana, sem provas bíblicas] que, já que Deus opera todas as coisas pela Sua própria vontade, então se Ele realmente quisesse que todos os homens fossem salvos, Ele salvaria todos os homens.
Os calvinistas argumentam [lógica humana, sem provas bíblicas] que, já que Deus predestinou alguns à eterna salvação, então Ele deve ter predestinado outros à eterna danação.

Em cada um desses casos, o calvinista aplica a lógica humana ao fato, ao invés de [citar] uma afirmação clara das Escrituras; e as Escrituras que ele usa para apoiar sua doutrina não diz tal coisa. Assim, ele côa [adota] mosquitos enquanto engole [destrói] centenas de afirmações claras das Escrituras que demolem sua doutrina.



OS CAMELOS ENGOLIDOS [destruídos] POR CALVINO

Em seguida estão alguns dos camelos que John Calvin engoliu [destruiu] quando seguiu Agostinho, o "Doutor da Igreja Católica Romana", no erro da "eleição soberana" e quando raciocinou que Deus não poderia ser soberano se o homem pode rejeitá-lo e se a salvação pode ser aceita ou rejeitada pelo pecador.

Eu percebo que um calvinista forte [ou estanque, impermeável] tem uma resposta para tudo. Ele pode fugir imediatamente para o seu baluarte [que consiste] em fazer distinções inteligentes e intrincadas entre graça eletiva e a graça comum, entre graus do amor de Deus, entre vontade desiderativa e decretiva e vontade hipotética antecedente, entre muitas outros coisas. Eu não estou escrevendo o artigo para tal pessoa. Estou escrevendo para o crente simples que ama a Palavra de Deus e que não foi aterrorizado pelo brilho intelectual [dos "brilhantes, geniais homens"] nem permitiu lavagem cerebral pela teologia humana.



DEUS PODE DEIXAR-SE LIMITAR -- "Voltaram atrás, e tentaram a Deus, e limitaram o Santo de Israel." (Sl 78:41 ACF)

De acordo com o calvinismo, se um homem resiste a Deus ou impede Seus propósitos então Deus não é mais um Deus Soberano e o homem deve ser Soberano. Assim eles afirmam ser impossível um homem aceitar ou rejeitar a salvação de Deus. Mas o fato é que a Bíblia diz que o homem resiste e rejeita Deus a cada momento e isto tem ocorrido desde os primórdios de sua história. Adão rejeitou a Palavra de Deus. Caim a rejeitou, a geração de Noé a rejeitou. Os homens reunidos na Torre de Babel a rejeitaram. Quando o salmista conta a experiência de Israel no deserto ele enfatiza o fato de que Israel não fez a vontade de Deus. Ele os descreve como " geração obstinada e rebelde " (Sl 78:8) que " se recusou a caminhar em Sua lei " (Sl 78:10). Ele faz então esta espantosa afirmação: " eles limitaram o Santo de Israel " (Sl 78:41). De acordo com o pensamento calvinista, isto não é possível e, se fosse possível, significaria que Deus não é soberano, mas é óbvio que o calvinismo está errado em ambos os relatos. Pois o fato de Deus ter [soberanamente] feito o homem à Sua imagem com uma vontade e uma habilidade para fazer escolhas reais, e o fato de Deus [soberanamente] permitir aos homens exercerem sua vontade mesmo na questão de receber salvação, nada disso não torna Deus nem um pouco menos soberano do que se Ele tivesse criado um robô. E não é válido [pela Bíblia] [o calvinista alegar] que o homem pode resistir a Deus em algumas coisas mas não em questões de salvação. Se o homem pode resistir e rejeitar e limitar Deus se alguma forma e se [mesmo assim] Deus pode ainda ser Deus, então Deus pode ainda ser Deus se Ele oferece salvação a todos e alguns a recebem e alguns a rejeitam, como a Bíblia diz tão claramente: “ E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser , tome de graça da água da vida. ” (Ap 22:17 ACF)



JESUS QUERIA, MAS ISRAEL NÃO QUIS E NÃO ACONTECEU -- "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste !" (Mt 23:37 ACF)

Aqui vemos que era vontade e desejo do Filho de Deus salvar Israel em toda a sua história e Ele enviou-lhe Seus profetas, mas Ele foi recusado. Cristo queria. Israel não queria. Sabendo que Cristo é Deus, isto nos ensina que a vontade de Deus poderá ser frustrada pela vontade do homem?

Arthur Pink diz: "Mas aquelas lágrimas manifestam um Deus desapontado? Não! De verdade! Ao invés, elas mostram um Homem perfeito" ("A Soberania de Deus" pág. 199).

Assim, de acordo com o calvinista, a afirmativa de Jesus em Mt 23:27 não ensina que a vontade de Deus foi a frustrada pela vontade do homem mas simplesmente expressa o lado humano da natureza compassiva de Jesus. Segundo Calvino, Deus não pode ser desapontado, porque isto significaria que Ele não é soberano (segundo a própria definição pré-determinada de Calvino), mas isto se esvai em face das Escrituras em literalmente milhares de passagens.

Dizer que Jesus estava falando, em Mt 23:27, como homem mas não como Deus, é ridículo e herético. Jesus disse a seus discípulos: “ ... Quem me vê a mim vê o Pai, ... ” (Jo 14:9 ACF). Em Mt 23:27 Jesus está falando como o eterno Filho de Deus, sim, como Deus Jeová, como o mesmo Deus que enviou os profetas a Israel em toda a sua carreira rebelde e que desejou dar-lhe Sua paz, mas ELES NÃO QUISERAM.



DEUS ESTENDEU SUA MÃO PARA ISRAEL, MAS ISRAEL O REJEITOU -- "Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente ." (Rm 10:21 ACF)
"Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde , que anda por caminho que não é bom, após os seus pensamentos; " (Is 65:2 ACF)

Aqui está o mesmo tipo de afirmativa que o Próprio Jesus fez em Mt 23:27. Vemos que Deus queria salvar Israel e continuamente tentou alcançá-los, mas eles resistiram à mensagem e à salvação de Deus, e as rejeitaram.



OS JUDEUS RESISTIRAM AO ESPÍRITO SANTO -- "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais." (At 7:51 ACF)

Estevão acusa seus perseguidores judeus de resistirem ao Santo Espírito. Aqui, novamente vemos que o Santo Espírito luta com os homens e que eles resistiram deliberadamente. O calvinista responde a isso afirmando que a "escravidão da vontade" opera em via única, significando que os não salvos podem rejeitar a verdade mas não podem, por outro lado [mesmo se o quiserem fazer], receber a verdade. Segundo essa doutrina, só aos eleitos é dada a habilidade de crer no evangelho enquanto os não eleitos são deixados em sua condição Totalmente Depravada com sua vontade escravizada e incapaz de crer. Mas em local nenhum a Bíblia ensina isto. Ao invés, do início ao fim da Bíblia, de Caim até os que seguem o anticristo, os homens são chamados por Deus e se espera que respondam e obviamente estejam aptos a responder, e são condenados quando não o fazem. Que alguns respondem, e outros não respondem, à luz que Deus dá, não é porque somente alguns são pré-ordenados a responder.



FORAM OS JUDEUS, ELES MESMOS, QUE TROUXERAM A IRA DE DEUS SOBRE SI MESMOS -- "14 Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, 15 Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido ; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 E nos impedem de pregar aos gentios para que estes sejam salvos , a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim ." (1Ts 2:14-16, tradução da KJV)

Segundo esta passagem, os judeus que mataram o Senhor Jesus e perseguiram os primeiros crentes não foram soberanamente reprovados para [assim, fazerem] sua má obra. [Ao contrário,] Eles completaram seus pecados e [por isso] trouxeram para si a ira de Deus por suas próprias ações.

Note também que Paulo diz que os judeus proibiram a pregação do evangelho aos gentios " para que estes sejam salvos ". Assim vemos que os gentios, a quem o evangelho poderia, de outra forma, ser pregado, poderiam ter sido salvos através daquela pregação.



AQUELES QUE SÃO SANTIFICADOS PELO SANGUE PODEM CONTÁ-LO COMO PROFANO E PODEM FAZER AGRAVO AO ESPÍRITO DE DEUS. -- "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus , e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado , e fizer agravo ao Espírito da graça ?" (Hb 10:29 ACF)

Ou este verso significa que (a) uma pessoa salva pode perder sua salvação, ou significa que (b) uma pessoa pode chegar perto de ser salva sem realmente ser regenerado ou pode então finalmente se virar contra a salvação, rejeitando a eficácia do sangue e do evangelho da graça. Acreditamos que ele ensina o último. No nosso ministério de plantar Igrejas, vimos muitos hindus e budistas participarem dos serviços e comprar Bíblias e olhar anelantemente para as coisas de Cristo e mesmo desejarem ser batizados e publicamente testemunhar sua crença no evangelho, só para finalmente se voltarem e voltar à religião humana e à idolatria e renunciar ao sangue de Cristo e à salvação pela graça. Eles não foram santificados no sentido de salvação, mas foram santificados no sentido de terem sido iluminados e convencidos pelo Espírito e no sentido de terem professado acreditar na aliança ou no evangelho da graça.

Este verso contradiz as doutrinas calvinistas da Expiação- Propiciação Limitada e da Irresistível Graça. Inegavelmente este verso, no mínimo, ensina que o sangue de Cristo estava disponível a eles para a salvação, mas que eles o rejeitaram.



JESUS REPREENDEU AS CIDADES DE ISRAEL PORQUE ELAS NÃO SE ARREPENDERAM -- "20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido , dizendo: 21 Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido , com saco e com cinza. 22 Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje. 24 Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti." (Mt 11:20-24 ACF)

Jesus não trata com os homens à base da eleição soberana e da reprovação soberana. Ele tratava com os homens à base da responsabilidade humana para responder ao divino chamado ao arrependimento. Cristo ensina aqui que os homens não só são responsáveis por se arrepender, mas [também] podem se arrepender, se quiserem. Se eles não se arrependeram, por que eles seriam repreendidos como se tivessem se arrependido? Se alguns homens não podem se arrepender, por que todos os homens são comandados a se arrepender (“ Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam ; ” At 17:30 ACF)



JESUS NOS ENSINOU A ORAR PARA QUE A VONTADE DE DEUS FOSSE FEITA SOBRE A TERRA, DO MESMO MODO QUE É FEITA NO CÉU -- "E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu ." (Lc 11:2 ACF)

Isto significa, claro, que a vontade de Deus não é atualmente cumprida na terra como é no céu, o que significa que a soberania de Deus não implica que a vontade de Deus sempre seja feita. O homem pode frustrar a vontade de Deus – não no final, até onde o Seu plano eterno alcança, mas de muitos modos e em muitos momentos.



DEUS CONVIDA TODOS, DE TODOS OS TERMOS DA TERRA, PARA SEREM SALVOS -- " "Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro." (Is 45:22 ACF)

Se palavras significam alguma coisa, este convite divino universal significa que Deus deseja ansiosamente salvar todos os homens e todos os homens podem ser salvos, e isto estava escrito durante a dispensação do Antigo Testamento, antes da vinda de Cristo.



DEUS CONVIDA TODOS QUE ESTÃO SEDENTOS PARA VIREM E BEBEREM LIVREMENTE -- "1) Oh vós, todos os que tendes sede , vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. 2) Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura. 3) Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei uma aliança perpétua, dando-vos as firmes beneficências de Davi." (Is 55:1-3 ACF) .

Como em todas as outras passagens onde um convite geral é dado aos homens para serem salvos, os calvinistas tentam limitar esta passagem aos eleitos, mas é impossível fazê-lo. Este convite particular é para " todos que têm sede ". O convite é estendido não meramente pelo Deus de Israel mas pelo Deus do Universo, o Deus que " fez a terra e criou o homem sobre ela " (Is 45:12), o mesmo Deus que disse num verso anterior: " Olhai para mim e sereis salvos, vós, todos os termos da terra: porque Eu sou Deus e não há outro " (Is 45:22 ACF).

Deus promete fazer uma aliança permanente com aqueles que vêm para Ele e promete dar a tais " as verdadeiras misericórdias de Davi ". Isto não limita o convite só a Israel. A aliança de Deus com Davi é cumprida pelo Seu Grande Filho, o Messias e todos os salvos participam da aliança de um modo ou de outro (At 13:34-38).



DEUS AMA O MUNDO INTEIRO E DEU SEU FILHO PARA QUE TODO E QUALQUER POSSA SER SALVA -- "14) E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 15) Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 16) Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17) Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18) Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado , porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (Jo 3:14-18 ACF)

Arthur Pink é típico ao afirmar que o mundo, nesta passagem: "não significa toda a família humana", mas que é "é usado de modo geral" e ela "deve, em última análise, se referir ao mundo do povo de Deus" (A Soberania de Deus, págs 203-204).

Ao contrário, sabemos que o "mundo" (Jo 3:16) aqui significa todos os homens.

Primeiro, a universalidade desta passagem é clara pela expressão "para que todo aquele que" [uma só palavra, em grego], que é usada duas vezes no contexto. Se o termo "mundo" é usado para significar algo diferente que todo o mundo dos homens, o termo "para que todo aquele que" se torna sem sentido. Se "todo aquele que" não significa "todo aquele que", então as palavras da Bíblia não têm significado certo e tudo é lançado à confusão. Os calvinistas dizem que só aqueles que são soberanamente eleitos crerão, mas a Bíblia diz quem quer que creia será salvo e é, portanto, eleito.

Segundo, a universalidade do "mundo" nesta passagem é clara pela tipologia que é usada. A serpente de bronze que foi levantada por Moisés no deserto foi suficiente para a salvação de todos os judeus que foram picados pelas cobras, mas só aqueles que olharam para ela [a serpente de bronze] pela fé foram salvos. Da mesma forma, a salvação que Jesus comprou no Calvário é suficiente para salvar qualquer pecador, mas só aqueles que crêem são salvos.



TODO E QUALQUER (QUE QUEIRA) É CONVIDADO A VIR -- "E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve , diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quise r, tome de graça da água da vida." (Ap 22:17 ACF)

Se este verso significa o que diz, ele refuta três das doutrinas de Calvino: que a salvação é apenas para os soberanamente pré-eleitos, que Deus não oferece efetivamente a salvação a todos. e que o pecador não pode receber salvação.



DEUS SALVARÁ TODOS QUE O INVOCAREM -- "8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo . 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. 12 ¶ Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (Rm 10:8-13 ACF)

Esta é outra passagem que claramente ensina que a salvação é para todo e quemquer que invoque [o nome do Senhor Deus Jesus, o Cristo]. Os calvinistas protestam que os pecadores que são Totalmente Depravados não podem clamar ao Senhor e, portanto, só aqueles que são soberanamente eleitos e chamados e recebem "o dom da fé" poderá clamar ao Senhor. Isto é distorcer as Escrituras, é forçar a teologia de alguns para dentro da Bíblia. Se as doutrinas calvinistas da soberana eleição e da escravidão da vontade e do soberano chamado são corretas, então esta passagem realmente não significa o que diz, portanto um abençoado e glorioso convite universal para a salvação dos pecadores se torna algo reservado somente a um grupo pré-selecionado de pecadores.

Quanto à fé, esta passagem diz que ela está bem próximo de cada pecador. Em seus corações, [todos] os pecadores podem crer em Cristo. Eles podem confessar Cristo com suas bocas. Embora estejam totalmente sem justiça em si mesmos [ante Deus] e estejam totalmente mortos em suas transgressões e pecados, isto não significa que eles não possam crer no evangelho.



