Romanos 8.18 diz:
Se Cristo vive em você, então seu corpo está morto por causa do pecado. Se essa realidade não for evidente em você, você não está na posição de receber outras coisas. Meu espírito não está vivo, meu espírito é vida,(vida zoe)
Meu espírito está assentado em lugares celestiais. Apesar disso, existe só um problema: ainda possuo um corpo que não é dado por Jesus e sim herdado por Adão. E esse corpo é suscetível ao pecado.
As pessoas da linha da fé são famosas por conhecer substituição e identificação. O que Jesus se tornou por mim, eu posso me tornar nele.
Ele se fez pecado em meu lugar e eu me tornei a justiça. Ele foi julgado no nosso lugar, se fez pobre no nosso lugar. ...
E a maneira de tomar posse dessa realidade espiritual da posição que temos, é através da confissão da palavra, meditação e oração no espírito.Quando mais eu oro em línguas, mais eu tenho essa consciência da minha posição espiritual nele.
Quanto mais eu declaro a palavra de Deus sobre um problema, mais eu tenho consciência da minha posição.
Isso as pessoas da linha da fé entendem bem.
O que não entendemos muito bem é a posição que foi declarada para o nosso corpo. Consequentemente a igreja ainda não aprendeu a dominar a carne.
Isso está bem claro porque Se Jesus habita em mim, meu corpo está morto.
Posicionalmente meu corpo foi declarado MORTO, É aí onde está o problema.
Eu sei que ele está vivo, e o que mais me irrita é que ás vezes eu quero pecar.
Eu entendo que eu ouço a sugestão do diabo pra eu pecar não através do ouvido carnal mas através do ouvido espiritual. Isso vem em forma de imaginação e de emoções fortes.
Nós entendemos essa tentação do diabo. O que eu não entendo é o que está dentro de mim que concorda com essa sugestão.
Ou seja, a pessoa sabe que está sendo tentado, mas ela cede, “o mal que não quero fazer, faço e o bem que quero fazer, esse não faço"
O corpo está morto. Quando você enfatiza essa morte, é como se você estivesse furando um buraco na carne pra chegar até o espírito. E você só consegue isso através da meditação, oração no espírito, mas a principal chave pra reforçar a posição à qual seu corpo foi declarado morto é através do jejum.
A prova disso é que por exemplo: se eu colocar você preso em uma cela durante 120 dias, e falar que, pra você sair de lá, tem que ficar sem comer, claro que você não vai comer porque quer sair de lá. E nessa cela, nem vai ter água. A vontade de sair da prisão será tanta, que até a sede ela vai conseguir controlar. Depois desse período a pessoa vai estar totalmente livre da cadeia, do que o amarrava, isso é somente um exemplo do que acontece espiritualmente.
Depois desses 120 dias você vai perceber que um gigante se levantou pra combater aquilo que atrapalharia você sair da prisão, o fato de comer. É a mesma coisa que acontece com o jejum espiritual. Levanta-se um gigante e todas aquelas coisinhas que você costumava fazer, aqueles desejos pecaminosos você vai passar a dominá-los.
Jejum não é sacrifício alimentar. Tem a ver com libertação do que domina a pessoa.
O domínio da carne sobre o espírito em algumas pessoas é tão forte, que ela já planeja o perdão antes mesmo de pecar. Ela já sabe que vai pecar, é dominada, se rendeu.
Quanto mais você ora no espírito, mais está pronto pra mortificar a carne.
Muitas vezes a oração em línguas te dá uma direção para o jejum. Uma coisa leva à outra. Tem-se a combinação das duas coisas. Quando a pessoa começa a orar em línguas tem logo vontade de parar, porque certamente virá a direção para jejuar. O diabo atrapalha pra que você não persevere na oração pra que essa direção do jejum não chegue.
Através do jejum e oração você alcança uma posição pra estar pronto pra receber de Jesus.
O jejum não move Deus, move você pra chegar na posição que foi estabelecida a dois mil anos atrás pra você.
A pessoa confunde e acha que Deus não está fazendo, Deus só vai fazer quando ela jejuar. Mas o que acontece é que Deus já fez, o que aconteceu com o jejum, foi que ela se moveu e chegou na posição de receber.
Jejum e oração não é uma doutrina, é apenas uma maneira de você se relacionar com Jesus através da sua verdadeira posição espiritual. Jejum e oração fazem você entrar na dimensão do Santo dos Santos, você tem revelação de coisas nunca antes reveladas.
O jejum faz você ouvir a voz de Deus que estava encoberta pelo seu desespero e falta de paz.
Izaías 58.6 diz que:
O jejum serve pra quebrar algo que está em nós como se fosse uma casca.
Não devemos nos esconder da nossa própria carne. Ignorar que ela precisa ser mortificada.
Quando você quebra essa casca, percebe que precisa de alimentar os pobres, vestir quem está nú...
O que está impedindo você de seguir em frente? O que está dentro de você que faz com que você seja indiferente com as outras pessoas necessitadas?
O que está em oposição ao reino de Deus e está dentro de você? O jejum revela isso. Tem algo te segurando, te impedido, e o jejum serve pra mostrar isso. O jejum lida até com carnalidades inconscientes, coisas que a pessoa não enxerga, acha que o que faz é normal.
