Ativação Profética - O que é Isso?
É quando a violência do Espírito Santo entra em comunhão e desperta o espírito humano, rasgando toda a passividade da religião e gerando novos níveis de sensibilidade e percepção espiritual num adorador. Suas faculdades espirituais no homem interior são ativadas pelo Senhor em dimensões nunca antes experimentadas.
O espírito humano que foi re-criado em Cristo Jesus no dia da conversão, começou um processo de santificação através do perdão, experiência pessoal com a revelação da cruz do calvário, do Cristo Ressurreto, da cura interior e libertação desse Filho de Deus [TEKNON - Filho Bebe] , o qual foi selado pelo Espírito Santo e cheio até o limite [CORTAZO] . Ao longo desse processo de crecimento e amadurecimento espiritual esse mesmo espírito humano terá inúmeras experiências sectárias de ser imergido por Jesus, o agente batizador, no Fogo e no Espírito Santo, seguido da evidência do falar em línguas estranhas e ser cheio do 1-Poder de Deus , da 2-Fé Sobrenatural ou do 3-Conhecimento da Glória ... ao ponto de transbordar [PLEOROMA] . Simultâneo a essas experiências, a Ativação Profética , a Impartição do Espírito , ocorre quando Deus equipa o espírito desse adorador, cataliza suas faculdades espirituais, ativando-o em suas habilidades primárias de sensibilidade e percepção, abrindo-lhe o mundo espiritual e diversas operações da unção do Espírito Santo comum a todos os nascidos de novo.
O Espírito Santo passará a treinar o espírito humano desse cristão a fim de mover-se com Deus nas mais diversas Regiões Celestiais, ouvindo a sua voz, discernindo sua vontade, vendo ou ouvindo no mundo espiritual, hora deslocando-se no tempo, hora movendo-se pelo espaço em íntima comunhão com Deus.
Uma vez ativado no profético o espírito humano, esse adorador sentirá maior intensidade e liberdade para subir na Sala do Trono, receber revelações no Terceiro Céu e viver aqui na terra com a Escada de Jacó estabelecida sobre a sua cabeça. Essa profunda consciência das realidades espirituais o auxiliará a posicionar-se com Cristo Jesus e a apropriar-se diariamente da sua Nova Criação como Filho de Deus, até tornar-se um Filho Maduro [HUIOS] , trabalhando para cumprir seu comissionamento, sua identidade e destino no Corpo de Cristo ao assumir seu Sacerdócio Universal, Reinando em Vida com Jesus e Profetizando os poderes do Reino de Deus - os três aspectos da mesma unção messiânica que opera sobre Jesus, o Cristo:
Hebreus 10:19-22 e I Pedro 2:9 Somos Todos Sumos Sacerdotes da Nova Alinça
II Coríntios 14:30-31 - Potencial Profético a Todos os Nascidos de Novo em Cristo Jesus e
Romanos 5:17 - Nosso Comissionamento para Reinarmos em Vida com Cristo.
Habacuque 3:4 - O Resplendor se fez como a LUZ, Raios Brilhantes saíam das suas
mãos, e ali estava o esconderijo da sua força [ou ascento do seu poder].
Evidência Textual Bíblica - Interlinearidade do A.T com o N.T.
A Ordem segundo Jesus, o Cristo supera a experiência de Moisés no Deserto!
Jesus ao reunir 70
discípulos orou ativando neles e através deles a manifestação dos sinais do
Reino de Deus em forma de cura, libertação e a benção da paz... Semelhante
modo, Moisés também reuniu 70 anciões e foi canal de Deus para ativar neles a manifestação da unção profética. Seria esse um
princípio para a Ativação Profética hoje?
Particularmente eu creio que sim.
A experiência descrita por Lucas, no capítulo 10 aonde encontramos Jesus ativando a unção do Espírito Santo em seus discípulos para somente depois os enviar de dois em dois é nada mais, nada menos que a versão neo-testamentária da mesma operação de fé vivenciada anteriormente por Moisés e 70 anciões no deserto.