TODO E QUALQUER QUE CRER EM CRISTO (E, PORTANTO, INVOCAR SEU NOME) SERÁ SALVO -- "Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas." (Jo 12:46 ACF)
"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo." (At 2:21 ACF)

A Bíblia repetidamente diz que a salvação é para "todo aquele que"; portanto, um típico crente na Bíblia, mas que não é um teólogo, concluiria [a partir dessa multidão de versículos cristalinamente claros] que qualquer e todo pecador hoje é convidado a vir para Cristo e, pela graça de Deus, PODE vir para Cristo. Tratar os "todo aquele que irá" do Novo Testamento como Calvino fez, no entanto, é [anulá-lo,] fazê-lo de nenhum efeito. Segundo Calvino, "todo aquele que" não significa realmente "todo aquele que"; significa "qualquer dos eleitos". Mesmo quando Calvino afirma, fora de um lado de sua boca (tal como no comentário sobre João 3:16), que ele concorda que a salvação é realmente oferecida para "quem quer que queira", ele o nega com o outro lado afirmando que é óbvio que os não-eleitos "não o quererão", assim ele [Calvino], num sentido prático, voltou para "todo aquele que, dentre os eleitos".



JESUS CONVIDOU TODOS QUE TÊM SEDE A VIR E BEBER -- "37 ¶ E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se QUALQUER UM tem sede, venha a mim, e beba. 38 Quem crê em mim , como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. " (Jo 7:37-38 KJV)


Este é o mesmo tipo de convite que vimos em muitas outras passagens. É um convite a "qualquer um". Jesus graciosamente convida todos os pecadores que reconhecem sua necessidade de salvação para virem a Ele para satisfazê-la. Além disso, o Espírito Santo veio ao mundo para mostrar aos homens sua necessidade de Cristo (Jô 16:8). O único requisito que Jesus exige é que tenham sede de águas vivas que só Deus pode prover e que venham só a Jesus para [receberem] aquela água e a nenhum outro. A Salvação está vinculada a beber da água. Que coisa tão simples!



JESUS CONVIDOU TODOS OS ESTÃO CANSADOS E OPRIMIDOS A VIREM A ELE PARA DESCANSO -- "28 Vinde a mim, TODOS os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve." (Mt 11:28-30 ACF)

Um convite mais amplo à salvação não pode ser dado. Qualquer pessoa que trabalhe e esteja pesadamente oprimido é convidado a vir a Jesus buscar repouso. Não é um convite que possa ser de alguma forma limitado a um seleto número de indivíduos que foram soberanamente predeterminados. A compaixão de Jesus se estende a todos os pecadores e é verdadeiro Seu desejo de salvar todos eles.



TANTOS QUANTOS RECEBEM JESUS TORNAM-SE FILHOS DE DEUS -- "10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; 13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (Jo 1:10-13 ACF)

Jesus foi rejeitado por Seu próprio povo, a nação judaica. Só este fato demonstra que Deus pode ser rejeitado pelos homens. Mas todos os que recebem a Jesus crendo em Seu nome recebem o poder de se tornarem filhos de Deus. Não é dada qualquer limitação. Salvação é uma questão de "A TODOS QUANTOS" e "QUEM QUER QUE". Note que a fé precede e é a causa de se tornar um filho de Deus. Não é que os homens nascem de novo para [conseqüentemente, possam ter] a fé, como disse Calvino, mas que através da fé os homens nascem de novo. Note também que, receber a Cristo crendo n'Ele não pode ser definido como "a vontade do homem". Os calvinistas questionam que se o pecador pudesse crer em Cristo isto significaria que a salvação é da vontade do homem, mas esta passagem refuta tal lógica humana. Sabemos claramente em Jo 1:13 que o novo nascimento não é da "vontade da carne, nem da vontade do homem", mas sabemos muito claramente que o novo nascimento ocorre recebendo Cristo pela fé, nos versículos anteriores. O que o versículo 13 significa é que este novo nascimento não é produto da vontade humana. Os homens não podem operar o novo nascimento. Eles não podem querer que aconteça. É um milagre da graça que Cristo opera na vida do pecador que crê.



DEUS TEM ORDENADO QUE O EVANGELHO SEJA PREGADO A CADA E TODO SER HUMANO E GARANTIU QUE TODOS QUE NELE CREREM SERÃO SALVOS -- "15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo , pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado." (Mc 16:15-16 ACF)

Se apenas o eleito pode ser salvo, por que Deus comanda que o evangelho do "quemquer que queira" a salvação, seja pregado a cada pecador? Deus está zombando dos não eleitos, proclamando- lhes que Ele deu Seu único filho amado para que " todo aquele que nele crê não pereça " e que “ Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. ”? Alguns calvinistas dividem-se em duas amplas categorias chamadas "hiper" e "não hiper" (embora os "hiper" não admitam serem hiper mas professam-se como genuinamente calvinistas) . O não-hiper calvinista afirma que Deus ama verdadeiramente a todos os homens e que o "todos" de João 3:16 é verdadeiramente "todos", e isto soa encorajador, exceto que, pelo outro lado da sua boca, ele diz que Deus só salva os eleitos e que não há possibilidade para os não eleitos serem salvos, e que o "amor" de Deus para com os eleitos é certamente diferente do Seu amor pelos eleitos. Certamente os não eleitos, ouvindo tal argumentação seriam forçados a dizer: " Que tipo de amor estranho é este? Deus está zombando de mim? Deus está brincando comigo como um gato brinca com um rato [ferido, para terminar de matá-lo]? A Bíblia promete que ' para que todo aquele que nele creia não pereça ', mas os calvinistas me dizem que só se eu for um dos eleitos é que eu serei soberanamente regenerado e receberei o ‘dom da fé' e se eu não for um dos eleitos, então estou tão morto em minhas transgressões e pecados que não há nada que eu possa fazer para ser salvo, que eu não posso crer em Cristo e que a iluminação que Deus me dá não é eficaz para minha salvação. Que amor é este? " Claro que o calvinista logo responderá: "quem é você que responde contra Deus! Deus é Deus e Ele pode fazer o que quiser e Lhe agradar". Claro que Ele pode fazer o que quiser e Lhe agradar, mas esta questão se Deus genuinamente quer que todos os homens sejam salvos e se é possível para eles serem salvos tem a mais séria e eterna conseqüência e responder à questão sobre o que constitui o amor de Deus não é nem irracional nem anti-escriturí stico.



DEUS NÃO ESTÁ QUERENDO QUE PESSOA ALGUMA SE PERCA -- "O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. " (2Pe 3:9 ACF)

Por que o Senhor espera para estabelecer Seu reino? Por que Cristo ainda não veio? Este verso nos ensina que Deus está esperando que os homens sejam salvos, porque não é de Sua soberana vontade que ninguém pereça. Já que muitos perecerão e já que nem todos virão ao arrependimento, como sabemos de outras Escrituras, então é óbvio que a vontade de Deus pode sofrer resistência e ser frustrada e rejeitada pelo homem. É óbvio que o soberano Deus criou o homem de modo que isto pudesse ser possível, mas claro que isto não significa que Deus deixou de ser Deus. É o calvinismo que define a divina soberania como irresistibilidade. A Bíblia não sustenta tal definição.

O calvinista interpreta este versículo como significando que Deus não quer que nenhum dos eleitos [apenas eles] pereça. Arthur Pink diz: "Os ‘alguns' que Deus não quer que pereçam são os ‘para conosco' por quem Deus ‘é longânimo', são os ‘amados' dos versículos anteriores" (A Soberania de Deus, p.207).

Nossa resposta a isto é, antes de tudo, se este fosse o único versículo que dissesse que Deus não quer que ninguém pereça, poderíamos aceitar a interpretação calvinista, mas não é. Is 45:22 e Mt 11:28 e Jo 3:16 e Jo 6:40 e Rm 11:23 e I Tm 1:15-16 e I Tm 2:3-4 e Ap 22:17 são apenas algumas das passagens que dizem que Deus quer salvar a todos os homens. [ “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.” (Is 45:22 ACF)
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.” (Mt 11:28 ACF)
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16 ACF)
“Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6:40 ACF)
...
“3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2:3-4 ACF)
“E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser , tome de graça da água da vida.” (Ap 22:17 ACF) ]
Assim, é razoável e Escritural acreditar que os "para conosco' em II Pe 3:9 é a humanidade em geral, em oposição só aos "eleitos".

Mais, se II Pe 3:9 significa meramente que Deus não quer que nenhum dos eleitos pereça, então Ele usa uma linguagem estranha à luz das doutrinas calvinistas de eleição soberana e chamado irresistível. Dizer que Deus não quer que ninguém pereça é assumir que alguns possam perecer.



DEUS QUER QUE TODOS OS SERES HUMANOS SEJAM SALVOS -- "3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." (1Tm 2:3-4 ACF)

O que este versículo significa? Não há razão para crer que signifique outra coisa senão exatamente o que diz. É a vontade e desejo soberanos de Deus que todos os homens sejam salvos. Obviamente, então, a vontade de Deus não é sempre cumprida e Deus ordenou que o homem possa frustrar Sua vontade, porque é claro por outras passagens que nem todos os homens serão salvos. Claro, o calvinista tem todo o tipo de meios pelos quais ele conclui sobre o ensino claro de II Pe 3:9 e I Tm 2:3-4, mas só alguém comprometido com o calvinismo interpretaria a Escritura dessa forma. Por exemplo, alguns calvinistas afirmam que Deus tem dois tipos de vontade: "desiderativa e decretiva". Embora Ele deseje realmente que todos os homens sejam salvos, Ele só decretou que os eleitos sejam salvos. Assim, quando II Pe 3:9 e I Tm 2:3-4 dizem que Deus não quer que qualquer pereça e que Ele quer que todos os homens sejam salvos, isto é meramente Sua vontade "desiderativa" , enquanto só os pecadores eleitos que caem na categoria de Sua vontade "decretiva" serão realmente salvos porque são os únicos, que são soberanamente regenerados e recebem o "dom da fé". Quando eu disse a um professor calvinista que isto é mera "enrolação", ele muito se ofendeu, mas não vejo o que mais pode ser. Claro esta intransigente tentativa de reconciliar I Tm 3:3-4 e II Pe 3:9 com o calvinismo realmente cria mais problemas que os resolve, porque admite que a vontade desiderativa de Deus não será cumprida. Assim, a vontade de Deus pode de fato ser frustrada pelo homem – não Sua vontade decretiva, você pode pensar, mas Sua vontade desiderativa – que significaria que Deus tem uma vontade que não é soberana.



JESUS VEIO AO MUNDO PARA SALVAR PECADORES -- "15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores , dos quais eu sou o principal . 16 Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal , Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna." (1Tm 1:15-16 ACF)

O calvinismo pode ser lido [forçado para dentro] nesta passagem, como pode ser lido [forçado para dentro] em qualquer passagem (que só os "pecadores" podem se tornar os eleitos). Mas, se tomamos ao pé da letra as palavras desses versos, elas significam que Jesus veio para salvar os pecadores em geral, ao contrário de [a finalidade de salvar] somente um grupo pré-selecionado; e significa que a salvação de Deus de Paulo, o chefe dos pecadores, é um encorajamento a qualquer pecador vir a Cristo para [receber] salvação. Qualquer pecador pode encontrar encorajamento nesta passagem para crer em Cristo para a sua salvação, porque se Deus pode salvar Paulo, Ele salvará a qualquer um.



DEUS QUER USAR DE MISERICÓRDIA PARA COM TODOS -- "Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. " (Rm 11:32 ACF)

Se o "todos" da primeira metade deste versículo significa todos os homens, como é óbvio, então é impossível interpretar a última parte por qualquer outro sentido. O mesmo Deus que englobou todos os homens em descrença deseja ter misericórdia sobre todos os homens através de Jesus Cristo. Essa é Sua soberana e expressa vontade.



JESUS FEZ PROPICIAÇÃO NÃO SOMENTE PELOS PECADOS DOS CRENTES MAS, TAMBÉM, PELOS DO MUNDO INTEIRO -- "E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo." (1Jo 2:2 ACF)

Esta passagem é dirigida "aos meus filhinhos" e aqueles que têm "um advogado com o Pai, Jesus Cristo, o justo" (1João 2:1). Obviamente é dirigida, então, aos salvos ou àqueles que em outra passagem são chamados "os eleitos" (Col 2:12; II Tm 2:10). Portanto, quando I Jo 2:2 diz que Cristo "é a propiciação pelos nossos pecados: e não só pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo", a Bíblia está óbvia e claramente afirmando que Cristo não morreu só pelos pecados dos eleitos. "Todo o mundo" significa todo o mundo!



JESUS DEU A SI MESMO COMO RESGATE POR TODOS -- "O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos , para servir de testemunho a seu tempo." (1Tm 2:6 ACF)

A palavra "todos" deve ser definida no contexto, e no contexto ela se refere a todos os homens. Veja

I Tm 2:3-5 – “3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” (ACF) O fato de que Jesus se deu como resgate em favor de todos os homens demonstra claramente que Sua expiação- propiciação não estava limitada aos eleitos, e que todos os homens podem ser salvos.



CRISTO RECONCILIOU O MUNDO PARA SI MESMO, E TEM ENTREGUE AOS CRENTES A PALAVRA DE RECONCILIAÇÃO -- "18 E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo , não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. " (2Co 5:18-19 ACF)

Estes versos englobam a doutrina da expiação- propiciação quanto ao fato que ela se aplica ao mundo [inteiro]. No verso 18 vemos que os crentes estão reconciliados com Deus por Jesus Cristo, mas no verso 19 vemos que Deus quer que o processo de reconciliação se estenda a todo o mundo. O fato que " Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo , não lhes imputando os seus pecados " é um ensinamento óbvio das Escrituras, mas não significa, como os calvinistas argumentam [nos acusando], que [isto significaria que] todos os homens são automaticamente salvos. (Arthur Pink em "A Soberania de Deus" pág 62, argumenta pela lógica humana por este modo: "Se [o sangue de Cristo] tivesse sido oferecido em favor de toda a humanidade, então o débito de cada homem teria sido cancelado"). A universalidade da expiação- propiciação de Cristo não significa que todos os homens são automaticamente salvos, mas que todos os homens PODEM ser salvos porque a obra de Cristo na Cruz é suficiente para salvá-los, mas eles devem receber a palavra de reconciliação a qual, é claro, é o evangelho. Vemos também nesta passagem que os crentes são instrumentos de Deus para pregar a "palavra de reconciliação" ao mundo. Quando um pecador crê em Cristo, ele, por sua vez, deve pregar o evangelho da reconciliação para outros. Já que o evangelho deve ser pregado a todas as pessoas e Deus não quer que ninguém pereça, é óbvio que cada pessoa tem a possibilidade de ser salvo através de crer [em Cristo e Sua obra] (Mc 16:15-16; II Pe 3:9).



JESUS PAGOU O PREÇO DA REDENÇÃO DOS FALSOS MESTRES QUE ENSINARÃO DOUTRINAS DE PERDIÇÃO E NEGARÃO AO CRISTO, POR ISSO IRÃO AO INFERNO -- "E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão de modo oculto heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou , trazendo sobre si mesmos repentina perdição." (2Pe 2:1 ACF)

Se o Senhor comprou esses falsos mestres não salvos, e a Bíblia claramente diz que isto ocorreu, então a doutrina calvinista da expiação- propiciação limitada cai por terra.



JESUS PROVOU A MORTE POR CADA E TODO HOMEM -- "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos ." (Hb 2:9 ACF)

Novamente, está claro nas Escrituras que Jesus morreu para defender todos os homens e não somente os eleitos.