A pessoa não tem intenção de fazer o mal, mas acaba fazendo porque é dominada. Quando você decide jejuar, você decide não estar conivente com esse mal que domina você, que te impulsiona a pecar, aquilo que faz você achar que pecar é normal, e fica o tempo todo pedindo perdão.
Sua carne não está parada.
Não basta saber que a carne está morta, precisa agir com o jejum pra que ela dê prova que realmente está morta.
Tem coisas que atrapalham e são mais visíveis. O álcool atrapalha, as drogas atrapalham, mas tem coisas que são imperceptíveis pra você,ou seja, você não enxerga. É aí que entra o jejum, pra que Deus mostre hábitos e comportamentos que atrapalham você de caminhar no espírito.
Meditei na passagem em que os apóstolos não conseguiram expulsar o demônio, o que aconteceu é que havia neles incredulidade, um tipo sutil que eles não notaram, e Jesus notou isso, por isso falou do jejum. Que essa casta (incredulidade) só sairia com jejum e oração.
Os apóstolos tinham a informação, mas não estavam na posição. Mesmo eles vendo os sinais que aconteciam através de Jesus, eram incrédulos.1
Eles achavam que somente Jesus faria essas coisas, mas ele lembrou-lhes que se eles falassem pro monte se lançar ao mar e não duvidassem no coração, assim seria feito.
Eles poderiam fazer também as coisas que ele fazia e coisas maiores.
Romanos 8.18
O homem interior geralmente é dominado pela carne. A carne domina a operação do homem interior.
Exemplos desse domínio: Quando você começa a fazer alguma coisa, desiste por alguma dificuldade; a doença entra no seu corpo e fica em você até te matar.
As coisas não dão certo, e você acha que ninguém gosta de você, todos estão contra você; não ter dinheiro pra comprar as coisas que você precisa pode ser um domínio da carne também, algo que está te parando, impedindo de você receber o que precisa.
Mateus 9.14-17
Na passagem em que confrontam Jesus perguntando por que os discípulos deles não jejuam. Claro que falavam do jejum religioso que eles mesmos praticavam.
Ele diz que chegaria o dia em que precisaríamos jejuar. Iríamos receber o Espírito Santo que é o vinho novo e o corpo da gente vai ser esse tonel velho de vinho e o jejum vai funcionar como que preservando o vinho novo não deixando esse vinho estragar por causa do tonel velho. Como se fosse um verniz, um conservante...
Apesar da gente ser nascido de novo Deus foi obrigado a nos deixar nesse velho corpo, porque esse corpo só vai ser glorificado quando a trombeta soar.
Até a trombeta soar, precisamos jejuar pra preservar o vinho.
O jejum é uma forma de preservar o vinho novo no tonel.
Nessa dispensação, precisaremos jejuar por causa disso.
O Espírito Santo é o vinho novo, e a nossa carne é a garrafa de vinho velha (odre velho).
Porque o crente fica oprimido, obcecado e possesso?
Obsessão opera na alma. O diabo não entrou nos porcos? Quando ele entrou neles e os fizeram se jogar no abismo, agiu na alma dos porcos porque eles não tem espírito mas tem alma.
Vou dar alguns exemplos de domínios na alma.
O jejum controla a alma também. O jejum tem a ver com libertação a exemplo de homossexuais, que através de oração, declaração da palavra e jejum se libertam.
O diabo constrói uma fortaleza de emoções fortes na nossa alma e essas fortalezas são destruídas através do jejum.
Quando se tem claustrofobia por exemplo. A pessoa que tem esse problema, pode ser muito intelectual, inteligente, mas se colocarmos ela num elevador, ela não consegue se controlar. Ela é dominada pelo medo, mesmo sabendo que o elevador é seguro, vai subir e descer sem problemas.
Esse medo que está na alma, pode ser vencido com o jejum. Eu uso esse exemplo pra sabermos o quanto a mente é poderosa e precisa ser dominada.
Os milionários dificilmente ajudam, abençoam alguém. Quem costumava ajudar com 10, 20 reais, fica rica e continua dando os mesmos valores. Dinheiro não muda a pessoa, mostra quem ela sempre foi, mostra a sujeira que sempre esteve no coração delas. São os males residentes na pessoa.
Grandes pregadores geralmente caem na metade do ministério porque não conseguem dominar a carne.
A mesma casta de demônios que os apóstolos não conseguiram expulsar é igual á fortaleza que está na sua alma, que você não consegue se livrar, só sai com jejum...aí você vai estar na posição de receber o que Deus tem pra você.
Quando você decide jejuar, você arranca de dentro de você o que está atrapalhando o seu próximo passo com Deus. É como um monstro que com o jejum você começa apertar e apertar, e ele começa a sofrer, gritar e tem que sair de dentro de você, não agüenta mais ficar lá. Com oração em línguas, leitura e meditação da palavra conseguimos nos livrar de algumas carnalidades, mas existem outros tipos e carnalidades que não conseguem sair senão com jejum.