Números 11:16-17 "E disse o SENHOR a Moisés: Ajunta-me setenta homens dos anciãos de Israel, que sabes serem anciãos do povo e seus oficiais; e os trarás perante a tenda da congregação, e ali estejam contigo. Então eu descerei e ali falarei contigo, e tirarei do espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu não a leves sozinho".
A única diferença esta no propósito, Moisés precisava obter auxílio na tarefa de julgar o povo de Israel e Jesus desejava comissionar os discípulos para tarefa de apresentar a mensagem do Reino de Deus com palavras e sinais.
No deserto, a experiência mística das manifestações espirituais moveram-se em torno dos dons vocais, ou seja, a palavra profética. Já entre os discípulos de Jesus, os sinais eram de cura, libertação, arrependimento e benção da paz... porém em ambos os episódios Deus veio ao encontro deles e repartiu sobre eles uma porção da unção do Espírito Santo que anteriormente já havia sido concedida ao líder - isso chamamos de ativação profética!
Lucas 10:23-24 "E, voltando-se para os discípulos, disse-lhes em particular: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes. Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram".
Qualquer pessoal pode ser ativada no profético, mediante fé e oração a Deus pedindo pela graça dessa experiência. Deus em sua soberania é quem concede as manifestações e os sinais do Espírito Santo, em nós e através de nós. Porém nem todos que foram ativados no profético serão necessariamente ministros de ofício profético.
Uma manifestação da unção profética esta potencialmente disponível para todo aquele que crê, pede e busca em Deus. O ministério profético e a continuidade dessas manifestações ministeriais não serão para todos, mas sim para aqueles que receberem de Deus um chamado específico para o ministério profético.
Por isso em Números 11:25 diz - "Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais" . Estranho você não acha? Profetizaram apenas naquele momento e circunstancialmente naquela reunião. Mas depois, nunca mais profetizaram.
Com isso aprendemos que precisamos ser ensinados e discipulados na palavra e nos mistérios do Reino de Deus. Mas ainda que sejamos expostos a uma atmosfera de milagres, cura, adoração ou exorcismo e libertação... isso nada resultará em crescimento pessoal se não estivermos dispostos a buscar pessoalmente em Deus a porção de unção, graça e dons espirituais que Ele já disponibilizou individualmente para cada um de nós em Cristo Jesus.
É importante e saudável, termos um Eliseu para orar por nós, a fim de que nossos olhos espirituais sejam abertos a fim de vermos os anjos e as carruagens de fogo celestial ao nosso redor. Isso gera em nós, como profetas em amadurecimento, a certeza de que maior é o número dos que estão conosco, do que os que estão com os nossos adversários. Porém apenas isso não é o suficiente. Sempre haverá um momento em que Elias será tirado de Eliseu, em que Moisés será tirado de Josué, Paulo será tirado de Timóteo e são nesses momentos que evidenciamos de fato nosso crescimento espiritual.
Sempre haverá uma oportunidade para Geasi estar sozinho, longe dos olhos de seu Eliseu, e infelizmente são nesses momentos que muitos ministros com forte potencial profético estão falhando em nossos dias.
Milhares de pessoas já foram e outras estarão sendo expostas a operação da unção divina. Isso apega-se a elas como uma espécie de radioatividade espiritual, seus poros começam a transpirar o poder do Espírito Santo, elas ficam dias sem vontade de comer ou simplesmente entram num período de reflexão e exercícios devocionais. Essas talvez sejam algumas da evidências e resultados da ativação profética.
Mas agora que foram estimulados pela unção, precisam compreender que nada permanecerá substancial em suas vidas, sem a disciplina de aplicarem seus corações a buscar a Deus com todas as suas forças, de todo seu coração e amor pelo estudo das escrituras.