DEUS ELEGE DE ACORDO COM SEU PRÉ-CONHECIMENTO -- " Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. " (1Pe 1:2 ACF)

A posição calvinista padrão sobre a presciência é basicamente suprimi-la, fazendo-a ser o mesmo que vontade-prévia, suprimindo completamente a possibilidade que a escolha de Deus teria algo a ver com o que Ele prevê. Mas a palavra que Pedro usa para presciência é uma palavra que significa simplesmente que Deus sabia [de antemão] o que ocorreria. É a palavra grega "prognose" que ainda é usada na linguagem comum. Quando um médico dá um prognóstico de uma doença, ele descreve a progressão normal da doença. Ele está basicamente apto a predizer o futuro pois sabe de antemão o que ocorrerá. A doutrina da "presciência" , se não for redefinida pelo calvinismo, vai um longo caminho, embora não todo o caminho, na direção de explicar o mistério de como Deus elegeria mas o homem poderia escolher. Há mais em eleição que presciência, mas o fato permanece que a Palavra de Deus nos ensina que a presciência está envolvida [na eleição] e que ela [a presciência] não pode ser redefinida como "pré-ordenação" .

Na sua tentativa de redefinir presciência e moldá-la para pré-ordenação", os calvinistas usam
At 2:23 que diz que Jesus foi crucificado “ ... pelo determinado conselho e presciência de Deus ... ". Os calvinistas argumentam que "determinado conselho" e "presciência" são a mesma coisa, mas é evidente que são, de fato, duas coisas diferentes. Os calvinistas clamam que determinado conselho precede a presciência, mas o que deixam de observar é o "e". Atos 2:23 não diz que Jesus foi crucificado "pelo determinado conselho que é a presciência de Deus". Diz que Jesus foi crucificado "pelo determinado concílio E presciência de Deus". Que Deus [também] tenha elegido conforme Sua presciência significa que Ele não elege somente conforme seu determinado conselho, e este fato não torna Deus menos Deus.



JESUS ADVERTIU AOS HOMENS PARA ATENTAREM ÀS SUAS PALAVRAS DO MODO PRÓPRIO, SENÃO SERÃO JULGADOS -- " Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado , e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado." (Lc 8:18 ACF)

Jesus colocou a responsabilidade de ouvir Sua Palavra sobre os ombros de Seus ouvintes. Se eles ouvissem e fizessem o esforço de procurar Deus e entender, então seria dado mais a eles. Se não, eles seriam julgados. Aqui não há eleição soberana.



JESUS DISSE AOS LÍDERES RELIGIOSOS QUE ELES NÃO QUISERAM VIR A ELE PARA TEREM VIDA -- "E não quereis vir a mim para terdes vida." (Jo 5:40 ACF)

Ele não disse que não poderiam vir por causa da "total depravação". Ele disse que eles não queriam vir. Era uma questão de suas próprias vontades. Ele não disse que eles eram soberanamente não eleitos, ou que estavam pré-ordenados para a condenação. Ele os repreendeu porque receberam a luz e a rejeitaram. Este verso e outros tantos ensinam que o pecador tem uma vontade que pode exercitar contrariamente a Deus, que a vontade de Deus não é soberana no sentido de não poder ser contrariada.



A FÉ VEM DO CORAÇÃO DO HOMEM -- "11 Esta é, pois, a parábola: A semente é a palavra de Deus; 12 E os que estão junto do caminho, estes são os que ouvem; depois vem o diabo, e tira-lhes do coração a palavra, para que não se salvem, crendo ; 13 E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam; 14 E a que caiu entre espinhos, esses são os que ouviram e, indo por diante, são sufocados com os cuidados e riquezas e deleites da vida, e não dão fruto com perfeição; 15 E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança. " (Lc 8:11-15 ACF)

A Parábola do Semeador nos ensina que fé é algo que os pecadores podem exercitar e que a diferença entre os corações dos homens e a resposta ao evangelho não é aquela da eleição soberana, mas é uma questão de suas próprias vontades. O Senhor Jesus nos diz que a Palavra de Deus caiu sobre quatro diferentes tipos de corações humanos. Todos os homens são pecadores, mas nem todos os pecadores não respondem à Palavra de Deus da mesma maneira.

O primeiro tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas o diabo vem e a retira do coração dele para que não creia e seja salvo. Isto está explicado em Mt 13:19 –
“ Ouvindo alguém a palavra do reino, e NÃO A ENTENDENDO, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho .” (ACF) A razão porque o primeiro tipo de pessoa não crê é porque ele não se esforça para [ou não deseja realmente] entender o evangelho e assim o diabo consegue arrebatar a Palavra de Deus. Isto acontece a cada dia. O evangelho é pregado a pecadores indiscriminadamente e muitos deles não dão importância a ele e não tem interesse mesmo em ouvir mais a respeito de Jesus Cristo. Eles não estão interessados o bastante nem mesmo para ler um folheto evangélico ou ir a um culto ou a um estudo bíblico evangelístico. Assim, " ... vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações .” (Mc 4:15 ACF)

O segundo tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas cai fora quando chega o "tempo de tentação" porque a Palavra de Deus não foi recebida profundamente no coração e na vida, e, portanto, é facilmente arrancada. Muitos pecadores caem nesta categoria. Expressam interesse no evangelho, querem aprender mais. Estão excitados com as coisas de Jesus Cristo. Mas seu entendimento e "fé" são rasos. Não se esforçam para ter completo e adequado entendimento do evangelho e não estão verdadeiramente regenerados e logo caem fora por causa dos problemas que enfrentam com amigos e parentes, ou ficam ofendidos com algo com que não concordam. Novamente, não se diz que isto seja o resultado da soberana reprovação, mas é algo sob a responsabilidade do próprio pecador.

O terceiro tipo de pecador ouve a Palavra de Deus mas abarrota o coração e a vida com os "cuidados e riquezas e deleites desta vida". O evangelho de Marcos acrescenta: “ ... e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. ” (Mc 4:19 ACF) Isto acontece freqüentemente quando o evangelho é pregado. Muitos pecadores que mostram algum interesse no evangelho e que vão à igreja e mesmo professam a fé em Jesus Cristo, caem fora porque não são sérios o bastante com os assuntos espirituais e permitem que muitas outras coisas sufoquem a Palavra de Deus para fora de seus corações e vidas. Novamente, aqui não há nem mesmo um sinal de que tudo isto seja o produtos de uma soberana reprovação. O que [a Bíblia] diz é que isto é algo que ocorre por causa das próprias respostas do pecador e sua ações quanto ao evangelho.

O quarto tipo de pecador ouve a Palavra de Deus e acredita nela e a mantém e produz frutos com paciência. Este é o único dos quarto tipos de pecadores que realmente chega à salvação.



JESUS MARAVILHOU-SE DA FÉ DO CENTURIÃO-- "E, ouvindo isto Jesus, maravilhou -se dele, e voltando-se, disse à multidão que o seguia: Digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé. " (Lc 7:9 ACF)

O calvinismo defende que a fé é dada soberanamente por Deus como parte do pacote de graça soberana na soberana eleição. Aparentemente o Senhor Jesus não defende esta doutrina, porque Ele se maravilhou com a fé do centurião e recomendou esta fé aos judeus. Se a fé é o dom de Deus, o que havia para se maravilhar? Por que Jesus elogiou a "grande fé" do homem se fosse algo meramente dado soberanamente por Deus?



FÉ NÃO É UMA OBRA -- "8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie;" (Ef 2:8-9 ACF)

Este verso ensina que, ao contrário do que o calvinismo ensina, a fé não é uma obra. A fé é o meio pelo qual o pecador recebe o dom gratuito da salvação que foi comprada para ele por Cristo. A fé é a "mão que se estende para aceitar o dom de Deus". Ao contrário do raciocínio calvinista, aceitar um dom não é uma obra e não é nada em que o crente possa se vangloriar. Um presente é 100% daquele que compra e o oferece. O recebedor nada tem a se vangloriar por recebê-lo.
[Hélio adicionou: Em grego, o pronome "isto" é singular e neutro, e a coisa mais próxima que pode concordar com ele é "misericórdia" , no verso 4. "Isto" não pode se referir a "fé" (feminino). Portanto, este verso não diz que a fé é um dom de Deus.]



HOMENS PERECEM PORQUE NÃO RECEBEM O AMOR DA VERDADE -- "10 E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem . 11 E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; 12 Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade." (2Ts 2:10-12 ACF)

Esses pecadores que seguem o anticristo serão condenados não porque não tenham sido soberanamente eleitos, e não por terem sido soberanamente reprovados, mas por sua decisão pessoal em relação à verdade. Eles poderiam ter recebido a verdade e serem salvos, mas a rejeitaram. As palavras não poderiam se mais claras.



O CRENTE DEVE FAZER [cada vez mais] FIRMES SEU CHAMADO E ELEIÇÃO -- "Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição ; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis." (2Pe 1:10 ACF)

Independente de este verso ser interpretado como aplicado ao salvo ou ao quase salvo, a questão para o calvinista é: "Como os soberanos chamado e eleição podem ser feitos cada vez mais firmes pelo homem?" O calvinismo ensina que a eleição para a salvação é determinada somente por Deus e que Ele a comunica irresistivelmente ao pecador através da soberana regeneração e "o dom da fé". Então, o que este verso significa?



O PREGADOR PODE GANHAR MAIS ALMAS PARA CRISTO PELO MODO COMO ELE CONDUZ SUA VIDA E MINISTÉRIO -- "Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais . ... Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos . Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns ." (1Co 9:19,22 ACF)

Paulo sacrificou-se e empreendeu grande esforço para que mais homens pudessem ser salvos. Se a eleição fosse pré-determinada soberanamente e irresistivelmente dada, isto não faria sentido. Como as ações de Paulo poderiam "ganhar mais"? Como suas ações poderiam "salvar alguns"?



PAULO PERSUADE OS HOMENS -- "Assim que, sabendo o temor que se deve ao Senhor, persuadimos os homens à fé, mas somos manifestos a Deus; e espero que nas vossas consciências sejamos também manifestos." (2Co 5:11 ACF)

Se Paulo fosse um calvinista ele não teria escrito isto porque saberia que os eleitos não precisam ser persuadidos e os não eleitos não podem ser persuadidos! O pecador [ensina o calvinismo] está tão morto em seus pecados que, à parte da regeneração e do "dom da fé", ele não poderia [de modo nem grau nenhum] entender e responder à persuasão humana.



A SALVAÇÃO PODE SER NEGLIGENCIADA -- "Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;" (Hb 2:3 ACF) .

Esta exortação não faz sentido à luz da doutrina calvinista. Se a eleição é como o calvinista ensina e é uma questão do indivíduo ser soberanamente escolhido por Deus, como poderia o eleito negligenciar a salvação e como o não eleito poderia fazer outra coisa senão negar a salvação?



OS CRISTÃOS PROFESSOS SÃO EXORTADOS A NÃO TEREM CORAÇÃO MAU E DESCRENTE E A NÃO SE SEPARAREM DO DEUS VIVO -- "12 Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo . 13 Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado ; 14-Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim." (Hb 3:12-14 ACF)

Se os eleitos são pré-determinados "soberanamente" e se a eleição não tem nada a ver com o próprio pecador aceitar ou rejeitar, crer ou descrer, e se ele é irresistivelmente atraído e soberanamente guardado de modo a certamente perseverar, o que poderia possivelmente significar essa exortação? Como poderia o soberanamente eleito, o irresistivelmente atraído eleito, se afastar de Deus? E como poderia o não eleito fazer algo que não seja se afastar de Deus?



TEMOS QUE TRABALHAR PARA ENTRAR NO REPOUSO DE DEUS -- "9-Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus. 10 Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas. 11- Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência. " (Hb 4:9-11 ACF)

Como essa exortação poderia possivelmente se aplicar a uma eleição tipo tulip? Esta passagem diz que o repouso da salvação é algo que cada pessoa deve procurar para nela entrar e tudo mostra urgência para se fazer isto, mas a doutrina da eleição "soberana" nos ensina que os eleitos ao descanso de Deus são pré-determinados somente por Deus e eles não têm escolha na questão e certamente entrarão no Seu repouso.



JESUS ILUMINA TODO HOMEM QUE VEM AO MUNDO -- "Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo ." (Jo 1:9 ACF)

A Bíblia ensina que os homens estão nas trevas, mortos por suas transgressões e pecados, mas a Bíblia claramente ensina que Deus dá a luz a todo o indivíduo que vem ao mundo. Não há outro modo de entender o significado dessas palavras. Não há modo de aplicar isto somente aos eleitos. O fato é que Deus atrai os homens à luz e se eles respondem Ele lhes dá mais luz. É o que vemos no caso de Cornélio em At 10. A Bíblia não diz aqui que a luz que Deus dá a alguns é mais eficaz que a que Ele dá a outros. Simplesmente diz que Ele ilumina todo o indivíduo.



O SANTO ESPÍRITO CONVENCERÁ O MUNDO -- "8 E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. 9 Do pecado, porque não crêem em mim; 10 Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; 11 E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado." (Jo 16:8-11 ACF)

Os calvinistas afirmam que "não é a missão atual do Espírito Santo convencer o mundo do pecado" e que o "Espírito Santo é soberano em Suas obras e Sua missão é confinada aos eleitos de Deus" (Pink, A Soberania de Deus, pág 75, 77). [Mas,] de fato, o Senhor Jesus ensina clara e inequivocamente em Jo 16 que o Santo Espírito de fato convencerá o mundo em sua época, tanto ao descrente quanto ao crente. Não há boas razões para acreditar que "o mundo" nesta passagem significa "os eleitos". Pois assim a passagem leria: "E quando ele chegar, ele reprovará o eleito do pecado e da retidão e do julgamento. Do pecado, porque o eleito não crê em mim..." Mas, claro, o eleito crê em Jesus. Depois, os calvinistas ensinam que os eleitos são salvos mais pela regeneração que pelo convencimento. A verdade da questão é que esta importante passagem descreve como os não salvos, espiritualmente mortos e cegos, são trazidos ao arrependimento e à fé. É pelo poder de convencimento do Espírito Santo. Pois nem todos crêem, e isto não é porque só alguns são pré-eleitos para acreditar, mas porque Deus fez o homem com a habilidade para resisti-Lo e, conforme as Escrituras, ele vem exercendo essa habilidade desde o Jardim do Éden.