Em Romanos 8.9 diz:
Se o homem não tem o espírito de Cristo não é de cristo. No mesmo verso ele fala do espírito de Deus e o de Cristo. Tem diferença. O Espírito de Deus é o espírito santo. O espírito de cristo é o seu espírito recriado.
Tendo como exemplo grandes pregadores que caíram, vai um conselho. Esse pregador prefere jejuar e lidar com a carne e alma agora ou prefere que o ministério fique bem grande pro diabo envergonhá-lo lá na frente.
Eu mesmo mentia, e me livrei disso com jejum.
Em Mateus 4, o texto fala da tentação de Jesus. Há pessoas que digam: porque jejuar se Jesus já jejuou por mim, então não precisamos orar porque Jesus orou também.
O jejum fortalece nossa posição diante do diabo. A maioria dos pregadores acha que Jesus foi levado até o deserto pra ele ficar bem fraco e mesmo fraco ele superar a tentação do diabo. Mas não foi isso. Ele fez isso por causa da realidade de identificação e substituição.
O propósito todo foi Jesus ficar diante do próprio satanas fortalecido e pra que ele, nessa posição espiritual de fortalecido, passasse pra nós, em substituição e identificação.
Diante dessa posição, nós podemos ficar com o mesmo poder diante do inimigo. Ele fez isso pra conquistar pra nós.
Quando você fala no nome de Jesus, você quer dizer: na mesma posição que Jesus me deu.
Jesus não jejuou pra ficar fraco e mostrar que ele resistiria ao diabo. Ele fez isso porque ele tinha um encontro marcado com satanás e nesse encontro ele iria estar numa posição bem alta de poder e iria conquistar essa posição pra nós. Tudo isso por nossa causa.
O que acontece quando jejuamos? Estamos acionando esse tipo de posição, liberamos essa posição de poder diante do diabo que Jesus nos passou.
Essa posição de poder conquistada por Jesus não foi diante dos principados, o encontro era com o próprio satanás, porque o objetivo era levar a tentação ao máximo, para que o máximo de poder fosse conquistado pra nós, diante do próprio satanás.
Jesus derrotou o diabo em 3 áreas, espírito, alma e corpo. O diabo acusa Deus de não estar te suprido nessas 3 áreas. É aí que muitas pessoas são incentivadas a se suicidar. O diabo mandando Jesus pular, sugeriu isso, que Deus não estava suprindo, e por isso, ele deveria se matar.
Quando você ouvir algo desse tipo, é o diabo falando ao seu ouvindo sugerindo isso como fez com Jesus.
A primeira foi física. Pedindo pra transformar pedras em pão, mexeu na fome que Jesus estava sentindo e ele venceu, dominou a carne, a fome. Nesse caso, Jesus estava com fome, o diabo usa as nossas necessidades pra nos tentar, pode ser fome, necessidades financeira, doença, etc. O diabo quer nos tentar em necessidades seculares, normais do dia a dia do ser humano.
A segunda área é a alma, tem a ver com o intelecto, inteligência.
A terceira área foi a espiritual. Essa posição espiritual que o diabo tem ofereceu pra Jesus.
Jesus falou, que mesmo na sua humanidade, mesmo precisando de todas as coisas que o diabo disse que ele estava precisando, mesmo assim, ele serviria a Deus.
Então os anjos vieram e terminaram o jejum. Ou seja, o jejum sempre é encerrado com um banquete espiritual.
As pessoas falham porque não sabem executar a graça de Jesus, a posição dele nas suas vidas.
As pessoas tem a informação, mas não sabem como acionar essa posição. E toda vez que o diabo tentar fazer com que você se curve diante dele, você precisa acionar esse princípio de identificação através do jejum.
Ghandi desafiou os cristãos falando que eles não amavam uns aos outros e ele estava certo.
A maioria dos cristãos focam somente na salvação. Conquistou a salvação, não precisa mais de nada, mas Jesus quer que a gente desfrute e viva a plenitude de TUDO que ele conquistou.
Várias igrejas foram abertas baseadas em revelações que não passam de carnalidades. A estrutura que formam foge da vontade de Deus. Deus está preocupado com a essência a partir do fundamento que Ele dá.
Se o fundamento não é o amor de Cristo, é ensinamento falso, fora da vontade principal de Deus. As igrejas se desviam do fundamento principal, o amor.
A igreja verdadeira é aquela fundamentada em Jesus cristo crucificado e ressuscitado.
As pessoas muitas vezes abrem igrejas e montam uma estrutura externa, aparência física fabulosa e isso pra Deus não vale nada. Saíram do foco. Igreja de um líder só. São chamados donos de igrejas.
Os grandes líderes acham que vão chegar diante de Deus e apresentar seu grande rebanho! Isso não tem nada a ver. Diante de Deus eles são iguais a todos. Deus conquistou uma posição igual pra todos.
É quase impossível juntar todas as igrejas no mesmo prédio, são fundamentadas cada uma em uma coisa diferente. Não conseguem andar juntas. Pregam Cristo só que estão longe desse fundamento.
Palestra David Roberson
Tradução: Dil Maciel
Todos os direitos reservados | Jelson Becker