Tenho viajado pelo Brasil e exterior e nos últimos meses mais de 18 pastores receberam-me em suas igrejas para pregar. Todos falaram que anos atrás haviam recebido de Deus a mesma unção de milagres criativos, como dentes de ouro, azeite perfumado, pó brilhante, objetos metálicos que mudam de propriedade, sons metafísicos no auditório, discernimento por aromas, pessoas magnetizadas ao chão ou nas cadeiras e paredes, multiplicação de água, azeite ou transformação de água em vinho... entre inúmeros outros sinais criativos de Deus.
Mas infelizmente esses líderes começaram a ser criticados por outros pastores e religiosos em suas cidades e lenta, mas progressivamente tiveram seu espírito aprisionado a uma caverna, e por amarem mais a opinião dos outros e a politicagem religiosa, simplesmente desprezaram as operações criativas do Espírito Santo e todos disseram a mesma frase: - "Simplesmente deixei de orar por essas coisas, mas agora com sua vinda Deus esta reativando isso em nossa igreja!"
O que esse pastores não imaginavam é que eu iria lhes dizer, que apenas reativar essas manifestações na igreja não lhes seria suficiente, não durara muito tempo, sem que individualmente cada pessoa aplicasse seu coração a buscar sistematicamente uma dimensão mais profunda do Espírito Santo.
Tenho observado, que os e-mails e relatos estão chegando... as igrejas que após as Escolas de Ativação Profética permaneceram no Rio de Deus buscando a sua unção e manifestação entraram numa nova dimensão de intimidade e comunhão com Deus.
Semelhante a Eldade e Medade, muitos tem recebido uma nova unção do Espírito Santo de Deus, mas as mentes nicotizadas pela religiosidade tem-nos mal interpretado por profetizarmos no arraial... (Nm 11.26-30).
Qualquer pessoa pode ser exposta a uma atmosfera de unção para curar enfermos, enquanto você estiver debaixo desse manto, e se dispor a orar por curas, muitos serão agraciados através de sua vida. Mas sem que na sua intimidade devocional com Deus você aplique seu coração a buscar o Dom de Cura, será apenas mais uma experiência circunstancial.
Temos ministrado treinamento a pastores e líderes, principalmente nas áreas de Cura, Libertação e Evangelismo Profético por Milagres Criativos. É comum organizarmos equipes de intercessores e depois das minhas pregações, geralmente libero a equipe para orar e ministrar a unção relacionada ao ensino daquela mensagem. Algumas noites, temos uma atmosfera de cura e milagres, outras uma atmosfera com forte ênfase em libertação, outras reuniões são marcadas por uma intensa atmosfera de adoração a Deus e mais recentemente temos observado o Espírito Santo de Deus se mover em nosso meio trazendo uma doce e preciosa atmosfera profética, aonde os dons vocais são fortemente exercitados.
Apocalipse 19:10 - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia .
Certa vez alguns intercessores foram para a lanchonete conosco após uma dessas reuniões de avivamento extravagante, e eufóricos pelos sinais reagiram do mesmo modo que os discípulos retornaram para prestar contas e relatório a Jesus em Lucas 10.17-21. Eles achavam que agora seriam pregadores que operariam na mesma dimensão de milagres, eles haviam sido instrumentos para curar e ministrar pessoas poderosamente e ao ouvir seus comentários lhes ensinei que de fato, havia essa possibilidade pois basicamente o princípio primário, o de estar exposto a operação daquela unção havia acontecido naquela noite.
Semanas depois eles nos ligam, tristes e frustrados dizendo que durante os dias em que ministramos naquela cidade fora gerado literalmente uma atmosfera de milagres, mas depois que saímos com nossa equipe, os cultos haviam voltado ao dimensão de mover profética anterior.
Tive por necessidade lembrá-os o que esta escrito em I João 2.27 "E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis". Tudo o que eles precisavam era buscar a Deus e não nos telefonar para pegar um voo e ir encontrar-se conosco em outra cidade.