JESUS ATRAIRÁ TODOS OS HOMENS A ELE -- "32 E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim. 33 E dizia isto, significando de que morte havia de morrer."(Jo 12:32-33 ACF)

Aqui o Senhor Jesus prometeu, através de Sua crucificação, atrair todos os homens a Si. Assim vemos que Ele morreu para tornar possível a todos os homens serem salvos e que Ele ativamente atraiu todos os homens a Si mesmo, para este fim. Que todos os homens não sejam salvos não é falha dEle nem é Sua intenção. Todos são iluminados e todos são atraídos. O que Jesus disse sobre Israel é verdadeiro a todos os homens: “ Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! QUANTAS VEZES QUIS EU AJUNTAR ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e TU NÃO QUISESTE! ” (Mt 23:37 ACF)

Por JELSON BECKER 28 de maio de 2020
AS OVELHAS DO PEQUENO REBANHO "Não temas, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai, agradou dar-vos o Reino" - Lucas 12:32 O versículo é uma palavra de encorajamento que Jesus dirige ao pequeno rebanho que caminhava com ele: - Não Temas! Lembre se da Regra Geral de Ouro: (A) Comunidades Cristãs Locais Grandes e Numerosas sempre serão Famosas, com Visibilidade e Inevitável Poder Financeiro. (B) Comunidades Cristãs Pequenas poderão ser o resultado de um: (1) Projeto Recém Nascido , (2) Projeto Ministerial Enfermo , mal organizado ou fruto de divisões rebeldes, sem legitimidade espiritual, ou ainda (3) Projeto Ministerial Extremamente Profundo e cheio de autoridade espiritual, ao ponto de manifestar sua relevância e autoridade profética para influenciar, destituir, derrubar e re-estabelecer os fundamentos espirituais corrompidos no atual Sistema Babilônico de nossa sociedade. Visto que a grande maioria das massas não tendem a pensar profundamente, nem a mergulhar nas profundezas do Reino de Deus e de sua Palavra... Historicamente satisfazem-se apenas com a Simplicidade do Evangelho! Qual dessas três possibilidades você acha que melhor se aplica ao Ministério do Pequeno Rebanho liderado pelo Nosso Senhor Jesus, o Cristo? Certamente o número (3) Projeto Ministerial Extremamente Profundo e cheio de Autoridade Espiritual! A grade maioria dos Líderes de Ministérios Pequenos , acreditam que são "pequenos" por "serem mais espirituais" . As vezes isso é uma verdade, pois a grande maioria das massas de frequentadores de templos, nem sempre gostam de pensar Bíblia de modo crítico ou mais profundo, muito menos jejuar e orar por longos períodos, optaram por viver um fé didática ao invés de empírica... Porém as vezes percebemos ser perfeitamente possível um "Pequeno Rebanho" , não ser tão espiritual quanto o propaganda anunciava, não passando de um grupo de religiosos "cabeças de bagres e convencidos" . Graças a Deus existem sim, Pequenos Rebanhos Relevantes, Verticais, Intensos e formado por cristãos maduros no Reino de Deus. Certo líder muito famoso, desses Movimentos de Crescimento Rápido e Megalomaníaco sussurrou em meu ouvido: - "Becker, temos um sistema de crescimento evangelístico muito rápido e eficiente, infelizmente não consigo ministrar para as minhas ovelhas esses ensinamentos mais profundos que você nos ministrou durante esses dias... Nossa ênfase é apenas o Evangelho da Graça e da Salvação , essas revelações do Evangelho do Reino e do Evangelho da Glória de Cristo eu mesmo enquanto pastor a mais de 30 anos nunca havia escutado... Focamos apenas no crescimento numérico, e isso nos tornou num Gigantescos Oceano, de um metro de profundidade! " Fuja desses raciocínios pré estabelecidos e preconceituosos em sua cosmo visão Bíblica e sua cultura teológica... Estas palavras de Jesus em relação ao Pequeno Rebanho , demonstram a ternura do bondoso Pai aos seus filhos, assegurando-lhes que pertencem a um Reino diferente dos reinos deste mundo. Haviam várias Escolas Rabínicas nos dias de Jesus. Algumas maiores e mais prestigiadas histórica e politicamente... Jesus era o novato diferente... As multidões afluíam no templo de Herodes, enquanto Jesus liderava uma Escola com apenas 70 ou 72 discípulos, conforme as traduções dos manuscritos... "Quando Jesus acabou de pronunciar estas palavras, estavam as multidões atônitas com o seu ensino. Porque Ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os mestres da lei" Matheus 7:28-29 Tendo isso em mente, temos que discernir que os 70 Apóstolos, Alunos ou Discípulos Intercessores da Escola de Profetas que Jesus presidia, saíram em Lucas 10 de dois em dois para visitar os lares, encontrar os filhos da paz, orar por cura e comer estabelecendo comunhão com eles ou simplesmente sacudir o pó das sandálias em testemunho de juízo contrário... Jesus sabia que era através da instrumentalidade desse Peque Rebanho que Eles haviam acabado de promover mais uma vez na história da humanidade o fenômeno espiritual e circunstancial aquela região, descrito por Jesus como: - "Eu ví satanás caindo dos céus como um raio" ... Certamente Jesus também presenciou esse episódio em algum momento da eternidade passada, onde Apocalipse 12 nos descreve que satanás foi expulso dos céus e caiu na terra... Agora novamente o mesmo fenômeno torna a se repetir, numa esfera territorial limitada a palestina... O importante a frisar é que não foi através da instrumentalidade das Grandes Multidões de frequentadores do Templo de Herodes que embora sedentos e famintos por Deus, estavam vazios e menos expressivos em poder, vida interior, autoridade, treinamento bíblico revelado e relevância no mundo espiritual... No passado, descrito em Apocalipse 12 não foi Deus que isoladamente expulsou satanás para fora dos céus, foi Ele, através da instumentalidade dos Anjos Guerreiros que o expulsaram... o mesmo se repete em Lucas 10 , novamente Deus não destituiu satanás das regiões espirituais da palestina, unilateralmente e sozinho! Mas foi Deus através da instrumentalidade de Jesus e seus 70 ou 72 Discípulos! Foi na instrumentalidade do Pequeno Rebanho que arrancaram satanás dos céus e novamente ele caiu dos céus, das regiões espirituais da palestina agora, como um raio. Bem, sabemos que a Salvação é Gratuita, mas a Vida de Maturidade Espiritual, o Discipulado nos custa 100% daquilo que temos e somos! Deus não está muito preocupado com o quanto estamos fazendo para Ele, mas sim, no quanto estamos nos tornando nEle! Vejamos como os galardões pelos trabalhos prestados à sua obra neste mundo são mensurados: 1 - A CHAMADA Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda. - João 15:16 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos aborrece. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. - João 10:11; João 15:19 2 - O PREÇO Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens. - 1 Coríntios 6:20; 1 Coríntios 7:23 3 - SANGUE DE JESUS Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais. - I Pedro 1:18-19 4 - O REINO E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós. E disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um dos dias do Filho do Homem e não o vereis. E dir-vos-ão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Não vades, nem os sigais, porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do Homem no seu dia. - Lucas 17:20-24 5 - O CAMINHO NOVO Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu. E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras, não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia. Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados. - Hebreus 10:19-26 6 - OS PRE-REQUISITOS Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. - João 15:14 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos. - João 8:31 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. - João 13:35 Nisto é glorificado meu Pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. - João 15:8 7 - A REJEIÇÃO Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei. - I Samuel 15:23 E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. - Mateus 10:38 Toda a sua malícia se acha em Gilgal, porque ali os aborreci; por causa da maldade das suas obras, os lançarei fora de minha casa; não os amarei mais; todos os seus príncipes são rebeldes. - Oséias 9:15 Nosso principal objetivo é o de encorajar aos Filhos Maduros de Deus a trabalharem neste mundo, com produtividade e intensidade, sabendo que o mero ativismo religioso não nos aprova diante de Deus... Fazermos para Ele deve estar conectado com o Sermos nEle... O Pai ama trabalhar em nós e através de nós... Sabendo que uma só alma tem um valor inestimável. Na Bíblia está escrito que quando um pecador se arrepende e volta para Jesus Cristo, há grande festa no céu. E que por um só pecador que tenha se perdido e se desgarrado, Deus fará de tudo para trazê-lo de volta ao aprisco... Em Lucas 15:3-7 encontramos explicação para este assunto. Para Deus não existe Comunidades Locais, Projetos Ministeriais Grandes ou Pequenos... Os religiosos desenvolveram métodos humanistas para avaliar o sucesso vocacional e ministerial aqui na terra, porém os valores e critérios do céu para pesar os galardões são inversamente proporcionais ao do Sistema Babilônico terreno. Podemos crescer numericamente sem nos sentirmos culpados ou nutrindo gatilhos mentais de auto sabotagem mentirosos, do tipo: - "Se crescermos perderemos a qualidade"... Viajei mais de 30 nações pregando o Evangelho e posso garantir para vocês que também é possível ser pequeno e ruim, pequeno e superficial na unção, pequeno e carnal nos relacionamentos, no discipulado e na palavra... Em geral, é comum Comunidades Proféticas serem mais Verticais e menos Evangelísticas , ou seja, menos Horizontais ... Maturidade está no perfeito equilíbrio entre as cinco manifestações ministeriais de Efésios 4 . Em geral, com maduras exceções, Igrejas limitadas a pregar o Evangelho da Graça e da Salvação , tendem ser mais numéricas e focadas em servir as pessoas em suas necessidades, enquanto que Igrejas focadas no Evangelho do Reino e da Glória de Cristo , tendem ser menos numerosas e exigem maior profundidade na compreensão dos Mistérios de Deus e suas Manifestações Sobrenaturais... Para Deus, Seu rebanho é sua Igreja, Seu Corpo na terra . Estes são os súditos do Seu Reino, os crentes que o honram em espírito e em verdade. Jesus mesmo disse: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:20 . Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Mateus 18:19 Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração I Samuel 16.7 Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele I Coríntios 1:26-29 Lembre-se, que é no clamor intenso, de apenas Uma Hora de duração , do Pequeno Rebanho que João viu e nos descreveu a queda da Prostituta Babilônica em Apocalipse 17, 18 e 19 ... Em especial - Apocalipse 18:15-24: "Os que vendem essas coisas e se enriqueceram com elas ficarão de longe, com medo do seu tormento, chorando, lamentando-se 16 e dizendo: Ai! ai da grande cidade, que estava vestida de linho fino, de púrpura, de tecido vermelho e adornada com ouro, pedras preciosas e pérolas! Pois numa só hora foram destruídas tantas riquezas. 17 Todos os pilotos, todos os que navegam para qualquer porto, todos os marinheiros e todos os que trabalham no mar ficarão de longe 18 e, olhando para a fumaça do seu incêndio, clamarão: Que cidade é semelhante a esta grande cidade? 19 E jogarão pó sobre a cabeça e clamarão, chorando, lamentando-se e dizendo: Ai! ai da grande cidade! Por causa de suas riquezas todos os que possuíam navios no mar se enriqueceram! E em apenas uma hora foi destruída. 20 Exulta sobre ela, ó céu! Exultai também vós, santos e apóstolos e profetas; porque Deus julgou a vossa causa contra ela. [Vejam o conceito implícito aqui de Pequeno Rebanho, era inevitável o ressurgimento do entendimento espiritual da importância de gerarmos Filhos Maduros, dessa atual Restauração Apostólica e Profética no entendimento da Igreja] 21 Um forte anjo levantou uma pedra, do tamanho de uma grande pedra de moinho, e jogou-a no mar, dizendo: A grande cidade da Babilônia será jogada com a mesma força e nunca mais será achada. 22 Em ti não se ouvirá mais o som de harpistas, de músicos, de flautistas e de trombeteiros; e nenhum artífice de arte alguma se encontrará mais em ti; e em ti não se ouvirá mais o ruído de moinho. 23 A luz da candeia não mais brilhará em ti, e a voz do noivo e da noiva não se ouvirá mais em ti. Pois teus comerciantes eram os nobres da terra, e todas as nações foram enganadas pelas tuas feitiçarias. 24 Nela foi encontrado o sangue dos profetas, dos santos e de todos os que foram mortos na terra".
Por JELSON BECKER 5 de setembro de 2019
Tenho observado que os e-mails e relatos estão chegando, as igrejas que, após as Escolas de Ativação Profética, permaneceram no Rio de Deus, buscando a sua unção e manifestação, entraram numa nova dimensão de intimidade e comunhão com Deus. Há uma diferença entre irmos ministrar em uma igreja e Deus operar milagres para dar testemunho ao nosso respeito e Deus operar milagres, pois ocorreu uma transferência de unção e toda comunidade entrou num novo nível! Semelhante a Eldade e Medade, muitos têm recebido uma nova unção do Espírito Santo de Deus, mas as mentes nicotizadas pela religiosidade tem-nos mal interpretado por profetizarmos no arraial (Nm 11.26-30). Qualquer pessoa pode ser exposta a uma atmosfera de unção para curar enfermos. Enqüanto você estiver debaixo desse manto, e se dispor a orar por curas, muitos serão agraciados através de sua vida. Mas sem que na sua intimidade devocional com Deus, você aplique seu coração a buscar o Dom de Cura, será apenas mais uma experiência circunstancial. Temos ministrado treinamento a pastores e líderes, principalmente nas áreas de cura, libertação e evangelismo profético por milagres criativos. É comum organizarmos equipes de intercessores e depois das pregações, geralmente liberarmos a equipe para orar e ministrar a unção relacionada ao ensino daquela mensagem. Algumas noites, temos uma atmosfera de cura e milagres, outras, uma atmosfera com forte ênfase em libertação, outras reuniões são marcadas por uma intensa atmosfera de adoração a Deus e, mais recentemente, temos observado o Espírito Santo de Deus mover-se em nosso meio, trazendo uma doce e preciosa atmosfera profética, onde os dons vocais são fortemente exercitados. Apocalipse 19:10 - "E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus" . Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Certa vez, alguns intercessores foram para a lanchonete conosco após uma dessas reuniões de avivamento extravagante, e eufóricos pelos sinais reagiram do mesmo modo que os discípulos retornaram para prestar contas e relatório a Jesus em Lucas 10.17-21. Eles achavam que agora seriam pregadores que operariam na mesma dimensão de milagres. Eles haviam sido instrumentos para curar e ministrar pessoas poderosamente e ao ouvir seus comentários lhes ensinei que de fato havia essa possibilidade. pois basicamente o princípio primário, o de estar exposto a operação daquela unção havia acontecido naquela noite. Semanas depois eles nos ligam, tristes e frustrados dizendo que durante os dias em que ministramos naquela cidade, foi gerado uma atmosfera de milagres, mas depois que saímos com nossa equipe, os cultos haviam voltado a dimensão de mover profética anterior. Tive por necessidade lembrá-los o que esta escrito em I João 2.27 "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis" . Tudo o que eles precisavam era buscar a Deus e não nos telefonar para pegar um vôo e irem encontrar-se conosco em outra cidade. Eles já haviam sido expostos àquelas operações de fé, agora, tudo o que eles precisavam fazer era posicionarem-se em Deus, pois o princípio da transferência de unção exige que o desdobramento dela sempre seja em porção dobrada. Esse é o desejo de todo discipulador saudável, ver seus pupilos indo mais longe do que ele foi. Todo pai deseja lançar seus filhos como flechas nas mãos do arqueiro, pois flechas sempre vão mais longe que as pernas. Todo pastor ou líder de equipe de louvor deveria ficar feliz ao ver outro pregador ou músico da equipe desenvolver-se e destacar-se mais e melhor do que ele. Infelizmente nem todos são assim, em um número significativo de casos, Saul prefere perseguir aos jovens Davi's que Deus está levantando em nossa geração. Não adianta escrever-nos e-mails perguntando por que quando oram debaixo de nossa cobertura espiritual acontecem mais milagres do que na rotina eclesiástica de suas igrejas. É preciso escrever e-mails para Jesus, pois a todos ele responde prontamente. Gastar tempo correndo atrás de Jesus é a chave para aprendermos a trazer a existência mediante oração profética uma atmosfera de cura, milagres, libertação ou adoração. Então, todos que estiverem circunstancialmente debaixo de nossa liderança fluirão e ministrarão na mesma perspectiva e unção ministerial que Deus já depositou anteriormente sobre as nossas vidas. É nesta perspectiva que devemos entender o texto bíblico que afirma que Deus tirou uma porção do espírito que estava sobre Moisés e distribuiu sobre os 70 anciãos. ____________________________________________________________________ Jelson Becker é pastor. Reside atualmente em Recife-PE, onde desenvolve a base do ministério Avivamento Extravagante. Ministra em média 35 mil pessoas ao ano em seminários e encontros no Brasil e no exterior. Entre os temas abordados, estão: ativação de dons espirituais, princípios de transferência de unção, adoração profética, princípios que antecedem o avivamento, espíritos aprisionados e como implantar uma equipe de profetas intercessores em sua igreja. Lidera a Escola de Ativação Profética em Recife com o apoio de tele-salas de aula, que objetivam ensinar o evangelismo profético a igrejas no mundo.
Por JELSON BECKER 5 de setembro de 2019
Jesus e Moisés foram instrumentos divinos para ativar numa equipe de intercessores proféticos uma porção da unção de Deus que os habilitou para se moverem numa dimensão do sobrenatural. Aqueles que compreenderam isso e não permaneceram apenas num exercício de fé passivo, mas mergulharam em Deus numa disciplina espiritual mais profunda de conhecê-lo e fazê-lo conhecido, marcaram a história da igreja com testemunhos de milagres na projeção de sua sombra, transladados fisicamente ou arrebatados até o terceiro céu, enquanto outros foram limitados a profetizar uma única vez em que circunstancialmente estavam expostos à nuvem da glória. Uma manifestação da unção profética esta potencialmente disponível para todo aquele que crê, pede e busca em Deus. O ministério profético e a continuidade dessas manifestações ministeriais não serão para todos, mas sim para aqueles que receberem de Deus um chamado específico para o ministério profético. Por isso em Números 11:25 diz: "Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais" . Estranho, você não acha? Profetizaram apenas naquele momento e circunstancialmente naquela reunião. Mas depois, nunca mais profetizaram. Debaixo da liderança de Samuel, numa reunião em que o Espírito da Profecia estava se movendo poderosamente, até mesmo Saul profetizou, e todos nós sabemos que ele não tinha grande potencial profético (I Sm 10.11). Com isso, aprendemos que precisamos ser ensinados e discipulados na Palavra e nos mistérios do Reino de Deus. Mas ainda que sejamos expostos a uma atmosfera de milagres, cura, adoração ou exorcismo e libertação, isso nada resultará em crescimento pessoal se não estivermos dispostos a buscar pessoalmente em Deus a porção de unção, graça e dons espirituais que Ele já disponibilizou individualmente para cada um de nós em Cristo Jesus. É importante e saudável, termos um Eliseu para orar por nós, a fim de que nossos olhos espirituais sejam abertos a fim de vermos os anjos e as carruagens de fogo celestial ao nosso redor. Isso gera em nós, como profetas em amadurecimento, a certeza de que maior é o número dos que estão conosco, do que os que estão com os nossos adversários. Porém apenas isso não é o suficiente. Sempre haverá um momento em que Elias será tirado de Eliseu, em que Moisés será tirado de Josué, Paulo será tirado de Timóteo e são nesses momentos que evidenciamos de fato nosso crescimento espiritual. Sempre haverá uma oportunidade para Geazi estar sozinho, longe dos olhos de seu Eliseu, e infelizmente são nesses momentos que muitos ministros com forte potencial profético estão falhando em nossos dias. Trocando seus direitos de primogenitura por um prato de lentilhas. Milhares de pessoas já foram e outras estarão sendo expostas a operação da unção divina. Isso apega-se a elas como uma espécie de radioatividade espiritual, seus poros começam a transpirar o poder do Espírito Santo, elas ficam dias sem vontade de comer ou simplesmente entram num período de reflexão e exercícios devocionais. Essas talvez sejam algumas das evidências e resultados da ativação profética. Mas agora que foram estimulados pela unção, precisam compreender que nada permanecerá substancial em suas vidas, sem a disciplina de aplicarem seus corações a buscar a Deus com todas as suas forças, de todo seu coração e amor pelo estudo das escrituras. Tenho viajado pelo Brasil e exterior e nos últimos meses mais de 18 pastores receberam-me em suas igrejas para pregar. Todos falaram que anos atrás haviam recebido de Deus a mesma unção de milagres criativos, como dentes de ouro, azeite perfumado, pó brilhante, objetos metálicos que mudam de propriedade, sons metafísicos no auditório, discernimento por aromas, pessoas magnetizadas ao chão ou nas cadeiras e paredes, multiplicação de água, azeite ou transformação de água em vinho, entre inúmeros outros sinais criativos de Deus. Mas, infelizmente esses líderes começaram a ser criticados por outros pastores e religiosos em suas cidades e lenta, mas progressivamente, tiveram seu espírito aprisionado a uma caverna e por amarem mais a opinião dos outros e a politicagem religiosa, simplesmente desprezaram as operações criativas do Espírito Santo e todos disseram a mesma frase: "Simplesmente deixei de orar por essas coisas, mas agora com sua vinda Deus esta reativando isso em nossa igreja!". O que esse pastores não imaginavam é que eu iria lhes dizer que apenas reativar essas manifestações na igreja não lhes seria suficiente, não durara muito tempo, sem que individualmente cada pessoa aplicasse seu coração a buscar sistematicamente uma dimensão mais profunda do Espírito Santo. ________________________________________________________________________ Jelson Becker é pastor. Reside atualmente em Recife-PE, onde dessenvolve a base do ministério Avivamento Extravagante. Ministra em média 35 mil pessoas ao ano em seminários e encontros no Brasil e no exterior. Entre os temas abordados, estão: ativação de dons espirituais, princípios de transferência de unção, adoração profética, princípios que antecedem o avivamento, espíritos aprisionados e como implantar uma equipe de profetas intercessores em sua igreja. Lidera a Escola de Ativação Profética em Recife com o apoio de tele-salas de aula, que objetivam ensinar o evangelismo profético a igrejas no mundo.
Por JELSON BECKER 5 de setembro de 2019
Vimos em nosso artigo anterior, o que é Ativação Profética. Porém uma pergunta freqüente que recebemos em nosso e-mail é sobre como gerar uma atmosfera profética ou o que seria uma reunião onde o espírito da profecia encontrasse intensa liberdade para mover-se. Existe um episódio nas escrituras, que nos explica direitinho o que são atmosferas de unção profética e como alguém pode ser ativado no dom profético. Saul não tinha o ministério profético, mas profetizou circunstancialmente pois fora exposto e ativado na unção profética (I Sm 10.11). Porém sem aplicar seu coração a obedecer ao Senhor, todo seu potencial profético permaneceu limitado. Saul era um homem mau, orgulhoso e vaidoso, geralmente pastores assim tem medo de conduzir suas igrejas a uma dimensão profunda do mover profético. Esses líderes gostam do avivamento que eles possam manipular e controlar, morrem de medo do avivamento bíblico, aquele que quando Deus manifesta dos céus trás a luz tudo o que esta oculto nos bastidores das igrejas e suas estruturas denominacionais. Anelam por alguns dos dons espirituais, mas algo sempre muito moderado, a fim de poder gerar no inconsciente coletivo das suas igrejas uma falsa expectativa de que naquele lugar também existe liberdade para as operações do Espírito Santo, e logo suas ovelhas concluem erroneamente que não precisarão procurar em outro lugar um ambiente propício para o amadurecimento espiritual e pleno desenvolvimento dos dons. Leia I Sm 10 e I Sm 19 e correlacione os fatos. Em I Sm 10.5-13 "Então chegarás ao outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão profetizando. 6 E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e tornar-te-ás um outro homem. 7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão, porque Deus é contigo. 8 Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer. 9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia. 10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles. 11 E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro: Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas? 12 Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se tornou em provérbio: Está Saul também entre os profetas? 13 E, acabando de profetizar, foi ao alto". Havia uma radioatividade profética ao redor daqueles profetas da dança e da música, pois ao se aproximarem de Saul ele também foi envolvido pela unção de Deus. Claro que Saul precisou render seu espírito ao mover do Espírito Santo de Deus que estava sobre aqueles profetas adoradores que vieram ao seu encontro, pois sem o desejo interior de render-se as manifestações do poder de Deus, Ele o respeitará e amará apesar de inúmeras vezes duvidar, questionar ou emitir comentários ridículos... Ele nunca o violentará a experimentar dons espirituais, exatamente o oposto dos demônios que gostam de violar o livre-arbítrio incorporando nas pessoas... O fato de Saul ter profetizado nesse episódio, não fez dele um profeta, de ofício ou ministério profético. Ele seria rei, chefe da guarda, mas profetizou! Outro episódio de intensa manifestação profética em um determinado ambiente esta em I Sm 19.20-24. "Então enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma congregação/escola/casa de profetas profetizando, onde estava Samuel que presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e também eles profetizaram. 21 E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais também profetizaram. 22 Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que estão em Naiote, em Ramá. 23 Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá. 24 E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite; por isso se diz: Está também Saul entre os profetas?" Veja que nesse episódio, o próprio Deus vem sobre Saul com uma intensa e poderosa unção do Espírito Santo para impedi-lo de matar Davi, a fim de gerar arrependimento em seu coração e mudança de atitude. Uma pessoa exposta a unção do Espírito Santo pode ser lançada ao chão, rir, chorar, gritar ou até mesmo tirar a roupa... mas nem Deus nem o Diabo poderão manipular seu livre-arbítrio, essa decisão interior de permitir que o poder de Deus se manifeste sobre as suas fraquezas e debilidades interiores era de inteira responsabilidade de Saul. Temos viajado por inúmeros países e cidades brasileiras, e em todos os lugares Deus esta despertando o “espírito adormecido do rei Ciro”. Líderes de diversas linhas teológicas e estruturas denominacionais estão experimentando um novo nível de intimidade e comunhão com Deus. Reuniões como as descritas em I Sm 10, onde Samuel liderava uma escola de profetas e adoradores que ministravam ao Senhor com danças, choro e quebrantamento nos dão uma idéia de como devem ser os cultos dirigidos pelo Espírito Santo. Apesar de toda essa euforia profética, e sede por milagres, tenho observado que pouco de evangelístico que sido feito em algumas dessas estruturas denominacionais que decidem mergulhar no rio de Deus. Pensando nisso começamos a sistematizar uma série de estudos que em breve serão expostos na escola de evangelismo profético, cujo objetivo é catalisar todo esse poderoso mover do Espírito e simplesmente levá-lo para o lado de fora da igreja. Apocalipse 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. Falarmos em profecia sem falarmos em testemunho é como correr com apenas um dos nossos pés calçados. Até conseguiremos nos deslocar, mas não seremos eficientes. Todo o propósito do pentecostes e das manifestações de poder esta diretamente relacionada ao evangelismo, a compartilhar nossa fé com outros e a testemunhar com ousadia. Até quando acreditaremos na mentira do diabo, pensando que a ministração dos dons espirituais assusta ou afugenta os visitantes da igreja? Em I CO 14.22-25 umas das operações do dom de línguas estranhas é exatamente essa, orar em línguas para que os segredos e os mistérios do coração do incrédulo sejam revelados e ele publique louvores crendo que Deus verdadeiramente esta em nosso meio. “De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós” I Co 14.22-25. Deus sempre esteve pronto para operar seus sinais e manifestar dons entre os homens. Nos é que historicamente tivemos nossos músculos espirituais atrofiados por uma teologia cega, manca e banguela! Mas é chegada a hora em que Deus esta levantando uma geração de adoradores extravagantes dispostos a reverter esse quadro! Lucas 11:49 " Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros"; Jesus disse aos seus discípulos que Ele mesmo nos enviaria profetas e apóstolos, estamos vivendo esses dias em que a unção e a vocação apostólica e profética da igreja esta sendo restaurada. Você faz parte desse mover profético do Espírito Santo hoje. Você é chamado a ser um profeta em um tempo de transição, aonde o vinho velho esta sendo lançado fora e o vinho novo tem trazido uma nova alegria na comunhão com os irmão e no Espírito Santo. Abra os compartimentos secretos de sua alma e invoque o Senhor até que obtenha da parte dEle toda a manifestação dos céus na terra e possamos nos alegrar com Ele ao ver o seu Reino manifeste e proclamado entre os homens na terra.
Por JELSON BECKER 10 de abril de 2019
A JETHRO INTERNATIONAL CHAPLAIN A Jethro International Chaplain é uma faculdade localizada em Boston, nos Estados Unidos. A principal missão da Jethro é capacitar e instrumentalizar líderes dentro dos processos da Inteligência Espiritual para que eles possam no campo Diplomático , atuar livremente dentro da sociedade, inspirando mudanças e quebrando paradigmas. A chancela dentro da Capelania Internacional que a Jethro oferece para a Alta Liderança entrega o reconhecimento nas nações, legalidade e autoridade no seu papel como diplomata civil, capacitando-a em muitas esferas de poder, principalmente nos ambientes e campos diplomáticos.
Por JELSON BECKER 8 de abril de 2019