Eles já haviam sido expostos aquelas operações de fé, agora tudo o que eles precisavam fazer é se posicionarem em Deus pois o princípio da transferência de unção exige que o desdobramento dela sempre seja em porção dobrada. Jesus tinha esse principio em mente quando fala aos seus discípulos em João 14.12 "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai".
Esse é o desejo de todo discipulador saudável, ver seus pupilos indo mais longe que ele foi. Todo pai deseja lançar seus filhos como flechas nas mãos do arqueiro, pois flechas sempre vão mais longe que as pernas. Todo pastor ou líder de equipe de louvor deveria ficar feliz ao ver outro pregador ou músico da equipe se desenvolver e destacar mais e melhor do que ele. Infelizmente nem todos são assim, em um número significativo de casos, Saul prefere perseguir aos jovens Davi's que Deus esta levantando em nossa geração.
Não adiante escrever-nos e-mails perguntando por que quando oram debaixo de nossa cobertura espiritual acontecem mais milagres que na rotina eclesiástica de suas igrejas. É preciso escrever e-mails para Jesus, pois a todos ele responde prontamente, gastar tempo correndo atrás de Jesus é a chave para aprendermos a trazer a existência mediante oração profética uma atmosfera de cura, milagres, libertação ou adoração... Então todos que estiverem circunstancialmente debaixo de nossa liderança fluirão e ministrarão na mesma perspectiva e unção ministerial que Deus já depositou anteriormente sobre as nossas vidas.
É nesta perspectiva que devemos entender o texto bíblico que afirma que Deus tirou uma porção do espírito que estava sobre Moisés e distribuiu sobre os 70 anciões.
Existe um episódio nas escrituras, que nos explica direitinho o que são atmosferas de unção profética e como alguém pode ser ativado no dom profético. Saul não tinha o ministério profético, mas profetizou circunstancialmente pois fora exposto e ativado na unção profética. Porém sem aplicar seu coração a obedecer ao Senhor, todo seu potencial profético permaneceu limitado. Saul era um homem mau, orgulhoso e vaidoso, geralmente pastores assim tem medo de conduzir suas igrejas a uma dimensão profunda do mover profético.
Esses líderes gostam do avivamento que eles possam manipular e controlar, morrem de medo do avivamento bíblico, aquele que quando Deus manifesta dos céus traz a luz tudo o que esta oculto nos bastidores das igrejas e suas estruturas denominacionais. Anelam por alguns dos dons espirituais, mas algo sempre muito moderado, a fim de poder gerar no inconsciente coletivo das suas igrejas uma falsa expectativa de que naquele lugar também existe liberdade para as operações do Espírito Santo, e logo suas ovelhas concluem erroneamente que não precisarão procurar em outro lugar um ambiente propício para o amadurecimento espiritual e pleno desenvolvimento dos dons.
Leia I Sm 10 e I Sm 19 e correlacione os fatos.
Em I Sm 10.5-13
"Então chegarás ao
outeiro de Deus, onde está a guarnição dos filisteus; e há de ser que, entrando
ali na cidade, encontrarás um grupo de profetas que descem do alto, e trazem
diante de si saltérios, e tambores, e flautas, e harpas; e eles estarão
profetizando.
6 E o Espírito do SENHOR se apoderará de ti, e profetizarás com eles, e
tornar-te-ás um outro homem.
7 E há de ser que, quando estes sinais te vierem, faze o que achar a tua mão,
porque Deus é contigo.
8 Tu, porém, descerás antes de mim a Gilgal, e eis que eu descerei a ti, para
sacrificar holocaustos, e para oferecer ofertas pacíficas; ali sete dias
esperarás, até que eu venha a ti, e te declare o que hás de fazer.
9 Sucedeu, pois, que, virando ele as costas para partir de Samuel, Deus lhe
mudou o coração em outro; e todos aqueles sinais aconteceram naquele mesmo dia.
10 E, chegando eles ao outeiro, eis que um grupo de profetas lhes saiu ao
encontro; e o Espírito de Deus se apoderou dele, e profetizou no meio deles.