Isaias 54:17: "Toda arma כְּלִי forjada יָצַר contra ti não prosperará צָלַח; toda língua לָשׁוֹן que ousar קוּם contra ti em juízo מִשׁפָּט, tu a condenarás רָשַׁע; esta é a herança נַחֲלָה dos profetas [servos] עֶבֶד do SENHOR יְהוָה e o seu direito צְדָקָה que de mim procede, diz נְאֻם o SENHOR יְהוָה." Ate quando iremos tolerar sistemas de crencas religiosos e cheios de medo ou transferencia de responsabilidades? Quem nos enfeitiçou com aquela ideia de que "apenas Deus po de julgar"? O texto acima ensina exatamente o inverso. Quando vivemos um cristianismo timido e sem autoridade, banalizando a graça de Deus, inconstantes... o melhor mesmo é ficar calado e entregar nas mãos de Deus. Porem ao desenvolvermos uma vida de intimidade e comunhão com Deus, nossa herança, nosso direito, passa a ser exatamente o inverso do pensamento religioso predominante... Somos nós quem iremos condenar todos os fofoqueiros, manipuladores, invejosos ou mentirosos que ousarem pronunciar nossos nomes em seus labios imundos! Não é Deus, somos, nós! Frequentadores da Religião estão acostumados a falarem mal e difamarem pastores ou padres passivos, e nada lhes acontece de mal... quando praticam as mesmas manipulações e difamações contra os profetas, os servos de Deus, íntimos que se relacionam com Ele através da oração e da obediência, descobrem o poder do aprendizado através da pedagogia da dor! Se Deus nâo zelar por seus profetas e por sua palavra, Ele se tornará mentiroso - Amos 3.7 e Isaias 46:9-10. A natureza e o poder de Tsidkenu YAVEH, o "Senhor Minha Justica É", não vai solucionar todas as injustiças no planeta terra se os sofredores permanecerem passivos. Deus como Justo Juiz é um poder Estatico, Ele se apresenta Dinamico em outros Atributos, não em "Tsidkenu". Quem vai a Ele precisa se mover em Fé para Ativar, Acionar as engrenagens de Justiça e Juízo! Você já viu algum juíz batendo de porta em porta perguntando se a Dona Maria possui alguma desavença juridica para ele julgar? Claro que não, isso nunca acontecera! O Juiz é um Poder Estatico, ele fica lá no Forum e as pessoas injustiçadas vão ao encontro dele crendo que o problema sera resolvido! A forma mais poderosa para o inferno ferir pessoas e as fazer pensar que Deus não existe é atraves do sentimento de injustiça ou impotencia diante da impunidade judiciaria. Chegou o tempo de vermos Deus responder aos seus servos, aos seus profetas, que clamarem por Justiça nas mais diversas instituições religiosas, politicas e judiciais. STJ e STF a sua hora chegou! Proclamem sobre eles: MENE MENE TEKEL UPHARSAM - Daniel 5. www.AtivacaoProfetica.com.br www.YouTube.com/JelsonBecker
Por JELSON BECKER 11 de março de 2019
Durante muitos séculos os maiores Inimigos da Fé Cristã genuína foram os elementos Externos a Igreja , como por exemplo o paganismo, as sociedades idólatras e sodomizadas, ou ainda os Sistemas Políticos e Econômicos que perseguem os adeptos da Fé na Esperança da Ressurreição dos Mortos . Nas últimas décadas tenho visto o grande crescimento dos Inimigos Internos da Fé Cristã, um acelerado processo de desconstrução de convicções milenares por inúmeros casos de Escândalos Morais e Espirituais envolvendo líderes clericais. Multiplicam-se as denuncias de estupros, abortos, pedofilia, roubo, mentira, manipulação e assédio emocional nos bastidores das grandes instituições religiosas. Recentemente o Papa Francisco reuniu sua cúpula para deliberar sobre o fato vergonhoso. A estatística demonstra que entre os Católicos Romanos o maior índice é de pecados e crimes relacionados com a manipulação da energia sexual , resultado direto do culto a rainha dos céus... Já entre os protestantes e pentecostais o padrão de iniquidade que mais se repete é a manipulação da energia financeira ou do poder político , resultado do desequilíbrio atual da teologia da prosperidade! Lembre-se sempre, a teologia da prosperidade dos anos 70 e 80 era bíblica e equilibrada, aqueles fundamentos bíblicos de Fé e Finanças sempre serão saudáveis. A partir dos anos 90 os desequilíbrios começaram a evoluir. Esses Inimigos Internos da Fé Cristã danificaram em poucas décadas aquilo que os feiticeiros, satanistas, muçulmanos vem se esforçando a destruir ao longo dos séculos realizar! Recentemente, a jornalista crítica, A. C. Grayling publicou: "...o cristianismo tem sido uma ideologia geralmente violenta e sempre opressiva – pense nas cruzadas; na tortura; nas pessoas queimadas em estacas; nas mulheres constantemente escravizadas inúmeras vezes aos partos e ao seu marido, sem poderem se divorciar; na distorção da sexualidade feminina; no uso do medo (dos tormentos do inferno) como um instrumento de controle... Atualmente, em contraste, o cristianismo se especializa em músicas comoventes e desfocadas. Suas ameaças acerca do inferno; sua exigência por pobreza e castidade; sua doutrina de que apenas poucos serão salvos e muitos serão condenados foram deixadas de lado e substituídas por dedilhados de violão e sorrisos açucarados. O cristianismo tem se reinventado com freqüência, com uma hipocrisia de tirar o fôlego, com o interesse de manter o seu domínio sobre os incautos. E se um monge medieval despertasse do sono hoje, como no filme O Dorminhoco, de Wood Allen, não seria capaz de reconhecer a fé que leva o mesmo nome que a sua..." Não creio que as críticas da jornalista sejam justas ao serem direcionadas a toda cristandade contemporânea, existem muitos cristãos bons e sérios em nosso meio! Conheço muitos Líderes Cristãos que genuinamente vivem o comissionamento de serem Cristo em carne , esforçam-se para seguir a Fé de Jesus, o Cristo, bem como a dos apóstolos! Creio sim, que existem muitas verdades misturadas com amarguras e ódio no texto publicado pela jornalista. Porém por trás de toda crítica textual, sempre existe um pouco de verdade, o que nos constrange a refletir e modificar. Em geral, em teologia, aquele que faz uma análise crítica ou construtiva termina sendo demonizado , enquanto os conselheiros puxa sacos institucionais frequentemente celebrados . Devemos ler essas critica, buscar corrigir os erros que estiverem ao nosso alcance, em nossa pequena esfera de influência e atuação. Porém temos que fugir da tentação de negarmos a crítica de modo alienado ou burro! De modo geral percebo que Grayling esta vomitando maribondos contra os líderes políticos das grandes máquinas eclesiásticas e administrativas que Ativamente praticam esses padrões de manipulação e pecado. Aos seus respectivos seguidores, súditos, os liderados que Passivamente tomam conhecimento das barbaridades praticadas nos bastidores e tornam-se cúmplices. Ela erra ao generalizar suas acusações! Isso mesmo, cristãos que não praticam atos pecaminosos descritos, porém toleram a pratica dos seus Padres ou Pastores, inevitavelmente tornam-se cúmplices, coniventes e espiritualmente comprometidos com todo sangue inocente derramado ou dinheiro desviado por seus Líderes Espirituais . "Eles, conhecendo bem o decreto de Deus, que são dignos de morte, os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também consentem aos que as praticam" Romanos 1:32 - Paulo relaciona uma lista de práticas pecaminosas, entre elas a ênfase esta no homossexualismo e no final do capítulo afirma que não apenas os que praticam ativamente esses padrões de iniquidade , mas aqueles que não os praticam, porém toleram, consentem, são coniventes que seja praticado , também se tornam "dignos de morte"! Outro texto similar é esse: "Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que toleras [deixa/permite] Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras. E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras" Apocalipse 2:20-23 - Existem pessoas que não praticam as obras de Jezabel, mas apenas sabem que elas são praticadas e movidos por profundo medo e cumplicidade não fazem nada para que a justiça seja restaurada! Ter medo é normal, faz parte de nossa humanidade, mas permitir-se ser bloqueado por esse medo é pecado! Somos responsáveis por vencer toda influência demoníaca do espírito de medo - "Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação" II Timóteo 1:7 - "Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Eis que, envergonhados e confundidos serão todos os que se indignaram contra ti; tornar-se-ão em nada, e os que contenderem contigo, perecerão. Buscá-los-ás, porém não os acharás; os que pelejarem contigo, tornar-se-ão em nada, e como coisa que não é nada, os que guerrearem contigo. Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo" Isaías 41:10-13 . "Tu és meu machado de batalha e minhas armas de guerra, e por meio de ti despedaçarei as nações e por ti destruirei os reis; E por meio de ti despedaçarei o cavalo e o seu cavaleiro; e por meio de ti despedaçarei o carro e o que nele vai; E por meio de ti despedaçarei o homem e a mulher, e por meio de ti despedaçarei o velho e o moço, e por meio de ti despedaçarei o jovem e a virgem; E por meio de ti despedaçarei o pastor e o seu rebanho, e por meio de ti despedaçarei o lavrador e a sua junta de bois, e por meio de ti despedaçarei os capitães e os magistrados. E pagarei a babilônia, e a todos os moradores da Caldéia, toda a maldade que fizeram em Sião, aos vossos olhos, diz o SENHOR" Jeremias 51:20-24 [Veja Também Romanos 6:13 ] - Fica claro que através da instrumentalidade daqueles que temem ao Senhor: Israel ou alegoricamente a Igreja do N.T. Deus fala que: - "nós somos os seus instrumentos de justiça sobre a terra"! Não será através da instrumentalidade do Arcanjo Miguel nem Gabriel que o Padre ou Pastor pedófilo deixarão de multiplicar essa contaminação em nossas cidades, mas através de nós, os Redimidos de Sião , os Profetas do Novo Testamento! Será que a sua falta de "fome por justiça" é tão grande que cauterizou sua mente ao ponto de acreditar na mentira teológica de que "Deus fará justiça na terra, sem termos que nos envolver nessa briga?" Conivência, Cumplicidade e Transferência de Responsabilidades são as evidências de que espiritualmente um Cristão Genuíno se tornou passivo e perdeu o primeiro amor! Não seja enfeitiçado por falsas construções de raciocínios teológicos astutamente articulados apenas para tolerarmos aquilo que Deus abomina . É simplesmente impossível vermos toda a sujeira limpa sem estarmos dispostos a contaminar nossas mãos, até que tudo esteja limpo e cheiroso! Talvez algumas mentes já tenham sido enfeitiçadas por frases do tipo: " Não importa o que eles fazem com dinheiro lá nos bastidores, o importante é que entrego meu dizimo e oferta... Deus é quem sabe de todas as coisas..." ou outros versículos bíblicos descontextualizados como por exemplo: "Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem..." Hebreus 13:17. Esses pensamentos parecem até soar espiritual, mas não quando citados fora do contexto! É o atestado de alienação e cumplicidade de uma multidão de Cristãos Genuínos , pessoas boas, que foram manipuladas no ensino textual bíblico e agora tornaram-se vítimas de um sistema de abusos, autoritarismo e medo! Apenas Cristãos Maduros conseguirão discernir quando Podem contrariar seus Líderes Eclesiásticos ou quando Devem Contrariá-los , são constrangidos pela Palavra de Deus a Denunciar Padrões Pecaminosos Históricos em suas Igrejas ou Denominações , a fim de não pegarem da mesma lepra! Nenhum avivamento genuíno veio sem primeiro romperem com essa influência cósmica do medo e cumplicidade na psique da Nação ou na psique de uma Igreja Local! O Apóstolo Paulo por exemplo, escrevendo aos G álatas, movido por intensa Maturidade Cristã e Amor Fraternal pelo Apóstolo Pedro , que não tolerou permitir que ele seguisse no engano. Cheio da ousadia do Espírito Santo, Paulo confrontou a Pedro e o chamou para o arrependimento. Utilizou palavras fortes como "hipócrita" , e em momento algum Pedro refutou com chavões da superstição teológica afirmando que nínguem pode "Tocar nos Ungidos de Deus" , ou que ele fosse um "Infalível Papa" ... "Quando, porém, Pedro veio a Antioquia, enfrentei-o face a face, por sua atitude condenável. Pois, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios. Quando, porém, eles chegaram, afastou-se e separou-se dos gentios, temendo os que eram da circuncisão. Os demais judeus também se uniram a ele nessa hipocrisia, de modo que até Barnabé se deixou levar. Quando vi que não estavam andando de acordo com a verdade do evangelho, declarei a Pedro, diante de todos: Você é judeu, mas vive como gentio e não como judeu. Portanto, como pode obrigar gentios a viverem como judeus?" Gálatas 2:11-14. Ao observar Cristãos Bem Intencionados bajulando e massageando o ego dos seus Líderes Pastorais , simplesmente para evitar confrontos, desgastes ou polêmicas... mesmo depois de já terem recebido o discernimento espiritual das imaturidades e irregularidades administrativas ou doutrinárias, só posso concluir três coisas: 1- São Cristãos Genuínos , porém foram feridos e oprimidos através do Medo e cíclico padrão de Manipulação, ou 2- Em virtude da Convivência e Conivência tornaram-se tão monstruosos quanto os Líderes Corruptos que ajudam a encobrir. 3- Ainda existem aqueles que perderam suas Identidades originais e tornaram-se um Clone Fracassado dos Líderes com os quais estabeleceram pactos, alianças e laços de almas... essas ligações emocionais e espirituais foram boas e saudáveis por um período de tempo passado, mas atualmente são a principal estrutura que os impede de crescer e vencer! Por Exemplo, quando alguém entrega seus dízimos ou ofertas em uma Igreja Local ou Sacerdote Corrupto , mas você não tem luz de conhecimento, nem evidências ou provas que aquele Padre ou Pastor que administram essas ofertas pratique pecados como pedofilia, abortos, estupros, roubos, mentiras ou ameaças... Tudo bem, você alivia sua consciência, dizendo que ofertou para Deus, e semelhante a experiência positiva de Ana e Elcana descrita em I Samuel 1, eles também ofertavam anualmente na vida de Sacerdotes Abomináveis perante Deus. Sua fé expressou a semeadura e manifestou a colheita abençoada pretendida. Mas quando você tem pleno conhecimento das anomalias eclesiásticas e ainda continua entregando seus recursos financeiros para esses Líderes Doentes Administrarem , você se torna cúmplice, conivente e co-praticante de todas as barbaridades deles. Você já considerou que sem o seu Tempo de Voluntariado, Dinheiro ou Cumplicidade aquele Padre ou Pastor corrupto não teriam como pagar o Preço do Sexo Pervertido ou as Ameaças de medo as vítimas? " Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor" I Samuel 2:12 - Claro que Ana e Elcana não sabiam que Eli, Hofni e Finéias eram sacerdotes corruptos e pervertidos, anualmente faziam suas ofertas e tinham uma Fé Simples e Ingenua semelhante a que Jesus descreveu falando da Fé das Criancinhas , necessária para termos acesso ao Reino do Céu - Matheus 19:14 . Deus não irá deixar de abençoar um fiel devoto por ofertar em um altar contaminado espiritualmente, porém esse recurso financeira nas mãos erradas irão produzir frutos malignos. Havia um contexto de ICABODE , o Sacerdócio de Eli já havia perdido a Glória de Deus , porém os milagres de cura ainda aconteciam, pois a Fé de Ana e Elcana recebeu o nascimento de jovem Reformador Profético Samuel , o qual após a morte de Eli, iniciou um poderoso avivamento. É muito bom quando Deus ainda " Usa" a oração de um Líder Pastoral para realizar milagres de curas, mas é infinitamente melhor quando Deus o "Aprova"! Nossa sociedade não se agrada de ser motivada pelo medo. Nós nos ressentimos com isso. Afinal de contas, o medo não é um guia confiável. Parece muito instintivo, em vez de racional. Multiplicam-se as “Fobias” , como chamamos os medos irracionais modernos. Então nos referimos as diversas fobias modernas, como doenças da alma. Devemos ter pena das fobias e rejeitá-las. O medo é poderoso, admitimos, mas também é irracional e nos deixa sujeitos à manipulação, vulneráveis, expostos. Por essa razão, não gostamos dele, e mesmo odiando o medo, milhares de cristãos bem intencionados se permitem continuar a viver, debaixo desse Cobertor Religioso do Assédio Espiritual , Esgotamento Emocional por parte de Líderes Tóxicos. Existem Igrejas locais ou Ministérios , que em algumas situações, a melhor resposta as orações dos justos seria o fechamento imediato das suas atividades! Isso mesmo, o melhor para o Reino de Deus em algumas circunstâncias é que determinadas Igrejas Manipuladoras fechem, e fechem rápido! Somente assim esses Líderes Doentes deixarão de ferir pessoas simples, "pequeninos" com suas supostas “Sãs Doutrinas” . Igrejas ou Líderes Feridos precisam de ajuda e ministração, quando dispostos a serem confrontados e orientados. Caso contrário é melhor que esses modelos de Igrejas ou Denominações Religiosas simplesmente parem de existir, sejam elas Católicas, Protestantes ou Pentecostais. "Mas qualquer que fizer tropeçar [escandalizar] um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e se submergisse na profundeza do mar. Ai do mundo, por causa dos tropeços [escândalos]! Pois é inevitável que venham; mas ai do homem por quem o tropeço [escândalo] vier!" Mateus 18:6-7 Frequentemente encontro Padres ou Pastores Corruptos ameaçando pessoas simples com esse texto em seus imundos lábios! Pois Jesus diz, "ai do homem por quem o tropeço ou escândalo for praticado" , e não aquele que denunciou publicamente o pecado oculto do outro, a fim de limpar e corrigir espiritualmente! Mas esses líderes doentes em suas almas, manipulam a interpretação do texto ao ponto de ensinarem que "se você descobrir alguma falcatrua, jamais devera denunciar publicamente" , pois "ai daquele" por quem o pecado for revelado. Livre-se de toda mentira em sua mente! A maior habilidade dos demônios através da instrumentalidade dos homens corrompidos é nos ferir , e ainda assim tentar nos convencer de que somos os responsáveis, induzir a absorvermos uma culpa que nunca existiu, por sermos no fundo, as vítima!
Por JELSON BECKER 19 de outubro de 2018
CIDADE DAS SEITAS Amigos, nos EUA um lider cristao pentecostal, Jim Jones, abraçou os valores da teologia e politica de esquerda, terminando num suicidio coletivo se mais de 900 seguidores nas Guianas! No BRASIL o mesmo esta em pleno curso e acontecimento, alguns lideres cristaos protestantes como Ariovaldo Ramos e Ed Rene... também abraçaram a mesma linha teológica esquerdopata e política socialista, e estão mortos, espiritualmente zumbis, e o pior... zumbinizando outros. Conduzindo um pequeno punhado de cristãos genuínos, bem intensionados, de corações bom, infelizmente não muito inteligentes, bobinhos coitadinhos... os quais estão marchando ao suicidio espiritual. O mesmo padrão de suicidio coletivo da esquerda tupiniquim repete o padrao de Jim Jones, os nossos zumbis protestantes insistem em apoiar o Haddad e o PT! Alguns morreram fisicamente com ciamoreto no Suriname, outros estão morrendo espiritualmente com discursos patéticos da esquerda no Brasil! Leiam abaixo o email que recebi do jornalista Julio Severo e multipliquem em suas redes sociais. Osculos e Amplexos Apostolo Becker JelsonBecker@gmail.com LIVRO: Jim Jones & Harvey Milk: A História Secreta, por Rod Dreher O próximo mês marca o aniversário de 40 anos de dois eventos marcantes da cultura popular americana: o assassinato do político gay pioneiro Harvey Milk e o suicídio em massa de 900 membros da seita Templo dos Povos. Se você se lembra de alguma coisa sobre o suicídio em massa, é provavelmente que o líder da seita, Jim Jones, tenha sido representado como um demônio cristão fundamentalista cujos seguidores que batiam na Bíblia sofriam repreensões e lavagem cerebral para beber refrigerante com o veneno cianeto. Harvey Milk, por outro lado, é um herói popular. O supervisor de São Francisco tornou-se um santo de direitos homossexuais porque foi martirizado por um fanático de direita. Esse é a história que dão em ambos os casos. Mas, segundo o escritor Daniel Flynn, isso mal é verdade, mas sim propaganda. E o modo como a história se lembra desses homens e a hora e o lugar que os fizeram nos oferece um aviso horrendo hoje. O novo livro de Flynn “Cult City: Jim Jones, Harvey Milk, and 10 Days That Shook San Francisco” (Cidade das Seitas: Jim Jones, Harvey Milk, e 10 Days que Abalaram São Francisco [ISI Books]) é um trabalho ousado e às vezes chocante da história revisionista que desafia o que achamos que sabemos sobre os homens e os eventos assassinos que os colocaram em proeminência nacional. Flynn revela que Jones era na verdade um fanático socialista que, longe de ser um extremista teológico e cultural, era uma personalidade importante na política de esquerda na cidade de São Francisco, Califórnia, EUA. Flynn também mostra que Milk era um oportunista e um exibicionista que estava disposto a usar a retórica extremista — e em um caso, teve prazer em sair do armário — para avançar sua carreira política. Seu assassino não era um homófobo homicida, mas um ex-aliado político cabeça-quente que estava furioso com a traição política de Milk. E, o mais bizarro de tudo, Milk e Jones eram amigos e aliados. Esse era o tipo de lugar que São Francisco era na década de 1970, diz Flynn, que concordou em fazer uma entrevista comigo por e-mail: Rod Dreher: Fiquei chocado ao descobrir que Jim Jones e Harvey Milk eram aliados na política na década de 1970 em São Francisco. Antes de entrarmos nos detalhes dessa aliança, o que ela tem a ver com o título do seu livro, Cidade das Seitas? Daniel Flynn: São Francisco sofreu a ressaca após a embriaguez. Depois da florescente década de 1960, exemplificada por Summer of Love, Haight-Ashbury e Human Be-In do Golden Gate Park, São Francisco tornou-se um lugar muito tenebroso. O Assassino do Zodíaco ridicularizando policiais, os Assassinatos Zebra visando pessoas brancas, o terrorismo da Frente de Libertação do Novo Mundo levando a uma bomba colocada no peitoril da janela de Dianne Feinstein, entre outros atos assustadores. O sequestro de Patty Hearst feito pelo Exército Simbionês de Libertação e muito mais enfeiaram uma bela cidade. Loucos políticos e simplesmente loucos se misturavam, restando pouco para diferenciar os dois. Isso funcionou como o ambiente ideal para Jim Jones e o Templo dos Povos. Isso se encaixou em seu tempo e lugar, mesmo que se destaque para nós quarenta anos depois. A teologia politizada do Templo realmente agarrou Harvey Milk, um homem até então bastante indiferente à fé. Jim Jones promovia direitos gays, o que atraiu Harvey Milk. Além disso, ele fornecia às suas campanhas “voluntários,” uma gráfica e publicidade através de seu jornal amplamente distribuído. Quando Milk organizou uma feira na Rua Castro, o Templo dos Povos forneceu artistas de nível profissional. Quando o amante dele cometeu suicídio, os membros do Templo enviaram dezenas de cartas de condolências convidando Milk a visitar ou até mesmo morar em Jonestown. Milk claramente achava sua associação com Jim Jones estimulante. “Pode levar muitos dias para voltar do alto que eu alcancei hoje.” escreveu Jim Jones depois de um culto no Templo. “Lamentei que tive de sair depois de 4 horas curtas… Encontrei algo querido hoje. Encontrei uma sensação de ser que compensa todas as horas e energias colocadas em uma briga. Encontrei o que você queria que eu encontrasse. Eu voltarei. Porque eu nunca posso deixar.” Em troca de tudo isso, Milk deu legitimidade a Jim Jones. Ele palestrava no Templo dos Povos. Ele o elogiava em sua coluna no jornal Bay Area Reporter. Ele fez lobby em favor de Jones para o Presidente Jimmy Carter, o Secretário de Saúde, Educação e Bem-Estar Joseph Califano, o Primeiro Ministro da Guiana, Forbes Burnham, e outras figuras poderosas. Como mostra Cidade das Seitas, isso comprovou ser desastroso para muitas pessoas. Tantos líderes locais entusiasticamente dando garantias em prol de Jim Jones tornaram mais fácil para as pessoas em posições de responsabilidade que estavam longe rejeitar as acusações contra ele como fantásticas. Antes dos pobres beberem os refrigerantes de Jim Jones na América do Sul, os poderosos beberam em São Francisco. Rod Dreher: Eu era criança quando o suicídio em massa em Jonestown aconteceu, e sempre presumi que Jim Jones era algum tipo de cristão fundamentalista. Aliás, ele e seu Templo dos Povos eram exatamente o contrário disso. O que eles realmente queriam? Daniel Flynn: Tive a mesma experiência. Eu escrevo sobre isso brevemente nos agradecimentos. Talvez nós dois tenhamos pensado nisso porque a mídia inicialmente noticiou como fato um Jim Jones que batia na Bíblia, e esse primeiro rascunho da história dele ficou. O jornal New York Times, por exemplo, descreveu a pregação de Jones como “cristianismo fundamentalista” imediatamente após a tragédia. Mas eles sabiam a verdade. A.M. Rosenthal, o editor-chefe do jornal, ridicularizou vários anos antes a primeira vez que o Templo foi desmascarado por um escritor de religião do jornal San Francisco Examiner, explicando a um membro do Templo: “Nós esperamos ser atacados por pessoas como Lester Kinsolving e outros que têm eixos políticos para moer.” Na realidade, o Templo dos Povos usava os enfeites do cristianismo pentecostal para conquistar um grande número de pessoas para o socialismo. Jim Jones ridicularizava a Bíblia, pisava nela na frente de seu rebanho e instruiu seus seguidores a usá-la como papel higiênico quando esse suprimento de necessidade acabou em Jonestown. O resto que os sobreviventes do Templo me disseram sobre isso realmente fez meu queixo cair. A revista The Nation foi um dos poucos veículos a relatar com precisão as perspectivas do Templo dos Povos depois da tragédia. “O Templo era tanto uma cruzada política de esquerda como uma igreja,” observou o semanário. “No decorrer da década de 1970, seu programa social ficou cada vez mais descontente com o que Jim Jones passou a considerar uma ‘América fascista’ e se deixou levar rapidamente para simpatias comunistas francas”. Nos membros ocasionalmente vestindo uniformes vermelhos, frequentemente cantando “A Internacional [Socialista]” e ensinando russo aos habitantes de Jonestown, o Templo dos Povos anunciava seu credo político. Jones chegou a politizar a pavorosa música do grupo, chamando-a de “suicídio revolucionário,” como se o ato niilista contivesse algum propósito ideológico mais elevado. De quem Jones emprestou esse conceito de “suicídio revolucionário” e como ele se desenvolveu lentamente dentro do Templo pode surpreender muitos leitores. Rod Dreher: A história que dão sobre Harvey Milk é que ele é um santo secular. Aliás, como você mostra, ele estava sexualmente envolvido com garotos menores de idade, e ele estava disposto a usar uma retórica extrema e caluniosa contra seus oponentes, até mesmo outros gays. Por que esses fatos foram empurrados para o buraco da memória? Daniel Flynn: Quando um adepto descobriu que Milk havia inventado uma estória de dispensa desonrosa da Marinha — somente em São Francisco um político mentiria sobre seu honorável serviço para aumentar a credibilidade —, Milk respondeu: “Símbolos. Símbolos Símbolos.” Na morte, Milk o homem tornou-se Milk o mito — um símbolo humano de algo maior que ele mesmo. Homens são complicados. Mitos? Nem tanto. A necessidade de ser limpo e puro. Gays, compreensivelmente, tentavam entender um ato sem sentido. Em vez de um homem mesquinho buscando uma compensação assassina por uma queixa mesquinha, o assassinato de Harvey Milk se tornou um ato de homofobia e sua vítima um mártir do movimento dos direitos gays. Parte dessa mitologia envolve a criação de uma caricatura de Dan White e seus motivos. O que eu descobri sobre o assassino de Milk entrevistando pessoas próximas a ele realmente me deixou chocado. Vou deixar tudo isso para o livro. A outra parte da equação da mitologização envolve a transformação de Harvey Milk, autor de uma única lei municipal — ordenando sensatamente aos donos de cães que limpem a sujeira que seus animais de estimação deixam — em seus 11 meses no cargo em uma figura colossal (e um santo secular). Santos requerem santidade. Harvey Milk agiu como um grande amigo, demonstrava um ótimo senso de humor, exibia uma incrível tendência à reinvenção e tenazmente servia as causas em que acreditava. Ele não era um santo. Seus maiores críticos não são direitistas (John Briggs [um político aposentado da Califórnia mais conhecido por um projeto de lei anti-homossexualismo — RD] expressou claramente para mim em nossa conversa o quanto ele gostava da companhia de Milk), mas homens gays, vários dos quais falaram comigo para este livro. Outros gays zelosamente guardam o legado de Milk. Um se recusou a responder às minhas perguntas, mas começou em vez disso a me fazer perguntas sobre o meu livro. Há uma qualidade expurgada nos livros sobre Harvey Milk. Espero que este livro ajude a mudar isso. A história das ações afirmativas com padrões variados para pessoas de acordo com políticas de identidade não é história. É propaganda. Meu objetivo não é tornar Milk um monstro, mas um homem. Homens são falhos. As pessoas que escolhem adorar um homem acham isso difícil de aceitar. Rod Dreher: Jim Jones tem sido em grande parte esquecido hoje, mas acho que é importante que as pessoas de hoje, se chegarem a pensar nele, se lembrem dele como um louco solitário, como um antecessor de David Koresh ou Warren Jeffs. Aliás, antes de exilar a si e sua congregação na Guiana, ele era uma figura que seguia as tendências esquerdistas de seu tempo e lugar. Por que nossa memória histórica foi falsificada? Daniel Flynn: Jim Jones realizou reuniões privadas com o companheiro de chapa de Jimmy Carter, Walter Mondale, e sua esposa, Rosalynn Carter, durante a campanha presidencial de 1976. O prefeito de São Francisco, George Moscone, nomeou-o presidente da Autoridade da Comissão de Moradia da cidade, efetivamente tornando-o o maior proprietário de terras da cidade (assustador quando pensamos em como ele tratava seus inquilinos na Guiana). Jane Fonda, Huey Newton, Angela Davis e outros o elogiaram. Willie Brown o comparou a Martin Luther King e Mahatma Gandhi. Jones estava muito envolvido com um pequeno grupo de pessoas que era popular na época. Então ele orquestrou os assassinatos de mais de 900 pessoas. Nesse ponto, o ateu evangélico e comunista dedicado foi transformado em um “fascista sedento de poder” nas palavras do apresentador de noticiário televisivo Walter Cronkite, e seus seguidores se tornaram “fanáticos religiosos” nas palavras da Associated Press. As razões para esse truque que enganou mentes fracas parecem bastante óbvias. Muitos políticos poderosos não permitiam investigações do Templo dos Povos. Muitos jornalistas famosos, inclusive Herb Caen, o principal jornalista do jornal San Francisco Chronicle, atuaram como incentivadores de Jim Jones. Muitos tinham culpa de sangue nas mãos. Além disso, Jones desacreditava os políticos que ajudaram e encorajaram a ele e as causas políticas que eles valorizavam. Então, eles o transformaram em algo que ele não era. Quando se pensa em tentativas frágeis, mas frequentes, de ligar assassinos em massa a figuras políticas sem nenhuma evidência — pensa-se na artimanha manca de ligar Jared Lee Loughner, o assassino em série de Tucson, a Sara Palin e ao movimento conservador Tea Party — a dissociação de Jim Jones das reais amizades e alianças que ele forjou com as elites democratas esquerdistas de São Francisco. Ele estava próximo do Supervisor Harvey Milk, dos futuros prefeitos de São Francisco, Willie Brown e Art Agnos, e do vice-governador da Califórnia, Mervyn Dymally, que na verdade fez uma peregrinação a Jonestown e retratou a si mesmo como impressionado. Por outro lado, o fato de tantos jornalistas terem se arriscado ajuda a explicar por que, depois de fornecer uma cobertura elogiosa de Jones durante sua vida, eles evitaram tocar no assunto dos amigos famosos e causas da moda dele depois de sua morte. Jornalistas haviam se comprometido. Rod Dreher: Você diz em sua conclusão que “até hoje não se aprendeu nada das lições de Jonestown”? Explique. Daniel Flynn: Pessoas mentiram. Pessoas morreram. Pessoas mentiram. Pessoas morreram. Jim Jones não poderia ter matado 918 pessoas sem que políticos, jornalistas e ativistas tivessem feito intervenções em favor dele. Eles confundiram ideologia com ética, um erro comum em fanáticos de todas as espécies. Em vez de aprender com esse erro, eles o aumentaram retratando Jones postumamente como alguém que ele não era a fim de proteger a ideologia deles, blindar a fraude política deles e absolverem-se do pecado jornalístico de realizar relações públicas em favor de Jones em vez de reportagens reais. Cidade das Seitas é um estudo de caso real do pior que pode acontecer quando pessoas poderosas fazem vista grossa ao mal porque o malfeitor tem a mesma política delas. Isso se repete nas análises modernas de Jonestown, as quais mostram uma tentativa imensa de suprimir a questão mais importante do Templo do Povo: a promoção da política de esquerda. Pelo fato de que a verdade desacredita pessoas famosas e causas favorecidas, os documentários de TV a cabo e as retrospectivas de jornais que certamente comemoram o aniversário de 40 anos da tragédia no mês que vem entram em contorções para manobrar em torno da verdade. Jim Jones acreditava em fazer o paraíso na terra. Como muitos outros que se dedicam a esse empreendimento, ele acabou fazendo o inferno na terra. Jonestown, e os políticos que ajudaram a fazer Jonestown acontecer, é uma história verdadeiramente surpreendente — mas não revelada. Acho que pessoas curiosas que querem saber a verdade sobre o que aconteceu nesse conto mais estranho do que em ficção vão querer ler meu livro. Traduzido por Julio Severo do original em inglês do site The American Conservative (O Conservador Americano): Jim Jones & Harvey Milk: The Secret History Fonte: www.juliosevero.com Leitura recomendada sobre Harvey Milk: A investida pró-pedofilia da esquerda Para seguir Julio Severo no Facebook e Twitter: http://twitter.com/juliosevero Facebook: http://www.facebook.com/pages/Blog-Julio-Severo/185623904807430