11 E aconteceu que, como todos os que antes o conheciam viram que ele
profetizava com os profetas, então disse o povo, cada um ao seu companheiro:
Que é o que sucedeu ao filho de Quis? Está também Saul entre os profetas?
12 Então um homem dali respondeu, e disse: Pois quem é o pai deles? Pelo que se
tornou em provérbio: Está Saul também entre os profetas?
13 E, acabando de profetizar, foi ao alto"
.
Havia uma radioatividade profética ao redor daqueles profetas da dança e da música, pois ao se aproximarem de Saul ele também foi envolvido pela unção de Deus. Claro que Saul precisou render seu espírito ao mover do Espírito Santo de Deus que estava sobre aqueles profetas adoradores que vieram ao seu encontro, pois sem o desejo interior de render-se as manifestações do poder de Deus, Ele o respeitará e amará apesar de inúmeras vezes duvidar, questionar ou emitir comentários ridículos... Ele nunca o violentará a experimentar Dons Espirituais, exatamente o oposto dos demônios que gostam de violar o livre-arbítrio incorporando nas pessoas...
O fato de Saul ter profetizado nesse episódio, não fez dele um profeta, de ofício ou ministério profético. Ele era rei, chefe da guarda, mas profetizou!
Outro episódio que intensa manifestação profética em um determinado ambiente esta em I Sm 19.20-24 .
"Então
enviou Saul mensageiros para trazerem a Davi, os quais viram uma
congregação/escola/casa de profetas profetizando, onde estava Samuel que
presidia sobre eles; e o Espírito de Deus veio sobre os mensageiros de Saul, e
também eles profetizaram.
21 E, avisado disto Saul, enviou outros mensageiros, e também estes
profetizaram; então enviou Saul ainda uns terceiros mensageiros, os quais
também profetizaram.
22 Então foi também ele mesmo a Ramá, e chegou ao poço grande que estava em
Secu; e, perguntando, disse: Onde estão Samuel e Davi? E disseram-lhe: Eis que
estão em Naiote, em Ramá.
23 Então foi para Naiote, em Ramá; e o mesmo Espírito de Deus veio sobre
ele, e ia profetizando, até chegar a Naiote, em Ramá.
24 E ele também despiu as suas vestes, e profetizou diante de Samuel, e esteve
nu por terra todo aquele dia e toda aquela noite
; por isso se diz: Está
também Saul entre os profetas?"
Veja que nesse episódio, o próprio Deus vem sobre Saul com uma intensa e poderosa unção do Espírito Santo para impedi-lo de matar Davi, a fim de gerar arrependimento em seu coração e mudança de atitude. Uma pessoa exposta a unção do Espírito Santo pode ser lançada ao chão, rir, chorar, gritar ou até mesmo tirar a roupa... mas nem Deus nem o Diabo poderão manipular seu livre-arbítrio, essa decisão interior de permitir que o poder de Deus se manifeste sobre as suas fraquezas e debilidades interiores era de inteira responsabilidade de Saul.
Lucas 11:49 " Por isso diz também a sabedoria de Deus: Profetas e apóstolos lhes mandarei; e eles matarão uns, e perseguirão outros";
Jesus disse aos seus discípulos que Ele mesmo nos enviaria profetas e apóstolos, estamos vivendo esses dias em que a unção e a vocação apostólica e profética da igreja esta sendo restaurada.
Você faz parte desse mover profético do Espírito Santo hoje. Você é chamado a ser um profeta em um tempo de transição, aonde o vinho velho esta sendo lançado fora e o vinho novo tem trazido uma nova alegria na comunhão com os irmão e no Espírito Santo.
Abra os compartimentos secretos de sua alma e invoque o Senhor até que obtenha da parte dEle toda a manifestação dos céus na terra e possamos nos alegrar com Ele ao ver o seu Reino manifeste e proclamado entre os homens na terra.
Apóstolo Becker
Todos os direitos reservados | Jelson Becker