Por JELSON BECKER 24 de setembro de 2018
Cristao e o Dilema: Bolsonaro? Marina Silva? ou Cabo Dalciolo? Por isso, assim como é o povo, assim será o sacerdote [candidatos a presidencia da republica]; e visitarei sobre ele os seus caminhos e lhe darei a recompensa das suas obras. Oseias 4:9 ARC Nunca tolerei aquele chavao de que irmao deve votar em irmao... creio que devemos votar em alguem por demonstrar ter o Temor do Senhor e competencia Politica e Administrativa... e nao por ser de alguma instituicao religiosa em especifico... Na eleicao anterior a Convensao Geral das Assembleias de Deus e outras grandes igrejas desobedeceu seu chavao classico, nao apoiando oficialmente a irma Marina Silva, optando por apoiar a Dilma Russef a estocar o nosso vendo e promover homossexualismo nas escolas. Esse sangue ainda esta clamando contra inumeros lideres espirituais no Brasil, que nesse momento se apresentam com os testiculos profeticos castrados e sem nenhuma autoridade espiritual... Se naquela ocasiao voce nao apoiou o projeto iniquo de governo, mas simplesmente se omitiu assumindo uma falsa zona de neutralidade para nao perder popularidade, pecou tambem, os bundas moles nao herdaram o Reino dos Ceus... Veja Romanos 1! Enquanto a psique da nacao brasileira nao apresentar o Fruto de Arrependimento necessario... Deus nao nos concedera opcoes boas, justas ou ideais para elegermos... apenas continuaremos tendo que escolher entre os ruins, o menos ruim... Semelhante ao que aconteceu nos EUA na eleicao passada... eles tiveram que escolher entre 2 opcoes confusas e ruins... mas a personificacao de Ciro em Donald Trump foi o instrumento de juizo que Deus estabeleceu na cadeira de poder Americano, essa foi a resposta de Deus ao jejum e arrependimento de uma multidao de pastores e cristaos americanos... ninguem entendeu nada... Trump tem um milhao de defeitos e pecados morais... porem demonstrou ser menos ruim que a Hillary pois os fundamentos presbiterianos ainda haviam deixado algum Temor do Senhor enraizados em sua mente... Enquanto os Democratas de Hillary nao permitiram nenhuma oracao por ela, nem critica ao avanco homossexual nas escolas... Lembrem se que durante 3 semanas do governo Democrata de Obama, alunos homossexuais puderam livrememte tomar banho e utilizar os banheiros de ambos os generos sexuais... livremente... Inumeros caso de estupros foram registrados nas escolas publicas americanas durante essas 3 semanas... Em ambos os casos houveram pastores e profetas falando que cada um dos presidenciaveis era a vontade de Deus para a nacao americana... Alguns latas vazias balancando a bandeira de Hillary, outros Xiitas Republicanos... mas no final das contas Deus pesou o coracao de Trump, uma Trombeta, e permitiu que ele vencesse e fosse estabelecido como presidente da maior Nacao do Planeta... Sem duvidas uma opcao ruim, para o meu crivo pessoal, porem para o atual padrao de iniquidade da psique america, foi a alternativa menos ruim de Deus para aquela nacao, nesse tempo... Assim como nos no Brasil, eles tambem nao mereciam um rei segundo o coracao do Senhor, pois os fundamentos da sociedade estao distantes da palavra de Deus... Faraó do Egito cobrava 20% de imposto e nos no Brasil pagamos 38%... O fato é que nos ultimos 8 anos o endemoninhado do Obama havia proibido cultos e oracoes na casa branca e nos primeiros dias do governo do endemoninhado Trump ele ordenou um relogio de oracao e estudos biblicos ser reativado novamente... Ambos bundas sujas... Mas hoje a economia americana voltou a crescer, os empregos estao sobrando e o Ciro Trump que foi eleito com 56% dos votos tem 84% de populariedade e aprovacao, ate pelos Democratas que nao votaram nele... Simultaneamente a isso temos no Brasil o nosso Vampiro Temer com 94% de rejeicao, 13 milhoes de desempregados e o caos politico, economico, moral e espiritual estabelecido... Minha oracao é que Deus nos de a mesma chance de termos no Brasil um Ciro Bolsonaro ou quem sabe uma Ciro Marina Silva ou ate mesmo nosso irmao Cabo Dalciolo... Todos bundas sujas tupiniquins... pois dos piores, me parecem serem os menos ruins... Uma socialista crente disfarsada de ecologista mas favoravel ao aborto e homossexualismo, nao nega sua fe em Jesus, passou mais fome na infancia que o Lula, imagine todo esse potencial populista nas maos do marqueteiro certo, e ela nem precisou cortar o dedo num torno para ser invalidada pelo INSS... ela optou por se formar na faculdade... tem curso superior, ela supera Lula e Nelson Mamdela com suas 8 esposas na Africa do Sul Ou quem sabe a balanca divina pese o coracao de Bolsonaro, militar a favor do porte de armas para pessoas de bem poderem se defender e anti socialista anti comunista, curto, grosse, sem papas na lingua que aterroriza as feministas do Jornal Nacional... Talvez o Senhor o estabeleca sobre a nacao brasileira como uma esperanca de comecar seu governo susurrando bem baixinho o nome de Jesus e terminar proclamando em alta voz ao longo de um processo de transformacao pela manifestacao do Reino de Deus nele e atraves dEle... Ou tambem atraves de qualquer um dos outros candidatos... As vezes penso que o proprio Lula poderia ter sido esse Ciro que terminaria sua carreira cheio do Temor do Senhor se nao tivesse sido cercado por tantos pastores e padres corruptos e pervertidos... Na mente do petista que conheceu a sujeira dos bastidores da LBV ou CNBB catolica maxista, e lembra dos valores de proprinas que pagou para algumas convensoes de Igrejas Evangelicas votarem nele, ficou perplexo quando questionado por supostos cristaos com o avanco do Forum de SP ou Apostilas Gays nas escolas... terminou discursando que nao existe pessoa mais honesta que ele entre jornalistas, artistas, politicos, pastores, feiticeiros e padres... talvez ele ate esteja certo... todos esses que lhe cercaram conseguiram ser mais canalhas do que ele... O que nao o inocenta de seus roubos, pactos e politicas publicas comprometidas em destruir nossa atual cultura judaica crista e preparar o caminho a George Soros ou qualquer outra personificacao do Anti Cristo... Daniel 5 - MENE MENE TEKEL UPHARSAN Somos especialistas em jejuar e orar para eleger os supostos ungidos do Senhor na politica brasileira, mas depois os abandonamos na Cadeira de Iniquidade Republicana e nunca mais promovemos nenhuma mobilizacao nacional de jejum e oracao mensal, semanal ou diaria para que a mente de "sei la quem" esteja eleito nao ser bombardeada pelos demonios historicos nacionais... e tentado por sua pessoal estrutura de iniquidade adamica, sedendo a concupciencia da carne, dos olhos e soberba da vida... É tempo de buscarmos ao Senhor para que Ele nos revele qual o candidato menos ruim para o futuro do Brasil e das nossas familias. Nao diga que voce ja tem a resposta pronta, pois ainda nao temos... em parte cremos, em parte apenas profetizamos sem compreender todo o plano divino para o Brasil. O fato é que nem sempre Deus estabelecera o melhor governante sobre a nossa nacao, simplesmente por nao merecermos essa casta de governante, somos como sociedade tao bundas sujas quanto todos eles.... O lider segundo o coracao de Deus so sera estabelecido se a psique do povo for varrida e transformada pelo mesmo Espirito de Pranto, Suplicas e Arrependimento descrito em Zacarias 12... Depois dessa Confissao de Pecado Nacional e Coletiva, a Regra dos 9: Neemias 9, Esdras 9, Daniel9... Quem sabe brote um Renovo de Esperanca e possamos ter um lider genuinamente cheio do Temor do Senhor e Discernimento do Espirito Santo nos guiando... Nao gostaria de fechar a leitura teologica do nosso tempo, mas abri la para novas consideracoes... Que Deus gere em nossa psique um profundo e genuino Arrependimento, e quem sabe dos piores candidatos a Presidencia da Republica possamos ter o menos ruim, que inicie seu mandato restaurando os fundamentos judaicos cristaos que outros trabalham diariamente para remove los de nossa sociedade... Bolsonaro me aparenta ser um cristao frio com chance de ser queimado pelo fogo do Espirito Santo... Marina Silva me parece ser uma crista morna, que ja ardeu em chamas no seu passado, mas atualmente tipifica um modelo esquerdopata maquiado pela identidade ecologica... o morno pode ser vomitado ou reaquecido. Deus certamente ira nos revelar os segredos escondidos nos coracoes de todos os candidatos e aquilo que eles maquinam nos bastidores em secreto eu decreto que em Nome de Jesus sejam publicamente revelados a toda nacao brasileira. Cabo Dalciolo? Certamente seria o meu candidato se nao fosse pelo seu passado como militante e politico do PC do B... muito intimo aos comunistas, somente o tempo demonstrara se realmente renunciou e rejeitou esse sistema de crencas politicas sovieticas... oro por ele todos os dias... talvez no futuro ele ainda se torne Presidente do Brasil... tudo é um processo de Amadurecimento, tanto para nós enquanto eleitores que precisamos aprender a nao vender o voto por R$50,00... quanto para eles, os politicos que precisam aprender que o Temor do Senhor é o principio da sabedoria. Se Deus nao estiver em primeiro lugar Ele simplesmente nao estara presente. E em vao trabalhamos aqui na terra se o Senhor nao guardar nossas cidades! Unimo-nos em espirito para juntos nos rendermos ao Espirito Santo de Deus e trazermos a existencia na nacao brasileira o modelo perfeito de justica social estabelecido no coracao do Pai que esta nos ceus. Jelson Becker Rede de Mobilizacao Missionaria Escola de Ativacao Profetica www.YouTube.com/JelsonBecker
Por JELSON BECKER 24 de setembro de 2018
Versículos Missionários em Isaías 36 versículos dos capítulos 1 a 28 no livro do profeta Isaías com temática missionária. Leia, procure o tema Missões nestes versículos e use-os em suas aulas da Escola Bíblica Dominical. Talvez você possa distribuir os versículos aleatoriamente e pedir para os grupos estudarem e retornarem o tema Missões. É uma ótima estratégia. Aqui você tem a segunda parte dos versículos missionários ! Mais 36! Escola Bíblica Dominical, grupo de estudos, conferência missionária, congresso de missões, etc. Aproveite. Fiz duas listas de 36 versículos cada em Salmos! 36 Salmos Missionários Mais 36 Salmos Missionários Acompanhe: · 02:02 Nos últimos dias, acontecerá que o monte da Casa do SENHOR será estabelecido no cimo dos montes e se elevará sobre os outeiros, e para ele afluirão todos os povos . · 02:03 Irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. · 05:26 Ele arvorará o estandarte para as nações distantes e lhes assobiará para que venham das extremidades da terra; e vêm apressadamente. · 06:03 E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. · 06:08 Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. · 11:04 mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra; ferirá a terra com a vara de sua boca e com o sopro dos seus lábios matará o perverso. · 11:09 Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar. · 11:10 Naquele dia, recorrerão as nações à raiz de Jessé que está posta por estandarte dos povos; a glória lhe será a morada. · 12:04 Direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, tornai manifestos os seus feitos entre os povos, relembrai que é excelso o seu nome. · 12:05 Cantai louvores ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. · 13:04 Já se ouve sobre os montes o rumor como o de muito povo, o clamor de reinos e de nações já congregados. O SENHOR dos Exércitos passa revista às tropas de guerra. · 14:01 Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel, e os porá na sua própria terra; e unir-se-ão a eles os estrangeiros, e estes se achegarão à casa de Jacó. · 14:26 Este é o desígnio que se formou concernente a toda a terra; e esta é a mão que está estendida sobre todas as nações. · 18:03 Vós, todos os habitantes do mundo, e vós, os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, olhai; e, quando se tocar a trombeta, escutai. · 19:17 A terra de Judá será espanto para o Egito; todo aquele que dela se lembrar encher-se-á de pavor por causa do propósito do SENHOR dos Exércitos, do que determinou contra eles. · 19:18 Naquele dia, haverá cinco cidades na terra do Egito que falarão a língua de Canaã e farão juramento ao SENHOR dos Exércitos; uma delas se chamará Cidade do Sol. · 19:19 Naquele dia, o SENHOR terá um altar no meio da terra do Egito, e uma coluna se erigirá ao SENHOR na sua fronteira. · 19:20 Servirá de sinal e de testemunho ao SENHOR dos Exércitos na terra do Egito; ao SENHOR clamarão por causa dos opressores, e ele lhes enviará um salvador e defensor que os há de livrar. · 19:24 Naquele dia, Israel será o terceiro com os egípcios e os assírios, uma bênção no meio da terra; · 21:14 Traga-se água ao encontro dos sedentos; ó moradores da terra de Tema, levai pão aos fugitivos. · 23:09 O SENHOR dos Exércitos formou este desígnio para denegrir a soberba de toda beleza e envilecer os mais nobres da terra. · 24:16 Dos confins da terra ouvimos cantar: Glória ao Justo! Mas eu digo: definho, definho, ai de mim! Os pérfidos tratam perfidamente; sim, os pérfidos tratam mui perfidamente. · 25:03 Pelo que povos fortes te glorificarão, e a cidade das nações opressoras te temerá. · 25:06 O SENHOR dos Exércitos dará neste monte a todos os povos um banquete de coisas gordurosas, uma festa com vinhos velhos, pratos gordurosos com tutanos e vinhos velhos bem clarificados. · 25:07 Destruirá neste monte a coberta que envolve todos os povos e o véu que está posto sobre todas as nações. · 25:08 Tragará a morte para sempre, e, assim, enxugará o SENHOR Deus as lágrimas de todos os rostos, e tirará de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque o SENHOR falou. · 25:12 e abaixará as altas fortalezas dos seus muros; abatê-las-á e derribá-las-á por terra, até ao pó. · 26:01 Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Temos uma cidade forte; Deus lhe põe a salvação por muros e baluartes. · 26:05 porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; abate-a, humilha-a até à terra e até ao pó. · 26:09 Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça. · 26:15 Tu, SENHOR, aumentaste o povo, aumentaste o povo e tens sido glorificado; a todos os confins da terra dilataste. · 26:18 Concebemos nós e nos contorcemos em dores de parto, mas o que demos à luz foi vento; não trouxemos à terra livramento algum, e não nasceram moradores do mundo. · 26:19 Os vossos mortos e também o meu cadáver viverão e ressuscitarão; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó Deus, será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos. · 27:13 Naquele dia, se tocará uma grande trombeta, e os que andavam perdidos pela terra da Assíria e os que forem desterrados para a terra do Egito tornarão a vir e adorarão ao SENHOR no monte santo em Jerusalém. · 28:02 Eis que o Senhor tem certo homem valente e poderoso; este, como uma queda de saraiva, como uma tormenta de destruição e como uma tempestade de impetuosas águas que transbordam, com poder as derribará por terra. · 28:24 Porventura, lavra todo dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a esterroa? Será que esqueci de algum versículo missionário neste trecho do livro de Isaías? Colabore!
Show More
Share by: